quarta-feira, 13 de maio de 2015

BAURU POR AÍ (113)


A INVASÃO V - BONECOS TOMAM CONTA DA CIDADE E SÓ NÃO USUFRUI QUEM NÃO SAIR DE CASA
Estava na Feira do Rolo domingo passado e lá parei para papear com o Chico Cardoso, ex-radialista da hoje numa fase meio blasé Auri-Verde, mas já devidamente instalado na 87,9 FM. Num certo momento ele me disse: “Você é o meu ouvinte mais crítico, discorda no ar quando não concorda”. Rimos e lhe respondi perguntando: “Ruim mesmo é aquilo da gente concordar com tudo, babação de ovo”. Rimos mais e ele concordou: “Sim, isso é muito chato. Com as críticas podemos ir refazendo, revendo e melhorando, ou até mesmo piorando, quando não damos a devida atenção”. Lembrei-me desse diálogo dominical para escrever o que vem a seguir.

Começa essa semana mais um FESTIVAL INTERNACIONAL DE BONECOS. Esse é um dos maravilhamentos que Bauru ainda parece não ter ‘caido a ficha’ totalmente. O seu curador KYN JUNIOR está constantemente se digladiando comigo aqui pelas redes sociais. Estamos em campos politicamente opostos, trincheiras de luta bem antagônicas, mas isso não impede de paparicá-lo nesse momento. Faço sem constrangimento. O Festival idealizado pela MARIZA BASSO, a mentora de tudo e por ele, o grande organizador de bastidor é uma das SETE MARAVILHAS BAURUENSES (qualquer dia tento enumerar as outras seis por aqui). Essa introdução toda para deitar falação sobre o que virá nos próximos dias e só não assistirá quem quer mesmo perder apresentações únicas, a fina flor bonequeira do mundo aqui em Bauru.

Quando bato os olhos pelo rol de organizadores, apoio internacional do Consulado Geral da República Tcheca, Institut Français, Institut International de la Marionette e Région Champagne Ardenne, apoiadores como a Abaçai, SESC, SESI, os muitos restaurantes, hotéis e fornecedores de materiais diversos, os parceiros, a imprensa local, regional todinha e os realizadores (Governo do Estado SP, Prefeitura Municipal Bauru – Secretaria Municipal de Cultura, Poesis, Oficina Cultural e outros) vejo que a coisa só cresce e toma proporções inimagináveis. Bauru ainda não se deu conta disso e do que está por trás disso tudo que vai acontecer na cidade a partir do próximo dia 15/maio.

A abertura oficial acontece dia 15/05, 20h, num ato solene no Teatro Municipal, com a presença da Banda Sinfônica Municipal de Bauru, o Tiro de Guerra, uma homenagem para a República Tcheca e a abertura da exposição RETIRANTES, de Maíra Coelho, além da exibição do filme curta-metragem de 13 minutos com o mesmo nome, obra livremente inspirada na pintura de Candido Portinari. Esse é só um pitéu do que virá a seguir. E o a seguir é algo contagiante em todos os seus aspectos. Faço uma trégua para todos os embates políticos em curso (inclusive os com o Kyn Jr) e cairei de boca em mais esse presente entregue para Bauru e os seus.

Somos privilegiados. Saibam dos motivos a seguir. Ontem à noite já fui rever VICTOR AVALOS TOMATE, o mais famoso balconista do planeta. Esse argentino, que já se transformou num amigo é especialista em shows enchendo balões (as famosas bexigas) e transformando-as em tudo. Vai fazer algo de arrasar quarteirão sábado próximo no Calçadão da Batista. Além deles dois mexicanos que já chegaram e a cineasta Maíra. A efervescência começa a ganhar forma, pujança e dentre mais alguns instantes Bauru estará tomada de artistas dos mais diferentes lugares do país e quiçá do mundo. Vai ter de tudo um pouco, desde o retorno do Hélio Lites, o curitibano especialista em miniaturas, como a Rainha do Papel de Bala, dona Efigênia Rolim.

Daí começa a loucura com os tchecos, depois os espanhóis, os brasilienses, italianos, franceses, mexicanos, mais argentinos, catarinenses e a loucura prossegue em clima de festa até o encerramento dia 24/05. Vai ter de tudo, inclusive um caminhão todo colorido espalhando alegria pela rua e divulgando os espetáculos. Não é meu papel ficar descrevendo um a um, mas tudo por ser encontrado facilmente acessando os sites disponíveis:www.bonecogiraboneco.blogspot.com.br ou solicitando informações pelos fones 14.3232-9493 ou 14.3202-7540. Meu papel é assim como toda a população bauruense ficar embasbacado com isso tudo chegando até nós e graciosamente. Já estou inserido no contexto. Convido a todos para irem se informando e não só assistindo, mas conhecendo esses artistas pessoalmente. Essa rica troca de experiências é o algo mais, o pitéu de um evento como esse.
Eu me derreto todo por e com esse Festival, para mim, de maior importância cultural que a chamada Expo de Animais do Mello Moraes.

Nenhum comentário: