sábado, 28 de outubro de 2017

DICAS (165)


CADA UM ESCOLHE O LADO QUE MAIS LHE APETECE – GAZZETTA ENTRE A CRUZ E A ESPADA
Semana passada uma Audiência Pública e ali a discussão dos MOVIMENTOS SOCIAIS localizados em Bauru. A Câmara de Vereadores lotou e as discussões são mais do que reveladoras. Hoje já se comenta o fato de Bauru ser o Pontal do Paranapanema da atualidade, local de grande concentração de assentados em busca de um pedaço de terra, seja rural ou urbana. O fato disso estar ocorrendo na cidade tem motivo mais do que evidente: a imensa quantidade de terras devolutas, muitas públicas e nas mãos de grileiros e sendo utilizadas de forma mais do que irregular ao longo de muitas décadas. O trabalhador que não é bobo, ciente disto, quer o seu quinhão, pois se o abastado pode se beneficiar, tirar vantagem e proveito, nada mais justo do que requerer também “a parte que lhes cabem deste latifúndio” (letra de Chico Buarque em Funeral de um Lavrador).

O esperneio é geral quando o trabalhador se mostra organizado e requerendo de forma justa a sua parte no bolo. Lacaios se alevantam e esperneiam, clamam e insuflam os incautos a tomarem posição contra o que consideram um perjúrio, ou seja, trabalhador reivindicar e exigir, ainda mais dentro de um desgoverno temerário como o atual. Na própria Câmara dos Vereadores, alguns sobem à tribuna e cagam regras, clamam pelo endurecimento e radicalização da questão. Querem na verdade os trabalhadores desmobilizados, acampamentos e assentamentos destruídos e vida que segue, com a penúria prevalecendo acima de tudo e todos. Um mais eloquente quer palanque, esbraveja e desta forma, quer seu nome elevado, conquistando adeptos e asseclas. Evito de continuar citando seu nome, pois desta forma estaria contribuindo para a construção dele como o bolsonarito da cidade. Como não quero alavancar algo que abomino, deixe ele lá na sua insignificância e a luta dos trabalhadores do lado de cá.

O que ressalta desta luta pela terra na sua vertente bauruense é a posição do prefeito Clodoaldo Gazzetta. Chegou a firmar um compromisso com os movimentos sociais em garantir eles em locais pré-determinados até que a solução definitiva fosse encontrada. Os assentados acreditaram nisso, mas hoje, após a pressão do lado contrário e o compromisso dele desde sua eleição com forças conservadoras da cidade, o fizeram mudar de rumo e mostrar sua verdadeira face. Assentamentos estão sendo suprimidos e outros já com data para serem reintegrados à sua condição anterior. Gazzetta não cumpriu a palavra para os trabalhadores, mas a cumpre para os poderosos de plantão. Isso intensificará a luta e os confrontos na cidade, algo do qual ele não poderá se isentar de culpas. A Audiência Pública mostrou o grau de mobilização e de consciência política dos envolvidos e isso tudo serve de alerta para o que virá pela frente. Um denominador comum, onde o prefeito pudesse voltar atrás e, desta forma, impedir que a violência ocorra e manche mais uma vez sua já combalida administração seria a solução ideal. Entender que o trabalhador não invade terras, mas sim ocupa áreas previamente estudadas, todas usadas ilegalmente e com histórico de uso indevido, isso é primordial para não confundir tudo e contribuir para o não entendimento do que de fato ocorre no país. A riqueza deste movimento social transcende Bauru e demonstra o grau de consciência do trabalhador em nossa região. Estar ao lado deles é o mínimo que posso fazer neste momento.
obs.: fotos sacadas/gileteadas do facebook de Roque Ferreira.

Nenhum comentário: