segunda-feira, 12 de novembro de 2012

CARTAS (92)

EU QUERIA UMA “OAB” COMO DANTES E ASSIM SENDO, TORÇO E APÓIO CHAPA DE OPOSIÇÃO NA 21º SUBSEÇÃO BAURU
Eu sou de um tempo em que a OAB – Ordem dos Advogados do Brasil era um baluarte na defesa dos anseios democráticos brasileiros. Período militar, seus representantes travaram uma longa, árdua e gloriosa batalha jurídica em prol da garantia dos direitos básicos do ser humano. Isso ficou gravado na memória de muitos brasileiros e ficou como imagem registrada dessa instituição. Passadas algum as décadas, infelizmente, assim como tantas outras, também a OAB foi perdendo o ímpeto de lutar e inseriu-se de mala e cuia dentro de um processo onde o que mais valia era mesmo fazer a defesa do neoliberalismo. Perderam muito de sua credibilidade com isso. Reverencio tempos onde Raimundo Faoro era o grande nome, o espelho de todos os advogados brasileiros. E hoje quem seria esse espelho? Seria o D’Urso? Se for, isso comprova estarmos mesmo vivendo outros tempos, sombrios inclusive no campo do Direito.

Eu não sou advogado, sou historiador e jornalista, mas sempre estarei presente onde existir a boa luta, o bom combate e nos lugares onde além de poder emitir livremente minhas opiniões, possa também de alguma forma contribuir para o surgimento (ou como nesse caso, o ressurgimento) de reais possibilidades de algo mais arejado, com um envolvimento de toda uma categoria. Isso pode estar acontecendo exatamente nesse momento aqui em Bauru na 21º Subseção da OAB, com uma mais do que real possibilidade de renovação total no quadro diretivo na entidade. Torcer por isso é uma coisa e se engajar na luta e colocar a cara para bater são coisas bem diferentes. Eu me exponho e quero dar o meu quinhão de participação nesse decisivo momento.

Diante de tantos amigos, colegas e conhecidos, todos unidos na montagem de uma chapa de Oposição à atual direção da Subseção Bauru, tenho por obrigação dar o meu pitaco. Nos jornais de Bauru, uma manchete sobre o tema: “Advogados unidos para eleição da OAB – Chapa de oposição é formada por grupo que pretende fazer gestão participativa na 21° Subseção que inclui Bauru e três cidades”. O nome da chapa é “Participe! A OAB é de todos” e é formada por Thiago Luis Rodrigues Tezani (presidente), Viviane Lucio Calanca (vice), Karla Valverde Castilho (tesoureira), Lia Clélia Canova (secretária adjunta) e Thiago Azevedo Guilherme (secretário). A chapa conta com o suporte de advogados de peso na cidade, como Evandro Dias Joaquim, Gilberto Truijo, Jorge Moura, João Bráulio, entre outros. Para a direção geral da entidade o nome de peso é o de Alberto Zacharias Toron. A eleição ocorre na segunda quinzena desse mês e pelos apoios recebidos, quase diários, percebe-se que esse novíssimo time jogará nas onze posições e com a possibilidade, não de substituições como as feitas no futebol, mas de interações e complementação um ao outro.

Oxigenação total na OAB Bauru, transparência e a devolução de serviços não só para o atendimento das reivindicações dos seus pares, mas da sociedade num todo. Acredito nisso, vejo pessoas nessa luta e com essa característica, a de doação de conhecimentos para contribuição social. Espero que esses infectem todos os demais, numa espécie de vírus do bem. Se esse pessoal tiver a mesma disposição que estão encontrando para reunir forças, aparar arestas e fazer campanha, reverterão em pouco tempo o posicionamento da OAB na região Assim, a certeza de que ela possuirá uma cara bem mais moderna, voltada para esse novo Brasil almejado pela maioria da população.. Está declarado meu sincero, gratuito e comovido apoio, feito de uma forma a acreditar que com a renovação aquela OAB do passado possa estar sendo revivida, revigorada e com majoritária ampliação do seu raio de ação. Com gente conhecida por lá é muito mais fácil cobrar, pegar no pé, sugerir e interagir.

8 comentários:

Anônimo disse...


Excelentes observações. Parabéns.
Jorge Luiz Maskalenka

Anônimo disse...

Brilhante texto. Nós, da Chapa Participa! e, com certeza, todos aqueles que partilham da nossa luta e de nossos ideiais, estamos emocionados! O Dr. captou e descreveu o espírito de nossa luta de uma forma que nem nós mesmos conseguiríamos fazer tão bem! Uma pena o Dr. Henrique Perazzi Aquino, a quem já podemos nos referir de "companheiro, não ser Advogado também, pois dignificaria ainda mais nossa profissão! Muito Obrigados pelas palavras! Esperamos que esteja conosco na construção de uma nova OAB/BAURU.
PARTICIPA OAB BAURU

Anônimo disse...

Parabéns Henrique: se eu ainda estivesse aí iria pra rua junto com você... conheço a Lia Canova. É gente de melhor estirpe e formação ética. Parabéns, daqui do Centro torço também pela chapa 2. Será que dá pra vc enviar no meu facebook? Eu não consegui captar.

bjs
Rosa Morcelli - Cuiabá

Anônimo disse...

"Eu não sou advogado, sou historiador e jornalista"

Sem mais meritíssimo!

Não tem conhecimkento de causa prá dar pitaco na OAB (aliás, vc adora dar pitacos né HPA?).

Mafuá do HPA disse...

Anônimos são sempre bem aceitos, na alegria e na doença, no elogio e na crítica:

Sim, não sou advogado, como todos sabem aqui em Bauru. Porém, conheço um bocado da história dessa instituição e a admirava muito no passado, Hoje, nem tanto, pois ao longo dos anos, como ressaltei no texto, perdeu muito da respeitabilidade ao se tornar mais conservadora, mais ligada aos interesses do neoliberalismo. Isso que ocorre aqui em Bauru é uma tentativa de reencontro com suas origens e seu passado glorioso. Tenho que elogiar a ação de advogados empenhados nisso e dispostos a fazer a luta por essa transformação. E mesmo não sendo um "meritíssimo", tenho todo o direito de me posicionar e demonstrar o lado em que estou e que acredito seja o mais correto para a instituição. Foi o que fiz e farei, sempre e mais, com muito conhecimento de causa, causa histórica, diria.

E mais, pelo visto aqui mesmo e no face de Gilberto Truijo, o dos Direitos Humanos e no da chapa de oposição, ficaram contentes e me elogiaram pelo apoio recebido. Isso me conforta e me basta.

Deu para entender?

henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

O HPA mesmo não sendo advogado é e sempre foi um batalhador do direito. Parabéns meu amigo

Kizahy Baracat Neto, hoje em Curitiba, mas bauruense e a favor da renovação na OAB

Luiz Henrique M. Herrera disse...

Aquino! Li seu texto e compartilho de suas ideias. Temos que nos posicionar à frente de todas as instituições que podem colaborar com o desenvolvimento da democracia, da participação popular. Sou grato por manifestar sua visão na qualidade de Historiador, pois é da reflexão originadas das diversas áreas do conhecimento que formamos uma consciência mais completa e séria da sociedade; a visão do ponto de vista interno é sempre limitada e autoritária! Que um dia você se torne um advogado, pois a renovação do quadro é urgente.

Anônimo disse...

eu também apoio esta chapa e esta oab que vc fala, amigo Henrique!
Rose Maria Barrenha