segunda-feira, 20 de abril de 2015

CENA BAURUENSE (133)


E SE VOCÊ FOSSE CONVIDADO E ACEITASSE?

Renato Janine, emérito professor de Ética na USP, esquerdista assumido aceitou convite do Governo Dilma Rousseff e hoje é o Ministro da Educação. Cito o fato num texto meu publicado ontem e recebo num dos comentários, proferido pelo também emérito professor ALMIR RIBEIRO, militante em Bauru do PSTU, a seguinte indagação como resposta: “Pena que Janine não deu exemplo: foi ser ministro do governo que criou as condições para tal situação”.

A partir dessa resposta matutei sobre os muitos que já aceitaram trabalhar inseridos em administrações pelas quais possuem divergências ou até mesmo as haviam duramente criticado. E quando ocorre a aceitação, claro que deve ocorrer um acordo de muita independência no exercício do cargo e algo corajoso de ambos os lados, um que vai ter que aceitar a implantação de algo fora dos seus planos e o outro, por ter a oportunidade de colocar em prática algo que não imaginava naquele momento.


Faço uma provocação com meu texto diário por aqui. Escolho aleatoriamente alguns diletos conhecidos bauruenses, em sua grande maioria opositores do modo de governar da atual administração municipal e lanço a pergunta: Imaginem serem convidados por Rodrigo Agostinho para assumirem algumas das Secretarias Municipais. Qual o procedimento para aceitarem? Como se sairiam? Como ACEITAR, em quais condições? Vamos aos escolhidos(as):

Professor ALMIR RIBEIRO sendo convidado para assumir a pasta da Educação.


Advogado ARTHUR MONTEIRO FILHO sendo convidado para assumir a Procuradoria Jurídica.

Vereador ROQUE JOSÉ FERREIRA sendo convidado para assumir o DAE – Departamento de Água e Esgoto ou a pasta da Saúde.

O professor PAULO NEVES sendo convidado para assumir a pasta da Cultura.


Poeta e eletricitário LÁZARO CARNEIRO sendo convidado para assumir a Secretaria das Administrações Regionais ou mesmo a Cultura.

O ativista político MARCOS PAULO RESENDE, O Marcão, teórico comunista sendo convidado para assumir a EMDURB ou o Esportes.

A ativista comunitária TATIANA CALMON sendo convidada para assumir a pasta do Bem Estar Social.

O professor e chargista GILBERTO MARINGONI sendo convidado para assumir o Desenvolvimento Econômico ou Obras.

O advogado GILBERTO TRUIJO ou o professor DUÍLIO DUKA DE SOUZA sendo convidado para resolver de vez o problema da COHAB.

A advogada MARIA CRISTINA ZANIN SANT’ANNA sendo convidada para segurar a rédea nas Finanças.

A militante ecológica IVY WIENS sendo convidada para regular a questão ecológica no Meio Ambiente.

O jornalista e professor DINO MAGNONI sendo convidado para assumir a Assessoria de Imprensa.

O radialista WELLINGTON LEITE sendo convidado para dar um jeito no Esportes.

O artista plástico SILVIO SELVA, na qualidade também de servidor municipal sendo convidado para comandar a FUNPREV.

E assim por diante. Não levem tão a sério isso tudo, mas que algo de muito diferente do que ocorre hoje seria feito, disso não tenho a menor dúvida.

4 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK:


Almir Ribeiro Não aceitaria. Não há condições a ser impostas. O programa da administração capitaneada pelo Rodrigo é o de meus inimigos de classe: participar do seu governo seria, no mínimo, traição.
5 h · Curtir

Tatiana Calmon Não, não iria.
5 h · Curtir · 1

Silvio Selva Almir RIbeiro a quem excluí há algum tempo de meu facebook, por conta de sua grosseria e seu desrespeito a normas gramaticais, iria esculhambar com nossa combalido educação. Para Almir, só desejo que eu não incorpore Ramón Mercader quando com ele cruzar e meu bastão, na minha mochila encontrar
Foto de Silvio Selva.
4 h · Editado · Curtir · 2

Silvio Selva quanto a funções diretivas no Poder Público, já dei minha cota e ganhei bons cabelos brancos, além da incorporação salarial que me faz sorrir todo mês...
5 h · Curtir · 1

Henrique Perazzi de Aquino Adoraria ver o que o Almir e o Silvão escevem sendo lido por eles dois, já que um bloqueou o outro. Se provocam e nem se lêem.
5 h · Curtir · 1

Maria Cristina Zanin Sant'Anna primeiro dei risada, quanto a pasta a ocupar, justo finanças??? já fui assessora técnica por duas diferentes administrações, tenho alguma experiência vivenciada, mas não nessa área, é um desafio e tanto. Se aceitasse eu iria ser criticada ao máximo, iria apresentar dispositivos legais para multar todo mundo, revolucionar a pasta, criar mecanismos de aumentar a receita , iriam me expulsar em dois tempos, iria dar transparência total.
5 h · Descurtir · 2

Silvio Selva Ele não me bloqueou não. Eu o bloqueei. Ele fica chorando e reclamando até hoje. Para discutir no nivel dele, eu teria que dizer: "mariquinha só falta uma fraldinha"...
5 h · Curtir · 1

Luzia Conceição Quinezi Quinezi Kkkk muitos dos que dizem que não aceitariam ocupam cargo por concurso na delegacia de ensino e muitas vezes fazem o jogo do governo do estado(PSDB)...Será que estando lá dentro não conseguem ser tão revolucionários ou se omitem por conveniência??? Kkkkk
4 h · Descurtir · 3

Almir Ribeiro "Almir RIbeiro a quem excluí há algum tempo de meu facebook, por conta de sua grosseria e seu desrespeito a normas gramaticais, iria esculhambar com nossa combalido educação. Para Almir, só desejo que eu não incorpore Ramón Mercader quando com ele cruzar e meu bastão, na minha mochila encontrar"

"Ele não me bloqueou não. Eu o bloqueei. Ele fica chorando e reclamando até hoje. Para discutir no nivel dele, eu teria que dizer: "mariquinha só falta uma fraldinha"..."

Não, caro Henrique Perazzi de Aquino, não deseje isso. Discussões neste nível (e com idiotas iguais) você pode acompanhar no Bauru Acordou.
4 h · Curtir

Walisson Bragião O bom de pertencer a Seitas em que nunca estamos errados e sempre temos a acolhedora recepção de nossos irmãos de culto
3 h · Editado · Descurtir · 1

Lazaro Carneiro Carneiro eu aceitaria ser o secretário da administrações regionais , estaria todos os dias de manhã bem cedo tentando manter limpa as ruas e praças da periferia que estão em completo abandono e logo seria exonerado pelos poderosos pois não sobraria tempo para varer , lavar e pulir as avenidas dos altos e acesso aos condomínios.
4 h · Descurtir · 2

Gilberto Truijo NÃO ACEITARIA Henrique Perazzi de Aquino, tem uns caras chatos na relação.
4 h · Descurtir · 2

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK - 2:

Walisson Bragião Augustinho receberia um manifesto das mãos do líder da marcha Zona Sul Clean kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk , pedindo sua cabeça e extinção da sua raça
4 h · Descurtir · 1

Wellington Leite O debate é legal. Quando a pessoa tem algum projeto, se for possível o diálogo, não vejo problemas. Eu não poderia ajudar nos esportes, por exemplo. Mas não aceitaria por inaptidão, não por discordar ou temer o embate.
3 h · Descurtir · 2

Marcos Cunha PARA SER POLÍTICO TEM QUE SABER NEGOCIAR...PROPOSTAS PARA O BEM DO POVO E NÃO PROPINA , LOGO INDEPENDE DE PARTIDO ,SE EU SOU EXTREMA-ESQUERDA NÃO POSSO VOTAR NUMA PROPOSTA QUE AJUDARIA A POPULAÇÃO SÓ POR QUE FOI FORMULADA POR UM CENTRO DIREITA? NO MUNDO GLOBALIZADO O QUE CONTA É A CONCIÊNCIA HUMANA DE QUEM NÓS COLOCAMOS NO CONGRESSO, POIS PODE SER UM GRANDE IDEOLOGISTA MAS UM GRANDE DESONESTO,OU EM CONTRA PARTIDA UM CARATER IRREPREENSÍVEL MAS QUE NÃO TEM TINO POLÍTICO...PELO QUE ENTENDI É O CASO DO NOSSO ATUAL MINÍSTRO, ACEITOU POR NÃO ESTAR FAMILIARIZADO COM O NINHO DE VÍBORAS QUE IRÁ CONVIVER...
40 min · Curtir

Walisson Bragião Melhor abandonar a politica pros Bolsonaros , Augustinhos , Tobias e Aécios DA VIDA , NOS AFASTARMOS DESTE ANTRO IMUNDO e ficarmos de fora obrando regra nos butequins da vida é muito mais limpinho
37 min · Descurtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino E se a brecha foi dada, me digam, por que não ir lá e provar que existe outra saída?Se impedirem de algo ser feito, daí botar a boca no trombone e esculachar com tudo. Acredito na possibilidade dos que colocam fogo no tal 'ninho de víboras". Aliás, essa a intenção.
1 minuto · Curtir · 2

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 3:

44 min · Curtir · 2

Marcos Cunha EU NÃO ACREDITO EM FADAS, MAS TENHO CERTEZA QUE EXISTE ALGUÉM HONESTO NA POLÍTICA...
33 min · Curtir

Bruno Emmanuel Sanches Gosto mto do Renato janine Ribeiro, espero que ele consiga trazer muitas melhorias para a educação, mas a realidade é bem diferente, Henrique Perazzi: ele terá que lidar com um governo de tendências políticas bem distintas das dele. Além disso, tudo estará emperrado, devido a burocracia (que ainda existe, grandiosa, observando a todos nós) na esfera pública. Janine Ribeiro demonstrou ser um cara otimista. Eu gosto de gente assim. A realidade parece traçar outros caminhos, infelizmente. Mas, há a possibilidade de ter aceitado por uma certa vaidade. O que vc acha, realmente? No fim, adoto um certo pessimismo weberiano quando se fala de política, quando ele não opina, e sim constata que ela é feita, em boa parte, por condutas anti éticas. Logo, quem aceita fazer parte de um conluio desses, está perigosamente aceitando estar do lado negro da força. Rsrsrsrs. Mas, antes um Renato janine que um cid Gomes. Enfim...
23 min · Descurtir · 1

Claudio Lago Se convite apenas pessoal, não, seria uma erundinizacao (uso referencia pessoal esquerda para legitimar gov Itamar dando continuidade proj neoliberal iniciado por collor ), mas poderia se fosse parte de um processo ou proposta, ex emdub para municipalizar transporte publico, IPTU progressivo com desapropriacao de imóveis grandes devedores para construção moradia populares, creches, etc,,,
Mas acho que seria mais útil se convidasse os supostos convidados a montar um ‘frente popular” para disputar próximo pleito,,,
19 min · Curtir · 1

Almir Ribeiro Caro Henrique Perazzi de Aquino: é o que o PT diz estar fazendo há 12 anos com os resultados para lá de desastrosos, como bem sinalizou o Janine. (E Allende morreu tentando.)
4 min · Curtir

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 4:

1 h · Curtir

Walisson Bragião O Brasil de hj é igual o da época de FHC? , Como disse antes ai como.é quentinha e macia minha seita TROTSKY MORREU SE ESCONDENDO
1 h · Curtir

Fabiano Laperuta Temos uma hipótese: Se todos esses cargos fossem oferecidos e aceitos ao mesmo tempo. Acho que o prefeito teria armado os fuzis, erguido o paredão e cavado sua cova.
1 h · Curtir · 3

Walisson Bragião Mandado cavar
1 h · Curtir

Fabiano Laperuta Outra: O Silvio Selva poderia aceitar o ministério da justiça da Coréia do Norte.
1 h · Descurtir · 1

Roque Ferreira Os indivíduos contam pouco na história. O que conta é o programa e os compromissos de classe que ele expressa. Não aceitaria, pois combatemos a política de alianças com os partidos que representam os interesses da burguesia e das elites, o que leva aos governos de conciliação de classe onde os trabalhadores e a juventude paga a conta. Isso vemos no governo federal e também no municipal, que ser tornou uma agência dos interesses privados dos grandes grupos econômicos da cidade. Para integrar um governo deve-se ter acordo com seu programa e sua política, o que neste caso não existe.
1 h · Curtir · 1