quarta-feira, 21 de novembro de 2012

RETRATOS DE BAURU (133)

JOÃO BRÁULIO, ADVOGADO E MILITANTE DA SUA E DE OUTRAS CAUSAS
Assumir sua negritude faz parte de todo um processo de vida. Alguns ainda a renegam quando sua cor é parda, outros como no caso do advogado JOÃO BRAULIO SALLES CRUZ fazem questão de assumir serem negros e mais que isso, promovem a defesa da causa e da luta pela defesa (e ataque) dos seus direitos. O preconceito no caso brasileiro, não é mero conceito, algo distante das ruas e das lutas, mas prática usual no dia a dia e para quebrar isso se faz necessário atuantes entidades como o regulamentado Conselho da Comunidade Negra de Bauru, presidida por esse advogado e com atuação durante o ano todo, sempre visando o melhor entendimento da sociedade do que de fato continua acontecendo com os negros. Presidir o Conselho é mais uma etapa de sua vida, como a de recentemente ser pai, a de pilotar uma possante moto pela cidade (driblando um trânsito cada vez mais caótico) e a de, com a devida galhardia vasculhar a cidade em busca de um lazer diferenciado. Vê-lo nas rodas de samba, nos saraus do SESC é a certeza de que está recarregando suas pilhas a contento, depois de horas de trabalho envolvido com as questões trabalhistas, sua especialidade. Bráulio toca sua vida com maestria, sujeito calmo, cordial, franco, porém com um algo mais, sempre envolvido com as boas causas, locais e nacionais, além da precisão no veredicto. Não protela nada, direto e objetivo, resolve tudo com rapidez, atento e sem perder a contundência, nem a atenção a tudo e a todos. Alguém a dignificar a categoria, a profissão e a raça.

Obs.: Ontem fico sabendo de mais uma, o Conselho já deveria ter providenciado nova eleição para presidente, mas no setor da Prefeitura, responsável pelo pleito, a documentação desapareceu e para que a presidência não fique acéfala, Bráulio continua no cargo, aguardando que tudo seja devidamente reencontrado nas hostes burocráticas municipais. E tira tudo de letra, executando tipo um mandato complementar e tampão. Ontem também o Dia da Consciência Negra, ponto facultativo na cidade, mas pouco comentado por aqui, pois acredito que assim como o do índio, todo dia é dia de negro. Aliás, todo dia é dia de tudo, junto e misturado.

2 comentários:

Anônimo disse...

"PARABENS AO JOÃO BRAULIO GRANDE COMPANHEIRO E AMIGO. ABRAÇO Henrique Perazzi de Aquino, sempre lembrando das pessoas que fazem a diferença. E mais, Henrique ele esta apoiando a chapa Participa na OAB."
GILBERTO TRUIJO

Anônimo disse...

Bráulio, ou melhor, dr. Bráulio é um cara batuta. Boa praça, nada arrogante, uma pessoa merecedora de elogios.

Aurora