sexta-feira, 20 de outubro de 2017

UM LUGAR POR AÍ (100)


O QUE A INGLATERRA TEM A VER COM ISSO? – DUAS HISTÓRIAS

Isso só pode ser assunto para uma sexta-feira...

HISTÓRIA 1 – Ana Bia recebe ligação logo pela manhã de uma baita amiga, agora morando na Inglaterra. Foi conversa longa e quando desligou, vira para mim e diz: “Olha o que ouvi dela. Disse que nesses dias havia falado com vários aqui do Brasil e em todos uma constatação. Além da conversa, comum em todas as conversas algo de dificuldades, problemas, tensões, ou seja, todos estavam reclamando. Ela me disse que nunca havia notado um grau tão elevado de brasileiros preocupados, com suas vidas em dificuldade, receio de algo, como se estivessem perdidos no meio de um tiroteio, desorientados”. Falamos a respeito e nossa conclusão é isso que também vivenciamos. A amiga da Ana não descobriu a pólvora, mas percebeu nas conversas algo do atual sentimento nacional, desolação total e absoluta diante dos quadrilheiros no poder. Estamos todos encalacrados e atolados até o pescoço com a crueldade de onde nos enfiaram. Cada um curte à sua maneira algo da piora do país, dor interna aguda, dívidas acumuladas, doenças agravadas, úlceras dilatadas, instabilidade, desconserto e desestabilização generalizada. Todos com aquele sentimento de que algo nos persegue e se isso ainda não ocorre, estamos por um fio. Em cada um de nós uma dolorosa história, resultado disso que esses insanos e cruéis golpistas fizeram com o país, destruindo sonhos e destruindo possibilidades de uma vida saudável. Eu mesmo tenho uma longa e dolorosa história de depressão provocada pelo vendido e sacana Brasil soltando a franga. Querem ouvir? Estão com tempo?

HISTÓRIA 2 – Numa das passadas do filho por aqui falamos sobre a saída da Inglaterra da União Européia, o Brexit. Ele me faz perguntas inteligentes e delas a conversa se prolonga: “Você imagina o que a geração de jovens ingleses perdeu com a Europa de fora do Brexit?”. Assunto para mais de metro. Divagávamos em meio a essa turbulência brasileira, até chegar no assunto onde finalizamos a conversa. “A Inglaterra é um dos mais novos paraísos fiscais do planeta. Sabia que, ela possui um dos metros quadrados mais caros do planeta? Sim, lá em Londres existe um condomínio com preços inimagináveis para pobres mortais. Nele só os magnatas do mundo, todos os que fazem negócios estratosféricos mundo afora, como os sheiks árabes, os mafiosos russos, judeus da mais alta estirpe, donos das corporações mundiais, tudo reunidos num só local. A saída da União Europeia ocorre muito mais por pressão desses, para que seus negócios frutifiquem sem controle de outros países. O condomínio deles é um mundo a parte, leis próprias e a maior concentração de grana por metro quadrado do planeta. Ali está sendo decidido os destinos do mundo, as grandes negociatas do planeta. Pesquise e vai encontrar muita coisa para ler sobre isso”. Anotei num papel e ele ficou por mais de mês aqui num amontoado diante do meu computador, desses tantos esperando o momento de virar um texto. Hoje pesquisei e constatei a veracidade do que havia me dito. Meu filho é meu alento para papos deste tipo. Ainda bem que o tenho. Leiam isso: https://www.idealista.pt/…/14047-os-bairros-dos-milionarios….

Nenhum comentário: