quinta-feira, 8 de junho de 2017

ALFINETADA (157)


DUAS HISTORINHAS DE NOSSOS TEMPOS*

* Publicado na edição virtual de hoje, d'O Alfinete, de Pirajuí SP:

1.) UMA HISTORINHA DE FUTEBOL: COMO O SANTOS CONTRATA JOGADORES – A VOZ DAS RUAS

Eu ainda perco tempo escutando coisas sobre o futebol. Com algumas me divirto. Vejam está: um empresário de futebol foi até a Bahia para contratar um zagueiro para o glorioso Santos Futebol Clube. Indicação certa, viajou para fazer um contrato com o jogador e depois repassá-lo ao Santos, onde é claro, lucraria os tubos. No meio do caminho mudou de ideia. O motivo foi dos mais salutares. Ao chegar à Salvador pegou um táxi e foi até um dos locais onde se encontraria com o jogador. Como sempre ocorre dentro de um táxi, conversou sobre a cidade, futebol como epicentro do assunto. Acabou escutando o que o profissional do volante tinha a lhe dizer e a partir daí, não só lhe deu ouvidos, como foi em busca de ouvir mais, com porteiros, ambulantes, jornaleiros, frequentadores de bares e cafés, praticando uma espécie de velada e gratuita consultoria. Descobriu que o zagueiro pelo qual desembolsaria seus caraminguás não era tão interessante como lhe disseram. Todos lhe falaram de outro, daí mudou de ideia e isso gerou espanto na imprensa: então o Santos contrata jogadores segundo informações dessas pessoas? E por que não?, pergunto eu. Esses, talvez muito menos mais conhecedores do assunto do que, técnicos e gente interessada somente em repassar jogadores, os tais olheiros de alto custo. Um evidente preconceito a esses todos, os imbuídos de algo inigualável, a sapiência das ruas. Se o Santos fechou o tal contrato não me interessou, mas sim, a abordagem como ouvi sendo comentada num rádio carioca dia desses. Eu, assumido consultor para assuntos variados e múltiplos das vozes provenientes da rua, não dou um passo sequer sem sentir a temperatura do ambiente em que vivo, sem antes ligar para o Manuelão, que permanece o dia inteiro sentado no bar aqui da esquina. Ligo e pergunto: "Tudo limpo? Posso sair em paz?". Só daí saio de casa. E vocês, acreditam em tudo o que ouve, vê e lê pela mídia massiva ou escuta mais os amigos no botequim da esquina?

2.) UM ESPETÁCULO COM FALABELLA NO TEATRO E NADA NO "CULTURA" DO JC

Leio o Jornal da Cidade todos os dias, nosso único jornal diário impresso. Como consumidor e instigador de Cultura, vejo no "Caderno Cultura" uma real possibilidade de ali estar presente uma ampla diversidade de opiniões e matérias sobre esse tema. Algo me intriga. Hoje teremos um espetáculo com Miguel Falabella no Teatro Municipal. Antes de tudo, ele foi amigo quase íntimo de um bauruense ilustre, Mauro Rasi e, ambos praticantes de um tipo de teatro que predominou no Rio e país durante longo período, o Besteirol. Somente por causa disso, sua passagem pela cidade deveria merecer uma ampla matéria com esse homem do teatro e TV. Falabella veio conhecer a terra do Rasi e o que vejo nas páginas do JC? Nada. Nem sequer uma linha. Lá vi publicado anúncio do espetáculo, hoje, com uma tarja de "Esgotado". Mas, e a matéria? Achei que tivesse passado batido, revi edições anteriores e nada. Qual o motivo? Não sei. Isso me faz lembrar a TV Globo quando não transmitia a Fórmula 1 e isso passou a ser exclusividade da TV Band. Deixou de ser notícia e nem falavam da existência da corrida de Fórmula 1. Hoje a TV Globo repete o feito, pois amanhã 7h30 da manhã teremos jogo amistoso da seleção brasileira de futebol na Austrália contra um dos nossos maiores rivais, a Argentina e como a Globo foi preterida da transmissão, não vejo nada sendo dito sobre o jogo, pois isso favoreceria que, os telespectadores assistissem em outros canais. Isso para mim tem nome e sobrenome, pois deixamos de tomar conhecimento de notícias, fatos e acontecimentos. Não creio que o JC tenha agido da mesma forma com o Falabella, mas vi na ausência de uma mísera matéria, algo ainda não entendido por esse leitor. Perder essa rara oportunidade, para mim, inexplicável.

MINHAS ALFINETADAS EM PIRAJUÍ - Como venho fazendo já faz tempo, tento aqui rememorar meus velhos textos publicados semanalmente n'O ALFINETE, da vizinha cidade de Pirajuí SP. Hoje seis, entre os meses de julho e setembro de 2005. Segue o baile...
Edição 338 – nº 262 – Coisas de nossos políticos – 03.09.2005
Edição 339 – nº 263 – Você se liga nessas coisinhas – 10.09.2005
Edição 340 – nº 264 – Nada é tão ruim que não possa piorar – 17.09.2005
Edição 341 – nº 265 – O anjo com sombra de diabo – 24.09.2005
Edição 342 – nº 266 – PT e a derrocada final – 01.10.2005
Edição 343 – nº 267 – Uma multa e uma justificativa – 08.10.2005

Nenhum comentário: