segunda-feira, 11 de maio de 2015

OS QUE FAZEM FALTA e OS QUE SOBRARAM (73) e PARTICIPI


A NOTÍCIA MAIS TRISTE DO MÊS, QUIÇÁ DO ANO – O ‘PARTICIPI’ PEDE UM TEMPO E ESSE NÓ QUE NÃO SAI DA GARGANTA
Anteontem escrevi algo aqui como sendo a melhor notícia do ano em Bauru até agora, a liberação e autorização de funcionamento da rádio comunitária Associação de Participação Comunitária do Parque Jaraguá e a Associação Rádio Comunitária de Bauru, do Tião Camargo e Cirineu Fedriz. Hoje, infelizmente, ocorre o inverso e a notícia que tenho é a pior possível. O portal de notícias independente, o mais ousado que temos no momento, inovador e transformador, trabalhando dentro da verdade factual dos fatos, exercendo um trabalho dos mais dignos no que concerne à informação, o PARTICIPI, do amigo Giovani Vieira, Paula Monezzi e equipe, pede um tempo e a partir de hoje sai, acreditamos que, temporariamente de circulação. Uma triste decisão, tomada após eliminadas todas as possibilidades para manter o grupo coeso e com as portas abertas. O problema como é mais do que evidente é financeiro. Não gerando o valor suficiente para manter os custos mínimos, um valor de retirada de cada participante, portas se fechando, a saída foi a tomada na manhã de hoje. Para todos os que se servem de informação pelas fontes mais do que confiáveis é de uma tristeza para estragar não só o dia, mas muito mais que virá pela frente. Bauru precisa, necessita e anseia por um trabalho idôneo como o oferecido até então pelo PARTICIPI. Sinto-me um pouco acéfalo nessa fria manhã bauruense. Emprestei meu nome a eles desde o começo e até o último momento por um simples motivo: eles, mais do que inspirar confiança, exerceram de fato algo inovador até revolucionário, pois num momento quando o que fazem é o básico do jornalismo, isso, infelizmente deixou de ser praticado pela imensa maioria dos meios de comunicação tradicionais no país. Os que prezam pela informação na sua essência, primando pela verdade acima de tudo são tão poucos hoje em dia que, quando mais um se vai, bate um nó na garganta. É exatamente assim que me sinto na manhã de hoje. HPA

“Olá, Henrique. Infelizmente não venho lhe agradecer pela colaboração semanal para o Participi como de costume. Na realidade, venho lhe comunicar de uma decisão que já estava em curso há alguns meses pela coordenação do nosso projeto: o encerramento de nossa atividade.
Em um primeiro momento, “encerrar” não é a expressão correta. Vamos dizer que estamos remodelando nossas ideias diante de um cenário complicado para o negócio.
Temos toda a convicção de que estávamos em plena ascensão como marca, como projeto criativo e reflexivo, indo em ponto até então considerados tabus pela mídia tradicional de nossa cidade. No entanto, mesmo após algumas mudanças, a formatação atual do negócio Participi torna-se insustentável. Aqui nos referimos ao lado “empresarial” do Participi, pois o seu espírito criativo e inovador não para.
Os próximos capítulos começarem a ser escritos. Em breve, talvez, novas ideias apareçam por essa Bauru. Até lá, só temos o que agradecer. Você emprestou seu nome e sua credibilidade a um projeto em construção. Tenha a certeza que a semente não foi arrancada em pleno período de germinação!!!
Por favor, só peço para não divulgar o assunto ainda. Vamos encerrar nossas atividades de redação do Portal no próximo dia 10 com um editorial explicativo.
Até lá, Coloco-me à disposição para outros esclarecimentos”
, essa a notícia que tomei conhecimento dia 06/05, quarta passada.

“A ‪#‎luta‬ pela comunicação cidadã não deve parar - Giovani Vieira Miranda - Editorial de encerramento de atividades do Portal Participi
Uma ideia agitadora e criadora ainda estará presente na comunidade bauruense pronto a reaparecer. (Vinícius Oliveira/Participi)
Se estivéssemos em outras épocas, diríamos que a “pena se faz pesada para as próximas linhas”. Mesmo sem a energia do tempo passado, ainda é válida a força da expressão. Despedidas são sempre difíceis e quando são inesperadas tornam-se até complicadas de explicar. No entanto, nós, equipe Participi, vamos fazer da decisão de parar com nossas atividades jornalísticas como um momento para novas reflexões, pois, afinal, foi com esse intuito que o projeto entrou em cena há pouco mais de um ano e será dessa forma que será escrito o nosso “até logo”.

Nosso portal de notícias sairá do ar com números expressivos. São mais de 100 mil leitores assíduos em uma média mensal, além de milhares de seguidores nas redes sociais que nos ajudaram a impulsionar os conteúdos por nós elaborados. Foram mais de quatro mil reportagens multimídias arquivadas em nosso acervo, além das produções específicas para a rede e para os parceiros formados. Aos poucos, fomos mostrando para a comunidade bauruense que era possível fazer notícia de uma forma um pouco diferente, mais democrática, participativa e cidadã.

Temos a certeza de que nunca fomos vistos pela mídia tradicional de Bauru como concorrentes. Méritos, pois essa também nunca foi a nossa intenção na Participi. Embora atuantes como um modelo de negócio, estávamos muito mais preocupados em fazer jornalismo a partir de valores que tivessem o interesse público como elemento definidor. Aos poucos, nossas perspectivas se tornaram maiores, acompanhando o crescimento do movimento de comunicação em todo o país. Almejamos a diversidade e pluralidade e objetivamos a efetivação do direito à comunicação, a busca por uma sociedade mais justa, solidária e igual, entre tantas outras expectativas.

Nossa missão foi a de reunir sujeitos e fatos desfocados dessa mídia tradicional para que se tornassem agentes de um conteúdo informativo descentralizado e plural. Nesse momento de despedida, não é ilusão apontar que aos poucos fomos nos diversificando dos padrões verticais e imperativos dos meios de comunicação que sempre fizeram de nota e do tal interesse público uma mercadoria ofertada para um simples consumo.

A credibilidade foi uma questão de tempo. Passamos de jovens universitários recém-formados que tinham aberto mais um “blog” de notícias para reais formadores de opinião que estavam em sintonia com os mais importantes assuntos que moviam a cidade. Aos poucos, nossa leitura crítica e reflexiva dos fatos foi conquistando nichos importantes de leitores; esses as peças fundamentais para o êxito da iniciativa. Incomodamos e fomos incomodados.

Nossa ‪#‎rede‬ foi extensa nesses meses. Assuntos considerados tabus pela mídia local viraram destaque na tela do Participi, muitos deles produzidos por bauruenses que não conseguiam espaço para o direito à comunicação. Não houve assunto proibido para a publicação. A liberdade de expressão foi um compromisso assumido pela nossa equipe com os nossos colaboradores. A cooperação foi válida e os resultados visíveis. Uma pausa para agradecermos alguns colaboradores que estiveram conosco desde a edição número 1. São eles: Henrique Perazzi de Aquino; Juarez Tadeu de Paula Xavier e Antonio Pedroso Jr. Esse trio nos emprestou a credibilidade de suas palavras e acreditou até o último instante na nossa proposta. Da mesma forma, agradecemos todos aqueles que deixaram a sua marca em nosso portal.

Dizemos “até logo” com a certeza de que não é possível apontar que falhamos em nossa breve missão. Uma marca se extingue, mas ideias permanecem. Hoje Bauru acredita que há um espírito, digamos, agitador iniciado pela Participi Comunicação Cidadã.

Um espírito que provou que é possível ousar em um ambiente conservador e levantar as marcas de uma comunicação mais democrática, plural e cidadã. Um espírito que revelou à comunidade bauruense que ela pode ser sim o foco de uma mídia a partir de assuntos que fujam dos estereótipos encadernados pelos meios de comunicação dominantes. Enfim, um espírito que mostra para a juventude universitária que é possível se envolver com empreendimentos locais e fazer da cidade um grande laboratório vivo e criativo.

Apenas nos resta agradecer todos aqueles que depositaram confiança em nosso projeto. Agradecer cada líder comunitário que visualizou no Participi uma mídia para a voz de sua comunidade, bem como aqueles que nos apoiaram na produção das pautas e no desenvolvimento das reportagens.

Agradecimentos especiais aos colegas jornalistas Vitor Moura, Fernando Martins, Paula Monezzi e o designer Vinícius Oliveira. A identidade do Participi nas redes foi resultado do entusiasmo, força de vontade e solidariedade desses novos profissionais que levam o espírito nobre do projeto construído de forma coletiva.

A caminhada não para.
Mesmo sem a junção das ideias em um portal noticioso, estaremos juntos para o progresso de nossos projetos. Estaremos juntos com a comunidade bauruense na luta por novos rumos para a consolidação de uma ‪#‎comunicação‬ que seja oponto de partida para reafirmar nossos laços cidadãos.

Tenham a certeza que a semente não foi arrancada em pleno período de germinação!!!

Giovani Vieira – editor chefe Participi

OBRIGADO, BAURU!!!”
, essa a nota de despedida.

Nenhum comentário: