quinta-feira, 16 de abril de 2015

INTERVENÇÕES DO SUPER-HERÓI BAURUENSE (82)


SERÁ PRECISO UM PLEBISCITO PARA ESCOLHER O NOME DO VIADUTO? AQUI SIM EXISTE UMA QUASE UNANIMIDADE

O Jornal da Cidade deu como notícia em letras garrafais no último domingo, 12/04/2015, capa e com duas páginas internas: “JÁ PODE CHAMAR DE VIADUTO ACABADO - 22 anos depois de iniciada, obra se tornou lenda urbana, gerou dívida milionária e abalou três governos municipais em Bauru chega ao final. Entrega deve ocorrer nas próximas semanas”. A cidade inteira assim espera, mas Guardião, o super-herói bauruense, desconfiado e após acompanhar muito do desenrolar desse intrincado novelo, prefere algo bem ao seu modo e jeito. Bate na madeira e o som se faz ouvir à distância: “TOC TOC TOC”. É a torcida de tudo e todos, tirar a uruca do viaduto. “Essa está sendo uma das novelas de maior duração da história política de Bauru e olha que ainda não foi entregue. Faltam alguns detalhes e como muitos surgiram e foram pipocando ao longo dos anos, tudo ainda é possível nessa verdadeira novela de longuíssima metragem. Irmãos Coragem perde feio”, diz Guardião.

A tristeza batendo fundo é quando vai relacionando alguns desses problemas, não só os que foram sendo superados ao longo do tempo, mas alguns bem presentes e que, certamente estarão na pauta do dia quando da inauguração. “Primeiro isso de mais de duas décadas para a entrega e quando conseguem, o entregam pela metade, maquiado. Sim, uma alça continuará lá com alicerces expostos como verdadeiras chagas expostas. Talvez até nunca sejam concluídos. E o viaduto será entregue com somente uma alça e com duas mãos de direção, tudo muito apertadinho. Estou vendo dois caminhões se cruzando lá no alto. Será que vai dar samba? Sem essa segunda alça certamente o trânsito na região vai ficar engessado e pronto para explodir. Ninguém ainda parou para avaliar como vai ficar o trânsito com a entrega do seu tráfego. Vai juntar tudo por ali e tudo meio maneta, meio penso, pendendo para um dos lados. Algo bem diferente do que foi prescrito no projeto inicial. Imaginem um acidente lá no interior do viaduto? Nunca algo deu um rolo tão grande, com uma dívida se arrastando por tanto tempo e ainda não paga. A dívida é imensa e certamente daria para concluir a tal da alça e ainda fazer outro”, continua Guardião.

Mas a pergunta que não quer calar é somente uma e a cidade está ansiosa pela definição do nome que será dado ao viaduto. “Não deveria existir dúvida nenhuma. O nome a ser dado só poderia ser um, engenheiro ANTONIO TIDEI DE LIMA, o idealizador e mentor do viaduto. Tudo começou na sua administração e assim sendo, nada melhor do que a eterna homenagem incidir sobre seu nome. E tem mais, assim como ninguém conhece o trevo lá na rodovia pelo seu nome de batismo e sim por Trevo da Eny, esse viaduto já é conhecido cidade afora como o Viaduto do Tidei. Isso já está mais do que incorporado no inconsciente coletivo. Tidei não pode se chatear com a homenagem, afinal não existe nada até hoje levando seu nome na cidade. Esqueçamos as picuinhas todas e dentro daquele espírito altruísta que rege as ações de nossa Câmara de Vereadores esperamos que, nessa questão ocorra uma unanime e favorável votação. Uma pena ele já dizer que não deverá estar em Bauru no dia da inauguração, mesmo sem saber a data da inauguração, que nem foi marcada, mas o que vale mesmo é a intenção e assim sendo, na qualidade de guardião dessa cidade, apresento de forma Oficial, Formal, Cerimonial e com ampla aprovação popular o seu nome. Se acharem que estou de brincadeira, experimentem fazer um Plebiscito pela cidade. Vai dar Tidei de lambuja. E tenho dito”, encerra sua fala e mais nada foi dito ou acrescentado, nem pelo Guardião, nem por mais ninguém.

OBS. FINAL: Guardião confessa ter nele baixado o espírito jocoso, jovial, irreverente, humorístico, sarcástico e gozador do imortal BRONCOLINO, “o primeiro a rir das últimas”, para escrever esse texto. “Décadas atrás tínhamos vários com essa verve, hoje não mais. Quis reviver um pouco disso e clamar para que outros façam o mesmo, mais e mais, pois é disso que precisamos, rir das últimas”, disse fechando a tampa do caixão.

Um comentário:

Mafuá do HPA disse...

comentários via facebook:

José Eduardo Avila apoiado é isso mesmo viaducto Antonio Tidei de Lima, foi o idealizador dessa obra importantissima, o que não pode é homenagear forasteiros...
16 de abril às 10:53 · Descurtir · 1

Solange Maria Facin P MIM PODE SER ACABADÃO!
16 de abril às 11:00 · Descurtir · 1

Rosana Zani Tem muitos nomes que lutaram pelo bem e progresso de Bauru e não foram coniventes com endividamento e mal uso do dinheiro, então que tal homenagear eles.
16 de abril às 11:42 · Curtir

Lazaro Carneiro Carneiro viaduto assombrado

Com o passar do tempo a população rural transferi-se para as cidades e com ela veio um forte traço cultural, como musica ,culinária e principalmente a religiosidade....Ver mais
16 de abril às 11:43 · Descurtir · 2

Henrique Perazzi de Aquino Vc é dez Lazaro Carneiro Carneiro. Rosana Zanni saque as entrelinhas.
16 de abril às 12:45 · Curtir · 1

Paulobrizolla Cristiani Hehnes em um governo existe divida Interna e Externa . mas para bauru este viaduto deveria chamar Divida Eterna
16 de abril às 13:08 · Curtir · 1

Jose Ionas Dos Santos A intenção do Tidei, foi ótima para Bauru. Se não fosse por ele, Bauru não teria esse viaduto, que vai ajudar a desafogar o trânsito. Com esse viaduto funcionando perfeitamente, o povo só vai elogiar e agradecer pela obra. Quem compra a prazo, tem a me...Ver mais
16 de abril às 13:57 · Curtir

Solange Maria Facin E DAÍ, LAZARO CARNEIRO CARNEIRO. ME FEZ LER ESSE TEXTO TD P NÃO DAR NENHUM NOME P O VIADUTO? ARRISCA UMA ASSOMBRAÇÃO DA ÉPOCA! QUEM SABE O POVO GOSTA E A GNT JÁ TEM UM NOME P O PONTILHÃO COMO DIZIA MINHA MÃE!
16 de abril às 15:46 · Descurtir · 3

Solange Maria Facin
16 de abril às 15:48 · Curtir

Solange Maria Facin ACHO Q ELE DEVE SE CHAMAR PONTILHÃO!!!!!!!!!! PQ NASCEU, CRESCEU, ENCROOU. E ONOME DO SÉCULO PASSADO SERVE BEM P ELE!
16 de abril às 15:50 · Descurtir · 1

Solange Maria Facin
16 de abril às 15:51 · Descurtir · 1

Marlene Urquisa Deveria se chamar: Viaduto mais de vinte (mais de vinte anos,mais de vinte milhões...)
16 de abril às 16:24 · Descurtir · 1

Gonçalez Leandro NOSSA VINTE ANOS rss
16 de abril às 21:16 · Descurtir · 1

Maria Jose Nardo tidei de lima perfeito para nunca mais esquecer kkkkkkkkkkkkkk
16 de abril às 22:42 · Curtir

Solange Maria Facin
16 de abril às 22:56 · Curtir

Lucas Pelizardo Engº Antonio Tidei de Lima !!!! seria mais que merecido...simples assim...
16 de abril às 22:58 · Curtir · 1

Solange Maria Facin
16 de abril às 23:06 · Curtir

Geni Aparecida Migliani Deveria chamar Viaduto quase acabado.
17 de abril às 18:32 · Curtir