quinta-feira, 30 de abril de 2015

DICAS (135)


PELO MOTIVO DE SER VÉSPERA DE FERIADO, VAI TUDO JUNTO E MISTURADO


1.) O PRIMEIRO DE MAIO EM BAURU
Nada sei da programação do 1º de Maio em Bauru além do que a CUT estará apresentando no Parque Vitória Régia e durante todo o dia. Claro que o show de Paula Lima e da Banda Black Rio serão atrações de grande monta e com algo dos mais recomendáveis, um Tributo a Tim Maia. Mas a ida amanhã para as ruas deve estar revestida de algo muito mais salutar do que, simplesmente ir assistir a essas grandes apresentações artísticas. Vivemos um momento mais do que sui generis no cenário político brasileiro e é claro, a CUT ciente disso está preparada não só para enfrentar manifestações, como preparou uma manifestação, coordenada por ela e devendo ter grande repercussão local e regional. A TERCEIRIZAÇÃO DA MÃO DE OBRA é quase o fim da carteira de trabalho assinada e dos direitos do trabalhador em possuir um emprego digno. O empregador passará a poder contratar seus funcionários através de empreiteiras de mão de obras e essas regularão ao seu bel prazer, sem quase ônus nenhum, sobre as demissões e quetais. Findam-se aqui as promoções dentro de uma carreira estável. Aliás, nada mais será estável se a terceirização vingar. E nada mais justo do que a grita acontecer e em alto e bom som. Ciente disso, vou para a avenida amanhã, vestido de vermelho e para assistir aos shows e bradar em alto e bom som contra a barbarização que será a implementação da terceirização do trabalho no Brasil. Amanhã é o dia de algo de muito sério ocorrer nesse país. É o que espero.


2.) ALGO DO ABDUZIDO QUILOMBO EM AGUDOS E DA LUTA DO LUIS MELO
Participei semana passada do Mídia Cidadã, com o tema “Mídia Cidadã e Movimentos Sociais: desigualdades, resistências e mídia inclusiva” na Unesp Bauru e dentre vários aprendizados e sapiências ali vistos, adquiridos e consolidados, um me chamou muito a atenção. Conheci o LUIS FRANCISCO DE MELO, do PORCINOS QUILOMBO AGUDOS SP e o trabalho dele muito me impressionou. Primeiro por que o Luis é um cara muito carismático, desses onde a gente bate o olho e sabe estar diante de alguém cheio de histórias e muito para ser passado adiante. Depois, fui tomando conhecimento dele estar à frente do Porcinos, algo onde brinquei ser ele um “quilombola sem quilombo”. Sim, em Agudos existia um vasto Quilombo (com letra maiúscula) e que foi abduzido pela cidade em algo nunca bem explicado. A luta do Luis é para ver isso tudo sendo não só contado, revisto, como até rever as terras. Esse gajo está envolvido em tantas lutas e todas merecedoras de ser contadas em detalhes. Algo mais para a frente. De início, após longo papo com o Chico Maia, nosso secretário municipal da Agricultura, que disse estar ciente da luta empreendida pelo Porcinos, sendo esse mais do que um aval para participar da luta deles. Daí como pontapé inicial por aqui de algo que quero ir fazendo ao longo do tempo, quero que conheçam essa história. Com a publicação das fotos (e depois um curto vídeo com a fala do Luis) vamos dar início a uma parceria para rever muito dessa história que, uns fazem questão de enterrar, mas existem aqueles fazendo exatamente o oposto, ou seja, estão desenterrando e expondo tudo como mais uma das muitas fraturas expostas na luta dos desvalidos contra os usurpadores de bens e direitos. Essa é uma bela história e será contada aos poucos, em forma de “drops”. Um Quilombo bem no coração de Agudos. Quem diria!!!



3.) QUANDO ESCREVO DE NOVOS ARES, DE ESPERAR MAIS UM POUCO PARA VER PARA ONDE PODEMOS IR NOS LOCALIZANDO NA CONTINUIDADE DA LUTA, vejo que algo está sendo formatado, uma tentativa de consolidar algo novo, bem ao estilo do que a Esquerda precisa. O ressurgimento com uma verdadeira proposta, aglutinadora e bem constituida. Dou minha contribuição para isso ir também se forticando por aqui numa alternativa mais que viável para o futuro dos que buscam um outro mundo, mais palatável, voltado para o social e pelo fim das desigualdades e algo onde o trabalhador possa ser de fato valorizado. Estamos atentos e vendo o Podemos por el Socialismo crescer e se possível, se multiplicar mais e mais. Por isso tudo não me peçam para sair da trincheira de onde me encontro nesse momento e sair vagando como uma rés desgarrada pelos campos. Leiam isso, publicado hoje no Página 12 argentino:
http://www.pagina12.com.ar/…/cont…/13-271669-2015-04-30.html


2 comentários:

Anônimo disse...

Henrique,
parece-me que os Porcinos já ganharam essa parada na justiça, mas como é muita coisa tá dificil os usurpadores abrirem mão, é terra que vai até Lençois , tem muito interesse consolidado nisso tudo, eu torço sempre pro mais fraco espero que os quilombolas sem quilombo passam em breve a serem quilombolas com quilombo.
Lázaro Carneiro

Anônimo disse...

Henrique, parabéns por sua dedicação, pela oportunidade de nos permitir leitores das suas histórias, do seu olhar. São repertórios intensamente pertinentes aos estudos da folkcomunicação - tessitura de micronarrativas, de personagens que, comunicando-se nos diversos espaços, expondo sua cultura, constroem e imprimem sua marca no cotidiano. Faz-nos lembrar daquele provérbio africano: "Muita gente pequena, em lugares pequenos , fazendo coisas pequenas mudarão a face da Terra." Nosso abraço.
Rede Folk Comunicação