quinta-feira, 21 de maio de 2015

RETRATOS DE BAURU (173)


FELIPE DA VILA SÃO PAULO FOI PARA FRENTE DA ORQUESTRA MUNICIPAL
Tempos atrás acompanhava alguns jovens músicos envolvidos na Orquestra e Banda Municipal de Bauru, coisa de menos de dez anos e permanecia olhando para aquelas jóias raras, dedicação total ao instrumento, treinando horas e horas com muito afinco. Aquilo me fazia parar escondidinho deles, nas cercanias do Automóvel Clube e ficar embasbacado pelo que estavam fazendo e pelo muito que poderia vir pela frente. O futuro chegou para muitos daqueles. Cito somente um, Eduardo Guarnetti Johansen e seu trombone de vara. Ontem um menino lá ensaiando e hoje tocando por tudo quanto é lugar, vivendo de música e prontinho para tocar em qualquer agrupamento musical mundo afora. Quando olho para o que hoje é o Eduardo, vejo nesse menino aqui agora retratado, também com um instrumento de sopro, as mesmas oportunidades se abrindo. Eles ganham o mundo rapidamente, essa minha torcida. Merecem.

FELIPE AGUIAR DE PAULA tem apenas 14 anos e mora com os pais lá na distante Vila São Paulo. Além dos estudos regulares participa de outro estudo intensivo e contínuo, esse tomando já conta de sua vida. Desde os dez anos estuda trompete e desde então pegou tal amor pelo instrumento que o faz manter uma espécie de dedicação exclusiva. Toca de tudo com seu instrumento de sopro, desde música pop até a erudita. Viaja por todas as vertentes. Participa ativamente da Banda Municipal há três anos e daí o menino vai aparecendo mais e mais, tornando-se conhecido por onde circule. Tanto que, no ano de 2014 ouviram-no tocar na Banda do Projeto Guri e o convidaram para fazer sua primeira apresentação com cachê, exatamente numa cerimônia de casamento. Sexta passada, 15/05, na festa de abertura do V Festival Internacional de Bonecos, lá no palco principal de Bauru, o do Teatro Municipal, a Orquestra Sinfônica Municipal de Bauru está lá no palco e dentre as canções escolhidas, Carinhoso do mestre Pixinguinha. O maestro posiciona seus pupilos e prepara um espaço especial bem na frente de tudo e lá um menino e seu trompete. Felipinho, como é chamado pelos seus amigos, assume e cumpre maravilhosamente o papel a ele solicitado. Esse o grande momento de meninos e meninas que, gostam de música e com muita dedicação estão adentrando o campo de jogo e batendo um baita bolão. Um promissor futuro espreita muitos desses na curva da esquina.

Um comentário:

Anônimo disse...

Como é bom sabermos desses fatos tão bacanas e significativos. Valeu Henrique Perazzi de Aquino, sempre ligando nossas antenas. Muito sucesso para o Felipe!
Maria Célia Perazzi