terça-feira, 1 de maio de 2018

BEIRA DE ESTRADA (94)


A GENTE SE DEIXA LEVAR POR QUERER RESOLVER TUDO NA BASE DA PAZ E AMOR

Fui almoçar ontem no restaurante Gamboa e lá, como em todos os demais, não sendo exclusividade deste, a TV ligada naquela hora (e em todas as outras) na maldita TV Globo. Comi assistindo ao telejornal, o HOJE e lá algo surreal. Uma ampla matéria sobre os 50 anos do que aconteceu na França em 1968, as barricadas, pedradas voando para tudo quanto é lugar, a contestação ali presente. Fixei olhos e ouvidos, pois queria ouvir o que diziam. Teceram loas para o ocorrido, como se bestas fossemos. Lá longe, 1968 na França pode o povo se rebelar, mas aqui, neste rincão varonil onde eles, essa boçal e insana TV manda não pode. A resistência popular lá é transformadora, aqui é ato de vândalos. E os babacas que ainda acreditam nessa nossa mídia massiva, ou são todos néscios ou são também tão sacanas quanto tudo o que vejo sendo transmitido. Não existe mais nenhuma possibilidade de credibilidade nesse tipo de imprensa. Estão a serviço do que de pior existe neste país, ou seja, jogam somente segundo seus interesses, os mais vis deste nosso mundo.
Esse sou eu...


Volto de Curitiba onde fui presenciar o Dia do Trabalhador junto dos resistentes ocupando as imediações da Polícia Federal, onde enclausuraram o ex-presidente Lula. O povo tomou as ruas e tudo por lá, o vermelho predominou, gritamos muito, mas nada além disso. Em cada rua que levava para o prédio do cárcere, um veículo da polícia paranaense, com dois ou três policiais, nada além disto e os protestos nem ousaram passar da fita estendida e impedindo o acesso. Os protestos todos são os mais respeitadores deste mundo. Por aqui neste país vigora um mantra, a de que tudo pode ser feito, protestar é permitido, mas só se for em paz, sem esboçar nenhuma violência. Somos a oposição que toda situação adora, pois viajamos quilômetros e quilômetros, gritamos nas ruas e só isso, nada mais, depois voltamos todos para casa e a vida segue.

Foi isso que aconteceu lá em Curitiba, nada além disto. Alguém em sã consciência ainda acredita que tiraremos esses golpistas instalados no poder só com festa nas ruas, protestos tendo a paz como pano de fundo. Cansei disso tudo. A luta pela libertação de Lula é mais do que justa, mas também não vai chegar a lugar nenhum enquanto não ocorrer um confronto. Sem confronto, o poder hoje constituído vai nos achar um amontoado de babacas, fracos e inoperantes. Conversei muito por lá, opiniões variadas e múltiplas sobre os próximos passos. Alguns esperam por decisões dessa Justiça, ainda creem em acordos com a parte contrária. Nem Lula crê mais em algo dessa natureza. A direita quando chega ao poder, não fraqueja em nenhum momento, vai lá e faz o que o trouxeram até ali. A esquerda quando chega, discute, quer debater com os algozes e até compor com eles. O que tivemos até agora de esquerda no poder não deu certo exatamente por causa disto. Quando tiveram a oportunidade, chegaram lá e não fizeram o que os levaram até lá. Foram compor com os inimigos, os que sempre nos danaram. Não podia dar certo. Nunca dá certo.


Essa minha revolta eu a transmiti para outros lá nas ruas. Um deles me responde: “De que adianta a gente aqui em muito maior número ir até lá invadir a PF e trazer o Lula nos braços? O que faremos com ele? Para onde o levaremos?”. Não existe plano algum. Esperar pela decisão da Justiça é o mesmo que esperar sentado, tirá-lo de lá e fazer o que com ele, quando ainda condenado por essa injustiça declaradamente contra os interesses do povo? Virar este país do avesso poucos efetivamente querem e ousam se colocar a disposição de algo desta natureza. Eu estou cansado, doem as pernas e nem a Marcha da PF até o centro de Curitiba fiz junto da massa. Eram uns 8 km e preferi pegar o ônibus tubo, vinte minutos de viagem, R$ 4,50 a passagem. Eu nada mais faço sem meus remédios, mas ainda consigo participar de algo transformador.

Ontem no mesmo restaurante, um conhecido professor, acompanhado de duas filhas pequenas, por volta de dez anos cada, me aborda quando ia deixando o lugar. Conversamos sobre tudo isto e num momento, após termos a mais absoluta certeza das crueldades todas, da insanidade do país e de no futuro ocorrer o reconhecimento de que isto tudo é mesmo um golpe, que Sergio Moro é um vendido, que Lula foi preso injustamente, de que valerá isso para nós dois, pois creio, nem mais estaremos neste mundo. De que vale para nós, daqui há 30 ou 40 anos isso tudo vir abaixo e tudo ser desmascarado? Ele tenta me confortar, diz quye a História ocorre exatamente desta forma, um processo. Eu estou emputecido com esse tal de processo tão demorado, longo demais para ver seus resultados. Dói ver o que acabo de ver na TV, essa podre TV Globo fazendo um jogo sujo para todos e daqui há uns vinte anos, fará o mesmo feito com o golpe militar de 64, vindo a público e pedindo desculpas.


Mino Carta, um jornalista que leio e tento absorver seus escritos me diz com uma sabedoria incomum: “Fui ao Fórum Social em Salvador, ouvi aqueles discursos todos, muita revolta, palavras de ordem, mas senti que daquela multidão, poucos, muito poucos mesmo estariam dispostos a resistir de fato. Tudo é somente da boca pra fora”. Eu mesmo só escrevo e protesto da boca pra fora. Não tenham medo, receio, pois nem um rato em minha cozinha consigo mais caçar a contento. Ele me vence pelo cansaço. Estamos assim, aceitamos tudo e ficamos debatendo com bestiais, os que acham um crime carimbar notas de dinheiro, os que viram conspiração na fala da senadora para a TV árabe, os que não percebem que o edifício cheio de sem teto serve para criminalizar ainda mais esses e não para denunciar a situação em que viviam. De pernas para o ar, termino aqui meu escrito e vou tomar meus remédios antes da refeição, pois do contrário nem a cachola funciona mais. Passar bem.

O POVO PROTESTA DESTA FORMA MUITO ANTES DESTE HPA NASCER, mas os insensatos, os que procuram pelo em ovo, os que buscam motivo para continuar desdizendo do golpe, da crueldade contra o povo, se fingindo de morto com a situação atual, esses inventam motivos, mesmo eles não existindo, tudo para continuar escrevendo suas baboseiras contra o levante popular que precisa ocorrer urgentemente e recolocar este país no seu devido lugar. Carimbar uma nota de dinheiro é nada perto de tudo o que precisamos e devemos fazer. Desde que me conheço por gente vejo protestos escritos em notas de dinheiro e neste momento, bobocas reaparecem para infernizar e querer brecar o que precisa ser feito de fato. Basta de retaguarda, tá passando da hora de viramos essa mesa, com dinheiro escrito ou sem dinheiro carimbado. Em primeiro lugar devemos é deixar de ser bobocas e repetidores de tudo o que os bestiais de plantão querem que façamos, que é trair os interesses populares. 

"Pra você que não sabe nada da história do seu país e fica repetindo que é crime. Essa é uma das formas de protesto utilizada pela população no mundo todo. CRIME mesmo é se fazer de ignorante a tudo que acontece a sua volta. VAI ESTUDAR!", assim estava escrito num post e aqui repito como provocação.

Nenhum comentário: