terça-feira, 13 de novembro de 2012

RETRATOS DE BAURU (132)

RALINHO, O SUPRA-SUMO DA BATERIA,  QUASE UNANIMIDADE
Luiz Manaia nasceu no ano em que o mundo sofria uma grande transformação, 1968. Ele acabou recebendo esses positivos fluidos e faz de sua vida algo revolucionário: toca bateria de forma brilhante e consegue o quase impossível nos dias de hoje, sobrevive dela, seu ganha pão. Aos 44 anos possui um currículo de fazer inveja a qualquer bem sucedido no quesito musical, pois já tocou com uma pá de gente conhecida e mais que isso, criou e mantém bandas com composições variadas e ritmos idem. Sua especialidade é e sempre será a MPB, da qual extrai um néctar dos mais saborosos. Ainda jovem teve uma das pernas amputadas e isso não foi motivo para resignação. Entregou-se de vez à música e suas variações e a cada nova apresentação onde esteja presente consegue inovar, buscar o novo, o inusitado, a irreverência musical. Com a baqueta nas mãos é um ser cheio de luz e encantamentos. Perguntem a qualquer músico nessa cidade o que acham do Ralinho (esse seu apelido, quase incorporado ao nome) e sintam se existe ou não a tal da unanimidade. Sim, com ele ela é possível, mas é preferível ficar no quase para não desmerecer a frase de Nelson Rodrigues. Bossa Jazz Trio, Sindicato do Jazz, Salsa Louca, Señor Bluesrock, Gafieira S/A, algumas das bandas onde já tocou (e encantou). Dos que já tocou e continua tocando, cito dois, Derico e Bocato, dispensando apresentações e rapapés. Recentemente fez uma parceria com a famosa fábrica de baterias Gretsch e acabou virando uma espécie de garoto propaganda da marca. Ralinho é dos únicos que consegue manter a mesma silhueta de décadas atrás (sei lá que mágica faz), mas sua marca registrada, além do profissionalismo e da qualidade do som produzido é a sinceridade, serenidade e galhardia. Do apelido, prefiro que ele mesmo use esse espaço para nos explicar sua origem. 

12 comentários:

Helena Aquino disse...

Grande RALINHO !!!!!
Homenagem merecida, um músico de primeira grandeza !!!!
Sempre alegre, com seu sorriso marcante contagiando as pessoas que o assistem e o aplaudem ...
Parabéns !!!! Beijossssssss

Anônimo disse...

Oi Henrique!
Grande homenagem! Mais que merecida!
Abração
W.Leite

Anônimo disse...

Nossa Henrique, fiquei emocionado agora!! Muito obrigado meu amigo!!
Quanto ao apelido:
Eu tocava num bar chamado Scaramouche na década de 80 e que era do João Calcinha, do Celso e do Claudinho, eu tinha uma motozinha, Garelli 50 cilindradas, e vivia me ralando todo com ela e cada dia eu aparecia lá com uma ralada nova. Rsrs....Ai o Celso, um dos donos começou a me chamar de Ralo e Ralinho e ai pegou né?!?
Valeu, gostei muito da matéria!!
Um abração
Luiz Manaia - Ralinho

Anônimo disse...

sou fã de carteirinha!!!
Cláudia Pinto

Anônimo disse...

Palmas, palmas, palmass pro Ralinho. Sou fã desse grande músico.
Dulce Lagreca

Anônimo disse...

Ralinho, músico maravilhoso e amigo pra todas as horas e sons. Estar no palco com esse moço é sempre SENSACIONAL!!!!
Denise Amaral

Anônimo disse...

Justo e merecido !!!
Arquimedes Cantarini Ferreira

Anônimo disse...

"O cara é de uma simpatia e humor que não cabem nele. Parabéns Ralo!"
JOÃO BIANO

Anônimo disse...

Ralos Digital Player drummer Show ! Você é quem brilha !!
Parabéns
André Dabus

Anônimo disse...

Acompanhei todo o crescimento desse cara, tanto como pessoa, tanto como filho, tanto como pai de família. Tive a honra de participar do desenvolvimento musical. As influencias musicais iniciais, formou tanto nossa juventude, que hoje é referencia até para meu filho que por sinal também é baterista. O germizinho, o talento, a amizade passou para mais um discípulo...
Boi, cara, vc merece todos elogios....
Forte abraço do mano aqui!!!! Fica com Deus...
PEDRO PELEGRINI

Anônimo disse...

Fiquei muito emocionada com essa homenagem. O Ralo merece! Ele é tudo isso e muito mais. Parabéns para o meu maridão. Sinto muito orgulho dele. Meus agradecimentos ao Henrique que publicou essa homenagem.
Cláudia Tebet

Anônimo disse...

Pelamordedeus, manda o Lilo abrir os olhos (primeira foto"