sexta-feira, 9 de junho de 2017

CENA BAURUENSE (161)


QUEBREM OS CADEADOS! INSCRIÇÃO DEFRONTE O AUTOMÓVEL CLUBE
Vi ontem a inscrição feita a caneta Pilot lá no muro defronte o Automóvel Clube, praça Rui Barbosa e não resisti, cliquei não só a inscrição, como o estado de abandono do atual prédio. Não quero fazer apologia e defender que a Prefeitura, na pessoa da Secretaria de Cultura renovasse o aluguel do imóvel e ali tivesse solução de continuidade como palco musical de formação de jovens talentos na cidade. Não faço apologia, mas não entendo como saiu do local. Pelo que sabia, o aluguel girava em torno de R$ 5 mil reais e foram se instalar no ainda não apropriado espaço ocupado na Estação da NOB (há mais de sessenta dias). Alegar economia não cola, pois apenas com o valor do salário gasto com um comissionado da Cultura, em torno disso, o aluguel estaria pago.

Repaginar a Estação da NOB também algo louvável, necessário e urgente. Triste ver que isso não está ocorrendo de fato e de direito, ou seja, saíram do Automóvel, foram para a Estação. Um espaço foi abandonado e o outro, o onde se instalaram não sofreu nenhuma melhora nos últimos tempos. O desinteresse pelo Automóvel não é novo. O ex-prefeito Rodrigo Agostinho já havia demonstrado claramente não ter vontade nenhuma de renovar o aluguel, algo referendado e consumado pelo atual, o Gazzetta.

Hoje, a Estação ainda continua um incógnita e o Automóvel, devolvido aos seus proprietários, como se vê nas fotos, abandono, que se não é maior, deve-se ao fato da saída não ter se dado há tanto tempo. A planta no vaso já está praticamente seca (a chuva dos últimos dias ajudou), o mato já começa a crescer nas brechas e o cadeado, pela inscrição está prestes a ser quebrado. O que será disso tudo? Será transformado em mais uma casa fantasma no centro da cidade? Nem CODEPAC - Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Bauru, temos mais para consultar sobre esse e os demais imóveis tombados na cidade.

Imagino ali uma imensa casa de expansão, divulgação e propagação de Cultura, mas isso seria algo para loucos e loucuras mais que necessárias. Que falta fazem os loucos nesta e em todas as demais cidades brasileiras, pois esses, mesmo quando não acertam, insistem em tentar. Marasmo não é bom em lugar nenhum. Sei que é fácil falar, sugerir, mas difícil mesmo é ser, fazer e acontecer. Agora mesmo, li algo meses atrás sobre o provável Mercadão na Estação da NOB, mas acho que tudo deve ter esfriado com o passar dos dias, assim como a temperatura nesse começo de junho.

3 comentários:

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 1::


Helena Aquino Que horror um prédio lindo desse, se encontrar em completo abandono !!!
Pergunta que não quer calar ... KD ESSE SECRETÁRIO DE CULTURA ??? Ele existe mesmo ???

Gilberto Truijo TEM SECRETARIO?

Helena Aquino Então amigo Gilberto Truijo, se existe, ninguém sabe, ninguém viu ou vê.

Henrique Perazzi de Aquino Helena: o prédio nunca foi da Cultura, foi sim alugado e qdo venceu esse último aluguel foi devolvido ao dono e a banda e orquestra que ali estavam foram deslocados para Estação NOB. Meu questionamento foique, se o fato é contenção despesa, deixar de pagar R$ 5 mil de aluguel é o mesmo que deixar de pagar salário para um cargo de comissão de lá. Agora, se reformarem a contento a estação, também ótimo, mas isso não ocorre.

Helena Aquino Então mano, mas eu também quis dizer implicitamente, que o referido secretário, deveria se empenhar nesse assunto. Um aluguel pequeno para um prédio tão lindo.

Maria Celia Perazzi Mais uma tristeza.

Bruna Garcia meu sonho é ver todos os artistas e envolvidos com a cultura quebrando esses cadeados e instalando uma ocupação nesse lugar tão bonito e nosso :////

Henrique Perazzi de Aquino Isso é uma ideia para lá de sensacional...

Vanda Silvia Novelli Henrique, vc sabe quem é o proprietário?

Júlia Sillva · 8 amigos em comum
Se tiver me chama que eu vou

Thiago Neves Parece que esse espaço está com problema de documentação, entre seus sócios. Foi a informação que foi me passada. Por isso não foi renovado o aluguel.

Henrique Perazzi de Aquino Primeira vez que ouço/leio isso. Sei lá...

Thiago Neves Henrique Perazzi de Aquino esse imóvel, é particular.

Fabiana Trevisan de Lima Pelo q fiquei sabendo o antigo dono morreu e os herdeiros não acertaram a documentação. Eu não sei a opinião das outras pessoas, estou trabalhando aqui na estação tb há algum tempo, e apesar de devagar como tudo no setor público, algumas melhorias es...Ver mais

Henrique Perazzi de Aquino Fabiana Trevisan de Lima, isso que me conta é ótimo, Integração com o que se tem... Ouvia dizer de problemas de segurança, mas nada se confirma.

Fabiana Trevisan de Lima Henrique Perazzi de Aquino acho que tudo caminha para solução. Estamos numa região central, acho que até menos crítica que a praça Rui Barbosa em termos de segurança. Venha dar uma volta aqui. A sala do setor de educação da EMDURB fica na antiga sala de bagagem. A parte da tarde geralmente está mais agitado com os musicos, rs.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 2:

Renan Casal Eu montaria uma casa noturna ai mas esbarraria no problema da acessibilidade ja que o predio não possui elevador e por ser tombado não pode mexer na estrutura para fazer.

Henrique Perazzi de Aquino Seria uma linda casa noturna. O tombamento nunca foi problema, facilmente contornado, pois uma casa não necessitaria destruir nada. Um elevador lateral pequeno resolveria o problema da acessibilidade.

Ricardo Santana Penso q deveríamos focar na Estação Cultura, para fortalecer e ocupar. Reverenciando com muito respeito o trabalho dos funcionários como Orlando Alves e toda aquela equipe do Museu Ferroviário Regional de Bauru - MFRB em prédio contínuo ao da Estação.

Ana Maria De Carvalho Guedes Meu primeiro CARNAVAL com meu marido. Patrimônio histórico-cultural abandonado?

Paulo Barreto Sá Barreto Esse imóvel era alugado por 7.000,00 reais, a secretaria fez o correto em entregar o imóvel. Conheço alguns sócios, eles querem vender o imóvel já faz algum tempo, porém o imóvel é tombado é realmente é triste ver um imóvel tão importante nesse estado. Acredito que os únicos responsáveis por esse estado são os próprios associados que são mais de trinta sócios. O sonho é que eles fizessem a doação para a prefeitura. Bom esse é meu ponto de vista. Lembro-me do primeiro festival de inverno que aconteceu lá. Foi simplesmente show...

Bel Marques Noossa! Lembro na minha juventude do bar do Automóvel Clube... carnaval ... curti muito o espaço, pena essa degradação , o prédio é muito lindo merecia ser tombado ... cuidado ...

Henrique Perazzi de Aquino Tombado já é pelo CODEPAC local. Falta hoje alguma adequação e utilização.

Janaína De Almeida Mayer Doro Judiação

Bkl Bruno Sobre um gasto "desnecessário": com todo respeito a causa ecológica, mas será que seria necessário, na atual conjuntura, gastar 1 milhão pra dois ônibus elétricos...

Roque Ferreira Tombar é fácil...qual a política de Estado para recuperação, preservação e uso deste imóveis?

Henrique Perazzi de Aquino Roque Ferreira, fui por 4 anos presidente do Codepac e no meu período, graças a alguma inspiração vinda não sei de onde, não aprovamos nenhum tombamento novo. Isso mesmo, nenhum. Haviam tombado 40 numa só batelada anos antes. Foi difícil administrar a efervescência produzida pelas leis existentes e normas a serem seguidas pelos ao meu lado, cada um com um entendimento de como devia ser o procedimento. Debatemos a questão à exaustão, sem nenhum novo tombamento. Hoje, nem isso temos mais e se alguém quer fazer algo, por exemplo, no Automóvel Clube, recorre a quem se nem órgão competente para discutir existe mais?

Roque Ferreira O Automóvel Clube é uma propriedade privada. Neste momento se alguém ou algum órgão quiser realizar "alguma", deve procurar o proprietário ou proprietários, como fez a prefeitura quando alugou o mesmo. Sua resposta corrobora o que disse: não há é não houve política de Estado para tratar de forma positiva esta temática.

José Carlos Brandão Henrique, a explicação é que, com a morte do sr. Antalcidas Pereira Leite, no final de 2016, não há nenhum outro responsável com quem assinar o contrato. Infelizmente, parece que a burocracia jogou no lixo aquela beleza de prédio, patrimônio de Bauru. Ninguém vai tomar providências? O Automóvel Clube virou território de ninguém. Até quando? Até virar lixo?

Henrique Perazzi de Aquino Então a melhor solução é mesmo a dada pelas meninas no começo dessa discussão: entrar e ocupar culturalmente aquilo tudo.

Paulo Barreto Sá Barreto ICarlos Brandão existe sim um responsável pelo imóvel, conheço ele.

Mafuá do HPA disse...

COMENTÁRIOS VIA FACEBOOK 3:

Jair Fontao Odria muito triste ver o abandono do prédio do Automóvel Clube de Bauru , e também da antiga Estação Ferroviária, assim como outras obras tombadas, em estado de abandono.

Cristina Zanin Sant'Anna mais uma vergonha para a cidade, muito triste isso

Luiz Vitor Martinello AVTOMOVEL CLVB DE BAVRV

nunca entrei lá ...Ver mais

Luiz Vitor Martinello Agora é que ninguém mais vai entrar...

Marcele Luize Pereira Ferreira Triste é ver as crianças e adolescentes que fazem parte de um projeto lindo, desastrosamente (des)acolhidas no prédio da Estação ainda abandonado.

Eduardo Suaiden e como era bonito passar na rua e ver jovens com brilho nos olhos e com o sonho da música na mão...

Marcele Luize Pereira Ferreira Putz, era... O lugar morreu...

Anderson Rodigheri Hirt Matos a verdade é que a cidade está num estado de abandono, principalmente no que se refere a pavimentação, não adianta mais tampar buracos porque as ruas necessitam de recapeamento total... é triste.

Ivelize de Agostini Acho o mesmo, é tirar a roupa de um santo para vestir outro, e a estação ainda não tem estrutura nenhuma pra abrigar o pessoal da música, está ainda parecendo uma sucata da NOB, ainda necessita muita reforma...como dizem os italianos " bella robba" para a arte e a cultura...mas que é imprescindível para a educação de um povo.E passo por lá não vejo nem ouço mais os jovens músicos ensaiando,todos que passavam pela rua gostavam, como em Tatuí, a terra da Música.Um dia quem sabe a gente vai entender o que os políticos teem contra a Arte ,a Educação e a Cultura...

Camila Cavalcanti · 20 amigos em comum
Q triste :(

Eu e meu pessoal estamos atrás de locais para fazer eventos e espalhar alguma forma de cultura nessa cidade, nem escolas, faculdades, locais particulares querem ceder o espaço mesmo oferecendo aluguel. Ver um prédio desse tamanho abandonado que podia atender algumas de nossas necessidades é realmente muito triste. "Cultura" mesmo é os barzinhos da Getulio, Bauru parou no tempo.