sábado, 25 de abril de 2015

DROPS - HISTÓRIAS REALMENTE ACONTECIDAS (116)

DOIS SENTIDOS RELATOS:

01.) EU E ANA ESTAMOS NO MEIO DE UM BARULHO DIÁRIO, CONTÍNUO E NECESSITANDO SER BRECADO, POIS É PARA "ENDOIDECER GENTE SÃ".
Leiam abaixo o desabafo de Ana Bia Andrade e um vídeo gravado por ela do barulho provocado por geradores da empresa PASCHOALOTTO, começando impreterivelmente às 7h da manhã em ponto e seguindo pelo dia inteiro, entrando na cabeça de quem o ouve seguidamente. Tudo já foi feito pelas vias normais e do bom entendimento para sanar a anormalidade, mas até agora, com vistorias e mais vistorias, só promessas evazivas e agora um apelo para que LARRY TAYLOR, o ídolo norte-americano no time da Paschoalotto faça algo ou passe uns dias por aqui e depois vá jogar basquete, só para fazer um teste se vai continuar acertando cestas como faz hoje:

"Precisamos discutir seriamente isso dos barulhos urbanos e contínuos.
Ele acontece aqui e agora aqui onde moramos. O relato de Ana sai como se tivesse sido golpeada e sem reação, tenta se mover e tenta reagir ao nosso modo e jeito. É o que fazamos, eu e ela. Estamos começando a perder a paciência, ou melhor, acho que ela já perdeu faz tempo.
Peço aos meus amigos e colegas que compartilhem o meu sonho pra ver se alguma coisa acontece.... O BARULHO DA PASCHOALOTTO ME FEZ SONHAR COM O LARRY ! meus amigos antigos – e tenho muitos – sabem que quando pequena, dentre outros sonhos, queria jogar basquete. Aos doze anos quase fui morar em Sampa – e ia sozinha – para realizar este desejo. Puxa vida, hoje talvez estivesse tão rica quanto a Hortência, aposentada e casada com um rico empresário. Me contentei com o handball feminino da escola. Fui no máximo capitã de time e campeã do estadual pelo CAP-UERJ.... Sou, graças a deus e a muito trabalho, feliz. Não me aposento tão cedo, tenho o maior estilo com o cheque especial do banco do brasil e sou casada com um mafuento jornalista latino-americano e sem dinheiro no banco. Mas sonhei com o Larry ! Moro há cinco anos num pequeníssimo apartamento em Bauru e, dentre muitos com os quais convivo aqui, sou considerada cheia da grana. Meu ovinho querido é perto do Shopping. Até faxineira me cobra o ponto ! Quando aqui cheguei eu nada entendia e ninguém, absolutamente ninguém, conhecia. Depois de visitar 15 imóveis em um dia, eu e minha mãe escolhemos este. Estava sem carro e sem dinheiro. Vim pra cá trabalhar. Na minha rua tem banco, correio, farmácia, lojinhas e o SHOPPING ! ah meus amigos, detesto shopping centers. Me desculpem eu sou da capital, sou do rio de janeiro, cidade onde o primeiro shopping foi inaugurado na década de 80 ( o rio sul, onde, desde os 14, trabalhava nas férias – de 10 até 22 horas, na loja da Levis dobrando calça jeans e atendendo gringos). Nunca tinha morado em apartamento na vida. Me apeguei ao meu querido ovinho. Sobretudo pelo silêncio.... acostumei a acordar com passarinhos.

No dia 27 de março escrevi uma carta a administradora do condomínio – a Chedalgus – relatando um barulho proveniente de um gerador localizado no terraço da empresa Paschoalotto Serviços Financeiros. Tive a resposta no dia 1 de abril me dizendo pra eu me virar. Puxa vida, o condomínio é caro para os preços de Bauru ! o preço de um aluguel no centro.... No mesmo dia registrei um BO na polícia de bauru que muito simpaticamente me informou nada poder fazer de eficaz. Havia entrado em contato com a ouvidoria da empresa que, cinco dias depois, me disse que não tinha barulho nenhum Seria fruto da minha fértil imaginação? Passei toda a páscoa com o barulho. Escrevi uma carta para a mídia impressa local que parece não publicar nada que possa denegrir a imagem dos mecenas do basquete e do vôlei bauruense ! heróis da cidade estes jogadores. Afinal o norusca ultimamente é só decepção. Meu sangue rubro (e também rubro-negro) me ajudou a prosseguir. Entreguei carta à empresa “dona do barulho” no dia 8 de abril. Dias depois – 13 de abril, recebi a simpática visita de membros da equipe da ouvidoria e da segurança do trabalho. Nem precisaram usar o densímetro. No dia 16 de abril vi no terraço dois homens com uma chave de fenda discutindo a relação com o bendito equipamento. Sim, posso afirmar que estavam nesta situação, pois escuto as conversas do apartamento (para terem uma ideia da proximidade). O que mudou em todo este tempo? O barulho, ao invés de acontecer por 24 horas ininterruptas – de domingo a domingo – passou a cumprir outro expediente: de segunda até sábado entre 7 e 22 horas. Depois de publicar por alguns dias vídeos diários gravados de meu celular, recebi outro telefonema da ouvidoria e uma nova visita ontem, dia 24. Me disseram que irão trocar o aparelho de lugar, e fizeram questão de verbalizar que eu tenho que entender que a empresa se preocupa comigo ! cheguei a me emocionar.... Oro pelos moradores que receberão esta visita, se é que esta providência vai ser tomada. Sonhei com o Larry! Neste período todo, estava em aulas na UNESP, cumprindo prazos de congressos – digo escrevendo artigos e montando apresentações (todos os prazos para o ano fecham neste período e faz parte de minhas atribuições pontuar o meu currículo Lattes, corrigindo trabalhos de alunos, preparando aulas. Exercitando meus “músculos mentais”. Ah Larry... você pode usar um headphone para exercitar os seus “músculos físicos”.... Depois de uma semana intensa de trabalho – na quinta dei aulas entre 8 e 23 horas direto – sexta apresentei artigos entre as aulas. Hoje queria poder dormir mais um pouquinho só. O barulho não permite. Assim como os jogos não são adiados, os prazos acadêmicos também não. Só que minha punição não é a de ficar fora de um jogo se eu vacilar. Fico fora de todos os campeonatos pro resto da vida, pois já tenho 47 anos. Ah Larry... nossas diferenças são muitas, você é americano e eu carioca, você é homem e alto, eu sou mulher e baixinha, você joga basquete e eu sou professora. Você lança bolas na cesta, eu lanço notas e conteúdos. Você é campeão, eu sou peão".

02.) NOROESTE 0 X 0 FERNANDÓPOLIS
Na chegada, dez minutos antes do jogo começar uma fila imensa do lado de fora e os ingressos haviam terminado. Eles eram impressos ali na hora, mas não havia sinal de internet na portaria e só lá na parte baixa do estádio. Isso demorou e irritou a muitos. Quando chegou foi rápido e a novidade foi ver até Jose Roberto Pavanello Silva recebendo os ingressos do lado de dentro da catraca. "Séria Bezinha tem de tudo", disse. O jogo começa e o Noroeste perde algumas boas oportunidades. Descobrimos que o Muller não veio e a informação é de que só vai jogar nos jogos lá em Fernandópolis. Parecia que embalaria, mas travou e nada mais fez. O gostoso era ir revendo as pessoas ali na arquibancada. Amigos e conhecidos de longa data. o pessoal da Avante Noroeste! estavam com uma barraca logo na entrada e vendendo as camisetas por R$ 20,00.Gustavo Lopes no comando. Venderam quase tudo. Sento do lado dos eucaliptos e um ilustre ex-jogador ao nosso lado, o Baroninho, mais magro e lhe disse: "Por vaor, vista o fardamento e entre em campo, pois estamos novamente precisando de ti". Ele riu e disse que a garotada iria acabar dando conta do recado. Junto de mim, meu primo Eduardo da White Martins e seu primo. Num outro grupo José Eduardo Zé Loca Gol e animados torcedores revendo velhos craques e jogos, pois já imaginávamos que dali do campo nada sairia. Mais a frente meu grande amigo jauense, Tiago Pátaro Pavini, que na impossibilidade de assistir seu XV, veio prestigiar nosso Norusca. Torceu por nós, mas nem isso adiantou. No intervalo ainda cruzo nvamente com Zé Loca e dando um abraço apertado no Fumaça: "Esse é como se fosse um paizão". Fumaça, como sempre ria. Tento ouvir o jogo pela 87, mas parece que algo aconteceu e só a Auri-Verde está transmitindo o jogo. Ouço o Guilherme e o Fernando Beagá nos comentários. São tantos os conhecidos, esse senhor sózinho me chama e fala que amanhã vou ter bastante assunto para escrever. Sim e me sinto envergonhado por não saber seu nome. Muito simpático e conversador.
No segundo tempo vou junto Torcida Sangue Rubro. Pago meus atrasos de mensalidade ali na arquibancada, sento ao lado amigo Ademir Elias e tiro foto do Zé Marcelo Corrales, num aminado grupo. Perdemos outros gols, mas nada de fazer um golzinho sequer. O que Reynaldo Grillo deve estar achando disso lá de New Jersey, hem? O bicho tá pegando. Parece que melhoramos um pouco do primeiro jogo, está mais pegado, estão com vontade, mas ainda inoperantes. O Nilton Santos não aguenta e se isola mais embaixo, sózinho, com os dedos cruzados, ao estilo do Marcão que se isola o jogo todo. O Baiano, imenso fica em pé a cada jogada, grita muito e o gol não sai. Ficamos mesmo é admirados com a coragem de uma garota, nova de tudo e com uma tatuagem do escudo noroestino na canela. Lindo a atitude, mas poucos com coragem para fazer o mesmo. Não vi por aqui nem o Bruno Mestrinelli e nem o Bkl Bruno. Cadê vocês? Desisto uns cinco minutos antes do jogo acabar, me despeço da galera, Tiba Esse Tal Do Siva disse que só sai quando o jogo acabar. Cesar Melleiro parou de gritar mais cedo. Subo as escadas do outro lado, tiro uma foto dos torcedores da Falange, comandados pelo Vitor Vieira Agrella e ainda acho lindo rever um velho torcedor, que vejo sempre, mas não sei o nome, todo apreensivo e torcendo como todos até o último minuto. Não deu. Disseram que havia uns trezentos torcedores, mas acho que foram mais. Sai cabisbaixo e fui pegar meu carro estacionado lá em frente a sede da Sangue. Foi isso. Não está nada bom, mas dizem que pode melhorar. Toc toc toc.

Amanhã, domingo, escrevo mais desse Noroeste e suas possibilidades.
HPA

2 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS NOROESTE X FERNANDÓPOLIS:

Reynaldo Grillo Po Henrique!, so vc mesmo pra retratar um jogo do Norusca com categoria.Parabens meu amigo!
Ontem às 09:05 · Editado · Descurtir · 1

Reynaldo Grillo Vou compartilhar esta materia..Ela merece ser divulgada pra tudo quanto e lugar.
25 de abril às 18:23 · Descurtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Faltou essa foto que me esqueci de juntar as demais e vai agora...
Foto de Henrique Perazzi de Aquino.
25 de abril às 18:23 · Curtir · 1

Reynaldo Grillo O torcedor do lado direito da foto parece o Baroninho..e ele mesmo?..O outro torcedor la em cima ,o de azul e o Ze Loca, certo?
25 de abril às 18:27 · Descurtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Sim, eles mesmo.
25 de abril às 18:31 · Curtir · 1

Reynaldo Grillo Eu nao tinha lido o texto ainda Henrique..
25 de abril às 18:32 · Descurtir · 1

Reynaldo Grillo Valeu Henrique...Vao chegar reforcos pra semana que vem..Segundo o presidente Emilio, eles estao vindo.
25 de abril às 18:56 · Editado · Descurtir · 2

Vitor Vieira Agrella Valeu H.P.
25 de abril às 18:35 · Curtir

Fernando Beagá Delícia de texto, pra variar. Foi ótimo matar a saudade do Norusca profissional um ano depois, apesar do oxo.
25 de abril às 18:44 · Curtir · 3

Cesar Melleiro Uma pena que a vitória não veio, mas o importante foi rever a torcida de volta ao estádio e o melhor matar saudades dos amigos, isto não tem preço.
25 de abril às 19:15 · Curtir · 2

Nilton Santos É amigo Henrique Perazzi de Aquino q situação a nossa.Mas de toda forma é sempre gostoso estar no Alfredo de Castilho...em Bauru não existe lugar melhor.
25 de abril às 20:02 · Editado · Curtir · 1

Bkl Bruno Priorizei o trabalho. Abç e belo texto!!
25 de abril às 20:57 · Curtir

Ademir Elias Belo texto, muito bem concatenado. Parabens!!!
25 de abril às 22:26 · Curtir

Tiba Esse Tal Do Siva Olha a concorrência...também fiz o registro,Reynaldo Grillo..kkk(detalhe Salim du Belao
Foto de Tiba Esse Tal Do Siva.
Ontem às 01:29 · Descurtir · 2

Zé Marcelo Corrales Vamos melhorar HENRIQUE, assim espero...
Ontem às 09:06 · Descurtir · 2

Tiba Esse Tal Do Siva Não existe palavras para descrever ,o quanto foi bom ir no Alfredão e rever os #VERDADEIROS,Noroestino de sempre,chateado com o fraco desempenho da equipe,mas feliz de ver gente #VERMELHOEBRANCO,de #verdade!
Ontem às 09:37 · Descurtir · 2

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS DO BARULHO DO PASCHOALOTTO:

Henrique Perazzi de Aquino Seria ótimo compartilhar isso com o pessoal da área a nivel Administrativo e de Diretoria da empresa Paschoalotto. Se alguém souber endereços virtuais desses, por favor...
25 de abril às 09:01 · Curtir · 2

Duilio Duka Mas, eita! E o prefeito ambientalista? Também não cuida de poluição sonora?Tamar, ops! Ta ruim!!!
25 de abril às 09:06 · Descurtir · 2

Daniel Pestana Mota Pra esse tipo de ambentalismo barulho no ouvido alheio é refresco. Ou zumbido!
25 de abril às 09:09 · Descurtir · 1

Manoel Carlos Rubira Eles usam geradores de energia? Que tipo de energia, combustível fóssil?
25 de abril às 09:57 · Editado · Curtir

Henrique Perazzi de Aquino Sei lá, dá para ler a marca do aparelho, são doi bitelos e estão instalados na altura do 6º andar, onde moramos. É marca TRANE e ficam girando suas hélices o dia todo e abarulhando todos do outro lado, ou seja, os moradores do prédio.
25 de abril às 09:58 · Curtir · 1

Daniel Pestana Mota Se mirar de longe acerta? Kkk
25 de abril às 10:16 · Curtir · 1

Gilberto Truijo PREFEITO AMBIENTALISTA.....SERÁ QUE VAI SE OPOR A ESSA EMPRESA......DUVIDO.
25 de abril às 10:17 · Curtir · 1

Paul Sampaio Chediak Alves realmente a vida nos coloca escolhas difíceis às vezes ...
Foto de Paul Sampaio Chediak Alves.
25 de abril às 11:06 · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Mas eu só possuo um velho e quase sem uso estilingue, que nos aureos tempos, com mamona acertava alvos diversos. Será que terie que procurá-lo no fundo de algumas caixas pelo mafuá?
25 de abril às 11:11 · Curtir · 1

Paul Sampaio Chediak Alves kkkkkkkkkkk
25 de abril às 11:11 · Curtir

Ademir Elias Pode ser uma catapulta????
25 de abril às 11:12 · Descurtir · 2

Lazaro Carneiro Carneiro o prefeito não cuida nem das praças e ruas vai cuidar de barulho
25 de abril às 13:58 · Curtir

Lizeth Lisete Agnelli se fosse alguém fazendo música ao vivo, as autoridades já teriam dado um jeito de fazer parar.
25 de abril às 22:24 · Descurtir · 2