quarta-feira, 16 de maio de 2018

BAURU POR AÍ (152)


O GRANEL LÁ DO GASPA SOUBE DAR A VOLTA POR CIMA – ADORO O COMÉRCIO DOS BAIRROS
Eu sempre gostei muito de fazer compras em mercados e vendas de bairros. Primeiro porque sei que os custos destes são menores e daí uma grande possibilidade dos preços serem mais convidativos. Podem me dizer que, esses não conseguem concorrer com os grandões, pois esses compram mercadorias de caminhões fechados e os pequenos de atravessadores, em muito menor quantidade. Sei disto, mas o que me encanta nesta vida é ver a vida fluindo para os pequenos, os que conseguem abrir uma pequena venda e dela fazem o negócio de suas vidas. Tudo gira em torno daquele negócio, muitas vezes localizado em bairros periféricos e num lugar onde todos se conhecem. Até o pagamento fiado ainda existe e vence o tempo, pois quando um conhece o outro, conhece seus hábitos, o dia quando recebe, um confia no outro e a coisa rola de uma forma impossível num grande negócio, onde não existe isso do dono do negócio estar ali presente e acompanhar todas as fases da venda, desde a compra, por exemplo, dos hortifrútis no Ceasa, até a colocação da mercadoria na gondola, depois a venda e também o depósito no banco.

Tenho afeto especial por um mercado de bairro e dele escrevo umas poucas linhas. Trata-se do GRANEL SUPERMERCADO, lá no coração do Gasparini. O Mauro, seu proprietário é um batalhador. Começou pequeno, numa portinha e foi crescendo. Conseguiu até comprar uma fazenda, criar gado, mas foi enganado por ladrões que, lhe passaram a perna. Foi triste demais acompanhar a penúria do Mauro e de sua família após o feito. Sabe o que fizeram? Se enfiaram novamente no trabalho, trabalharam dia e noite, algo ininterrupto e nessa semana quando passo novamente por lá tenho uma belíssima surpresa. O mercadinho voltou a ser um mercado de responsa, desses de encher os olhos e dignificar o lugar. Se pudesse só compraria o que preciso para sobreviver em mercados tipo o do Mauro, pois sei o quanto suaram para chegar onde estão. Essa volta por cima foi das mais dolorosas. Ele sabe desse negócio de mercado, cresceu e perdeu tudo. Foi quando fechou os olhos, acreditou no pessoal do seu bairro, os à sua volta e pouco a pouco foi reconquistando tudo. Creio eu hoje, se ele tem que reconhecer alguém pela belezura do que vejo lá no Granel isso se deve em grande parte ao povo do Gaspa que acreditou neles todos e o fizeram dar a volta por cima.

Quem ganhou foi a população do bairro, pois hoje, quando ele está novamente firme, todos ganham. Mauro e sua esposa, ela sempre no caixa, pegando no pesado com ele, seu filho e parentes próximos são os belos exemplos de criatividade e de como algo montado num distante bairro pode dar certo e vicejar de forma altaneira. Tenho certeza que os moradores estão orgulhosos e contentes pelo tipo de mercado que o Mauro propicia aos seus, não devendo nada para os grandões da cidade. Ele tem de tudo, o pão é ótimo, o açougue bem uma pessoa especializada no corte de carnes, nas bancas de verdura tem de tudo e o caminhão do Granel está de madrugada buscando tudo no Ceasa e com outros fornecedores. Eu não ganho nada escrevendo e contando histórias como a da família do Mauro, nem ele sabe que estou escrevendo dele, mas me enche de prazer fazê-lo, pois acompanhei sua luta, abnegação e sei, hoje ele está mais atento, não se deixará enganar pelos aproveitadores que surgem assim do nada, nos oferecem vantagens, preços não existentes no mercado, mas no fundo querem mesmo é nos passar a perna.

Coisa pra me deixar contente é ver esses mercados de bairro dando certo. Em Bauru tem muitos com tudo em cima. Juntando o tino comercial, com a necessidade do local, na junção disso tudo uma grande possibilidade desses terem sucesso e os do bairro não irem em debandada comprar em lugares distantes. Tenho certeza que o povo do Gaspa gosta muito do Granel. É um dos locais dos mais agradáveis por lá e para quem não conhece vale a pena. Os bairros de Bauru possuem lugares inacreditáveis de saborosos. Em cada um, algo diferente, cheio de vida, pulsando e irradiando algo de bom. Não me canso de enxerga-los e ir contando algo por aqui.

A APROPAGANDA GOLPISTA APUNHALA ELES MESMOS
'O Brasil voltou, 20 anos em 2', diz convite de comemoração do governo Temer
Temer, o insano golpista e sua thurma são mesmo ruins da cabeça e doentes do pé. Paga para uma agência de publicidade fazer um anúncio com o slogan acima e a divulga sem sacar a imensa pisada de bola. O cara assume publicamente que fez uma merda mais que danada com o país. Nisso ele acertou na mosca, o país voltou vinte anos em apenas dois e estamos no fundo do poço. Daqui pra frente, só merda.

3 comentários:

Anônimo disse...

Queriamos agradecer pelo texto que nos surpreendeu contando um pouco da nossa historia que nem todos valorizam aqui no nosso bairro.

Nos fortalecendo e motivando a cada dia mais a está aqui trabalhando e querendo servir melhor nossos clientes. Muito obrigado por valorizar nossa historia.

Familia Granel agradece de coração mesmo....

Unknown disse...

Família muito trabalhadora e guerreira. Deus abençoe muito a vida de cada um e parabéns pelos seus anos de luta! Muito sucesso!

ANDRÉA FLÓRIO disse...

Ótima matéria. É digno comentar da responsabilidade social na geração de empregos diretos e indiretos. Movimentando o comércio local.