segunda-feira, 11 de abril de 2016

CARTAS (156)


AMANHÃ PODERÁ SER TARDE DEMAIS*
* Sai hoje na página da Coluna Pensar, criada e mantida pelo jornalista Luís Victorelli, toda segunda-feira no Jornal da Cidade - Bauru SP, texto de minha lavra e responsabilidade. O tema solicitado era para fazer a defesa contra o golpe em curso e o impedimento da presidenta, 2500 toques. O resultado está abaixo:

"O golpe de 64 gerou uma ditadura de 21 longos anos, cujas consequências padecemos até hoje. Passado tanto tempo, os mesmos atores insuflam um novo golpe, dessa vez sem armas. Os soldados foram dispensados da execução do serviço sujo. Os tanques foram substituídos por togas de uma Justiça partidarizada, direcionamento o país para uma república justicialista, apoiada por uma mídia olhando sempre e tão somente para seus próprios anéis. Perversa realidade.

Tendo como ponto de apoio algo em comum, unem o ódio pelos que pensam diferente de si, pelos que conquistaram alguma coisa nos últimos tempos e até então viviam amordaçados. Como continuar aceitando as esdrúxulas decisões de um juiz agindo somente por propósitos político-partidários? O velho preconceito de classe está latente, insuflado por uma turba que não quer perder seus privilégios e ataca criminosamente os que ousaram investigar suas seculares benesses. Antes de Lula e Dilma existia um controle das instituições (MP e PF). Elas pouco faziam, hoje fazem, porém apunhalam quem as libertou das amarras e estão à serviço de quem novamente lhes colocará um sonoro cabresto. É ver para crer, mas daí será tarde demais.

A alternativa sendo construída no pós-golpe é por demais catastrófica para o país. Envolve essa pá de gente envolvida com as doações não investigadas pelo Juiz Moro, feitas via Odebrecht e também os que possuem contas até então secretas em paraísos fiscais, como os do Panamá. Como acabar com a corrupção com gente assim? Nunca. Então paremos com essa baboseira de culpabilizar o PT por tudo, olhemos cada um no espelho e vamos segurar o que nos resta de democracia, antes que gente desmemoriada como Bolsonaro, aloprados evangélicos ou mesmo perversos como Eduardo Cunha transformem esse país em algo ingovernável.

Não colabore para a destruição do Brasil. Pedaladas todos os fizeram, mas tentam incriminar somente Dilma por isso. Impeachment sem crime de responsabilidade é golpe de Estado, sem tirar nem por. Um conceito histórico, clássico, mais do que consumado. Os que querem danar o país que o façam, mas assumam a besteira que estão a fazer. Não tentem florear o feito com argumentos pueris. Não colam. A luta hoje não é nem mais por Dilma, por Lula ou pelo PT, é sim, pela democracia, pelo não retrocesso. Se hoje está ruim, amanhã piorará e muito se a trama ardilosamente urdida nas entranhas golpistas vingar. Não se faz necessário ser petista ou de esquerda para ser contra a chegada do fascismo ao país. Pense bem hoje e se posicione, amanhã talvez você esteja vivendo num país onde nem ler algo assim será mais possível.".

Henrique Perazzi de Aquino – jornalista, professor de História e mestrando em Comunicação pela Unesp Bauru (www.mafuadohpa.blogspot.com).

Nenhum comentário: