quinta-feira, 12 de outubro de 2017

BEIRA DE ESTRADA (83)


TRÊS FLASHES DO COLÓQUIO MODA OCORRENDO EM BAURU

1.) REENCONTRANDO ESTRADEIROS...
Em dois textos publicado no blog do Mafuá contei a história de dois irmãos livreiros, que revendem livros país afora, de evento acadêmico em evento acadêmico. Foi em "OS MASCATES DO SÉCULO XXI SÃO DOIS LIVREIROS", 17.10.2012 e depois com "LIVREIRO JÁ É UMA MARAVILHA, ESTRADEIRO ENTÃO, ALGO INCOMPARÁVEL, INCOMENSURÁVEL", 08.09.2014, podendo ambos os textos ser lidos clicando a seguir: http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search?q=Rio+Books.

Hoje ocorre no Guilhermão da Unesp Bauru a abertura do 13º Colóquio de Moda e quem encontro logo de cara na entrada do evento, com uma banca ocupando amplo espaço? Claro, um dos irmãos, o Stevenson, da Rio Books. Amigo de longa data, por pouco não se hospeda no mafuá. Rever estradeiros desse naipe em pleno século XXI, percorrendo o país de fora a fora, carro cheio de livros e pra babar de vontade de arrumar algo da mesma envergadura e escapulir pela aí, sem eira nem beira, mascateando sonhos, a vida, revendo gente nova em cada porto. Esse é um que admiro de montão, pela ousadia em insistir e tocar sua vida até quando puder vijando, trabalhando e gastando sola de sapato.

2.) ELE CONTINUA CUIDANDO DA BANDA E ORQUESTRA MUNICIPAL...
Tempos atrás escrevi dele no Mafuá, o Paulão, dos tempos quando ficava ali sentado diante do Automóvel Clube, numa espécie de cão de guarda não só do prédio, mas das preciosidadees existentes lá dentro, a Orquestra e Banda Municipal. Cliquem a seguir e leiam o escrito em 11.04.2014, "PAULO CUSTÓDIO É O GUARDIÃO DO AUTOMÓVEL CLUBE": http://mafuadohpa.blogspot.com.br/search….

O tempo passou e tudo se foi lá do Automóvel Clube e hoje estão lá na Estação da NOB. Quem continua fazendo a mesma coisa e com a mesma presteza e atenção é o servidor municipal, o Paulão. Hoje, na abertura do 13º₢olóquio de Moda, lá no Guilhermão da Unesp Bauru, adivinhem que acordou às 6h da manhã, preparou todos os instrumentos, colocou num ônibus, esperou todos os músicos e ficou ao lado de todos o tempo todo, zelando, cuidando, olhando, olhar de lince? Eu fiquei durante a apresentação com um olho na belezura dos músicos e outro no Paulão, olhos e ouvidos atentos em tudo. Foi o último a adentrar o onibus que os levaram de volta para sua nova casa. E logo mais à noite tem mais, desta vez lá na própria Estação da NOB. Não perco por nada.

3.) SUKA DESFILOU, ELA, A FILHA E A FAMÍLIA INTEIRA FOI VER DE PERTO...
Sueli é também cantante na dupla Suka e Miranda, ao lado  do marido. Foi durante muito tempo servidora pública na Unesp Bauru e de lá, esbanjando simpatia, formou legião de amigos. Cantando viaja por aí, região toda em apresentações onde se encontra consigo mesma. Mãe, avó e um amor de pessoa, ela e o esposo, simpáticos pra mais de metro. Impossível não esbarrar neles e não se contagiar com uma conversa a se estender mais e mais, sem querer se acabar.

No desfile do estilista, figurinista e homem de moda João Pimenta realizado dentro do 13º Colóquio de Moda, lá na gare da estação da NOB, noite de quinta, algo único, um staff criado e composto por bauruenses e nele Sueli e sua filha. Ela desfila pela primeira verz na vida e traz toda a família para presenciar o feito. Outros tantos fizeram o mesmo e a gare bombou de gente, não os congressistas do Colóquio, mas familiares dos que estavam na passarela. Foi lindo demais da conta ver essa interação entre tantos, todos felizes da vida, rindo de orelha a orelha.

Nenhum comentário: