domingo, 31 de maio de 2015

CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (96)


DE BAURU PARA O MUNDO: A MÍDIA TEM MUITA CULPA DESSA AVACALHAÇÃO DO FUTEBOL – ELES SEMPRE SOUBERAM DE TUDO, MAS NUNCA FAZEM NADA COM SEUS DILETOS AMIGOS
Prenderam os caras, não todos, alguns, mas prenderam. Os presos foram os tais da FIFA. Escrevo nesse final de domingo, com frio nos pés, garoa persistente lá fora e eu com umas caraminholas na cachola. Preciso desencaraminholar a cuca senão não durmo logo mais. Vamos aos fatos. Precisou o FBI prender os tais da FIFA. A polícia da Suíça, terra sede da FIFA nunca o faria sózinha, pois lá pelo que sei vale tudo em matéria de grana em contas bancárias. Eles até devolvem quando solicitado, mas se ninguém descobrir, pode tudo. Não será por causa disso que a FIFA está lá enfincada? Acredito que sim. Mas não é disso que quero escrever. Quero jogar a coisa aqui pro nosso Brasil. A fuga do presidente da CBF, o Del Nero, um dia antes do pleito da FIFA demonstra o que no Brasil chamamos de “quem tem __ tem medo”. Ele teve e escapuliu enquanto pode, pois tem a mais absoluta certeza de que aqui em solo pátrio não corre risco nenhum. Esse tipo de criminoso, junto com os do colarinho branco, ligados às instâncias do poder constituído, os tais donos do poder, por aqui não vão presos nunca. Daniel Dantas, da mesma laia ficou somente algumas horas detido. Sempre existe um comendador, desembargador, juiz da mais alta instância pronto para livrar a cara desses. Eles todos sabem estarem a salvo por essas plagas. Os tais “poderosos” estão sempre a salvo. Gente como Marin não seria nunca preso por aqui, nem Del Nero, nem esse outro, o J. Hawilla. São nossos santos do pau oco, beatos por osmose. Todos esses são muito paparicados pela mídia nativa.

Jogo essa conversa fiada para o que acontece em nossa Bauru e em todas cidades brasileiras, sem nenhuma exceção. Boa parte disso tudo que ocorre ao futebol brasileiro culpabilizo a mídia brasileira e em todas as suas instâncias, bauruense, estadual e nacional. Nos últimos 30 anos, tudo foi feito para que os grandes inimigos da pátria levassem o futebol brasileiro a caminho do precipício. Explico. Dou o exemplo aqui de Bauru. O time de nossa aldeia, o glorioso Esporte Clube Noroeste, centenário e resistente, viveu nos últimos tempos, primeiro nas mãos de um mecenas. Quando esse , ou os seus se encheram de cobranças por transparência, puxaram o carrão e deixaram o time mais pobre que antes. Depois dele, voltaram os que até então estavam na encolha, os tais donos do time, acoitados no Conselho Deliberativo. De lá para cá, mandam em tudo e não mandavam antes. Hoje são, guardadas as devidas proporções, uma espécie do que o STF representa para o país. Na falta de quem levante a voz, o STF judicializou o país e o Conselho Deliberativo do Noroeste judicializou o Noroeste. Eles fazem o querem, quando querem e como querem. Virou a casa da mãe joana e nem sempre foi assim. Mas onde entra a mídia nisso? Conto agora. É só ligar o rádio e ouço sempre alguém dizendo, “meu amigo tal”, em relação ao mandarim do time. Quer dizer, se o cara faz lambança ou não, sendo amigo de tudo e todos, não merecerá críticas, muito menos cobranças. Fazem vista grossa para tudo. E dessa forma tudo continua como dantes. Para mudar as relações intestinais do Noroeste, do Corinthians, do Flamengo e de todos os outros, pode acontecer o que for que os caras vão continuar, pois estamos no paraíso das amizades de alcova. Se a coisa não vier de fora, nunca algo mudará. A mídia de Bauru sabe de tudo, mas não vai mover uma palha para mudar nada. Estão todos entre amigos. É assim aqui, ali e acolá. O que a Globo faz com o futebol é do conhecimento até das pedras do reino mineral, mas eles detém o poder de fato e de direito. Alguém aí vai contestar?

O jeito é provocar eles em todos os instantes. Querem uma: dizem que o governador Alckmin não pode entrar na Suíça, pois denunciado pela Justiça de lá por causa do caso dos trens terá que se encontrar com Marin, onde quer que esse se encontre? Assim sendo, vamos comprar uma passagem de ida para ele, uai! Aqui venerado, lá indiciado. Sabe quando alguém de nossa imprensa perguntará isso para ele? Nunca. O banqueiro Daniel Dantas é outro. Tentem leva-lo aos EUA? Não vai nem a pau. O norte americano Kissinger não pisa mais em países europeus. Por que será, hem? Assim sendo só vejo uma solução, vou levar o caso da venda do goleiro Valter para o FBI analisar e de uma coisa terei certeza, esses caras nunca mais poderiam ir para a Disneylândia (eles tem cara de que adoram esse lugar) ou qualquer país europeu. Estariam confinados eternamente ao nosso rincão. Pelo menos isso. Eles e nossa mídia esportiva, a que possui muito amigos cheios de poder. E assim eles todos contribuem decisivamente para destruir a paixão nacional. Encerro esse desabafo propondo um hip-hip-urra para essa parcela de nossa imprensa e seus bons e fiéis amigos. Vale tudo.

E dessa bucólica forma encerro o mês de MAIO de 2015.

2 comentários:

Anônimo disse...

Leia isso:

http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/183043/Ricardo-Teixeira-%C3%A9-o-homem-bomba-que-a-Globo-n%C3%A3o-quer-ver-denunciado.htm

Evanildo da Silveira

Anônimo disse...

Henrique, nessa, a mídia, a Globo, não tem culpa do futebol brasileiro ir pro buraco, a corrupção e incompetência de quem gere o futebol é que jogou nessa lama e se fizeram dependentes de cotas pífias de TV, veja na UEFA o quanto os times arrecadam com essas cotas e muito mais sobre outras coisas e as TVs tem que se enquadrarem nos horários dos jogos.

Esse caso da Fifa, o FBI prendeu pq utilizaram bancos americanos para operações fraudulentas, e o problema não é investir dinheiro na Suíça, o problema é enviar dinheiro para lá sem pagar os tributos do país de origem.

O Brasil é isso e não tem mais jeito, o país macunaímico, bandido que quer se safar corre pra cá, só acho que se há irregularidades no Noroeste por exemplo, vc deve usar do jornalismo investigativo e denunciar através dos espaços que vc conquistou e mostrar como se faz realmente uma mídia, sem especulações e passar mão na cabeça dos que estão ao lado, pois isso a mídia já faz, então que se busque a atitude ousada, diferente e na hora da prática jornalística, lembre-se que jornalista não tem amigo nessa hora.

Camarada Insurgente Marcos