terça-feira, 27 de novembro de 2012

COMENTÁRIO QUALQUER (105) 

HOJE TEM DE TUDO: BELCHIOR, FELA, GHIRARDELLO, BANDA IMPERIAL E ARENA

1.) DEIXEM O BELCHIOR EM PAZ – Publicado na coluna semanal do Ricardo Fela, Bom
Dia Bauru, 22/11/2012 – cliquem a seguir para ler o texto na íntegra:
http://www.redebomdia.com.br/blog/detalhe/14755/Deixem+o+Belchior+em+paz . Esse texto
está do jeitinho como trato o assunto. Em cima da pinta, sem tirar nem por. Dias desses fui taxado aqui no blog de “bêbado” só porque postei uma foto minha comemorando uma vitória do Norusca (com os olhinhos revirados). Antes um pouco, fui também chamado de “vagabundo, desocupado”, por uns que não tendo argumentos para debater fizeram o mesmo que o deputado Pedro Tobias costuma fazer com seus detratores quando acuado, o acusa de tudo e mais um pouco. Fez isso certa vez com meu amigo Duílio Duka, chamando-o de “ter várias esposas”, como se isso fosse argumento para rebater críticas sobre sua atuação. Aqui no blog o que não falta são alguns de vez em sempre tentarem me sacanear com acusações do tipo, “seu comunista”, como se isso fosse algo pejorativo. Para mim é elogio é dos bons. Fiz questão de postar o texto do Fela só para demonstrar que o bom mesmo é discutirmos coisas sérias, fundamentadas e quando alguém sai do prumo e caio nessa de besteirar sobre a vida pessoal de alguém, o melhor mesmo é jogá-lo para escanteio. Belchior continuará sendo um dos meus ídolos e ainda mais agora, sabendo que não perdeu o velho estilo de levar a vida como um bom “rapaz latino-americano”.

2.) UMA HOMENAGEM - Atuei por quatro anos presidindo o CODEPAC (2005 a 2008) em Bauru e sucedi a NILSON GHIRARDELLO, então professor de  Arquitetura da Unesp e também dirigindo um Núcleo de Documentação da extinta RFFSA, parceria da universidade com a ferrovia, em espaço acoplado ao Museu Ferroviário (hoje tudo já é acervo do Museu). Ali algo único na história da ferrovia, toda a documentação funcional dos ferroviários ligados à Noroeste do Brasil. Aprendi a gostar dele e da forma franca como trabalha. Ontem fui junto de Ana Bia dar um abraço quando de sua posse no Guilhermão, quando estava galgando mais um degrau em sua carreira acadêmica. É agora DIRETOR DA FAAC, a Faculdade de Artes e Comunicações da Unesp Bauru. No seu discurso cita Confúcio e Shakespeare e seu vice, o professor CARBONE cita Fernando Pessoa e Nietzsche. Outra professora cita Peter Burke e Eduardo Galeano e enfatiza que a universidade ganha muito quando pluralista e a desmerecer o pensamento único (essa excrecência que praticamente obriga todos a seguir no mesmo caminho como manada), além de ser o palco de congraçamento e não de disputas e concorrências. Vibrei com as citações (quem cita isso tudo e da forma como foi feita só pode ter uma bela atuação) e vislumbro algo de grande valia na gestão do amigo Nilson. Na foto a mesa com ele numa das pontas. 

3.) DICA PARA AMANHÃ – Quem perder é a mulher do padre! Quarta, 28/11, 21h, pela bagatela de R$ 10 reais quem toca amanhã no SESC é a ORQUESTRA IMPERIAL, um ajuntamento dos mais ecléticos e que a princípio poderia considerar insólito e quase impossível, tal a diversidade de músicos. Vou para lá requebrar num dos ritmos mais bailantes do planeta e para presenciar algo que incentivei durante a semana. Um dos que retorna à Bauru é o baterista Wilson das Neves, sumidade no que faz, 70 e lá vai fumaça de idade e quase os mesmos anos de estrada. Ele tocou quando na mocidade, no Rio de Janeiro, com o Nino, o baterista hoje radicado em Jaú e quero estar presente no momento em que ambos se reencontrarem mais de quatro décadas depois.

4.) MAIS UM DE DIREITA - Leio que a ARENA, o partido de direita, que englobava tudo o que era favorável ao nefasto regime militar pode estar voltando e nas mãos de alguns jovens. Li, reli e não entendi direito, afinal, de direita já existem muitos, pois o PSDB, o DEM, parte do PMDB, do PSB, do PDT, do PPS e até do próprio PC do B e do PT estão afinados com o neoliberalismo e jogando todas suas fichas na economia de mercado. E qual a novidade? Nenhuma, só fogo de palha e coisa de quem aposta no retrocesso desse país. Ao invés de lutarmos para sair o mais rápido possível desse regime excludente e conservador, eis que desponta algo bem com a cara do Tea Party norte-americano. Laerte, meu chargista sempre de plantão produziu algo que é a pá de cal para quem prega linha mais dura do que a que vivemos.

5 comentários:

Anônimo disse...

"Com certeza vai ser muito bom ! Vamo lá gente !!", VELCA CAVALCANTI

Anônimo disse...

HENRIQUE
TÔ longe, aqui em Goiás e sempre que posso te leio. Vibrei com seu texto do Noroeste. Lembra de quando estávamos no banco e cantavamos todas as do Belchior. Vc sabe meus altos e baixos e quando damos a volta por cima, quando conseguimos fazer, como valorizamos mais os problemas passados. Tem gente que vive de futricas da vida alheia. Gostei do seu pensamento. Uma pena eu não estar aí para ir ao show e tomarmos umas loiras juntos. E essa direita, que hoje virou uma coisa só, com esquerda parecendo direita e direita com cara de esquerda. Que coisa doida , hem. Final do ano estou aí, um abraço em todos
Hamilton Suaiden

Anônimo disse...

UMA PERGUNTA:

Por que hoje no dia do show da Imperial em Bauru, o Bom Dia dá um destaque na primeira página de seu caderno cultural e o Jornal da Cidade não dá sequer uma nota? Folheio a ambos e constato que o SESC não anuncia em nenhum dos dois jornais locais, mas um lhe dá generoso espaço e o outro nada. Por que? Ambos possuem cadernos culturais, mas percebo isso constantemente, tanto de lá para cá, como de cá para lá.

Valéria

Mafuá do HPA disse...

cara Valéria:
Percebo isso com frequência e também não entendo. Melhor perguntarmos para eles, não?
Henrique - direto do mafuá

Anônimo disse...

MAFIA DA SAÚDE EM BAURU/ABERTURA DE INVESTIGAÇÃO

O Ministério Público Federal já instalou Inquérito para apurar as improbidades administrativas e possivel desvio de quase 20 milhões que teriam ocorrido no Hospital Estadual , segundo relato de funcionários com cargos de responsabilidade dentro da Instituição.
A denúncia protocolada na Procuradoria da Republica de Bauru foi de nossa autoria e foi distribuida para a Banca IV , onde atua o Procurador Pedro Antonio de Oliveira Machado.
PEDRO VALENTIM