quarta-feira, 6 de junho de 2018

FRASES (170)


TACLA DURAN, BATMAN, CAVALEIRO DAS TREVAS E O FIM DA PAZ PARA GOLPISTAS E AFINS
O advogado Tacla Duran conseguiu depor ontem direto da Europa, através de vídeo conferência e expôs de forma clara, objetiva e necessária os desvios de conduta da Lava Jato, na forma como conduzida pelo juiz Sergio Mouro. Impossível tentar continuar encobrindo tudo o que foi feito para culpabilizar com pífias provas o ex-presidente Lula. Veja o link de seu depoimento: https://www.revistaforum.com.br/tacla-duran-diz-que-todos-…/. De tudo o que ocorre, com os poderosos hoje extrapolando, fazendo e acontecendo, atos descabidos, autoritários e beneficiando somente uns poucos, em detrimento da maioria, faço uma associação com uma maravilhosa HQ – história em quadrinhos, “O Cavaleiros das Trevas”, do Frank Miller, tendo as aventuras de Batman como pano de fundo.

Explico. Primeiro deixo claro gostar muito mais de Batman que, por exemplo, Super Homem ou Homem Aranha. Frank Miller é um declarado conservador, mas sua visão da sociedade num todo é muito boa e nesta obra, a melhor de todas, mostra como os poderosos governando Gotham City representam os piores tipos possíveis. A trama se passa numa sociedade toda corrompida, dominada por corporações, crime organizado, mídia à serviço dos donos do poder e governos corruptos, tudo entrelaçado e tramando contra os interesses do povo, auferindo lucros e se lixando para tudo o mais. Nada mais do que uma verdadeira máfia no poder. Tramam descaradamente a favor da continuidade de suas benesses e não medem esforços para impor a arbitrariedade como norma de conduta, ou seja, nada muito diferente do que vemos ocorrendo hoje. Como poderia ser entendida a fala do hoje poderoso Romero Jucá: "Um grande acordo, com Supremo, com tudo".

Inesquecível o momento em que, num episódio Batman, enfrenta o Super-Homem, esse ao lado de Ronald Regan, que aparece como de fato o foi, presidente dos EUA. Os interesses de um e de outro estão mais que declarados. Pois bem, em Cavaleiro das Trevas, a cena principal é em plena reunião fechada entre os mandões de Gotham City, prefeito, chefe de polícia e o mafioso. Jantam e falam sobre o aparecimento de Batman, até então para resolver pequenos crimes, apaziguar a cidade, mas não criando problemas para “eles”. No meio da discussão, uma vidraça é quebrada, uma bomba de gás é jogada sob a mesa e Batman surge diante de todos. Sua fala é algo inebriante: “O banquete de vocês está acabando e daqui por diante não vão ter mais paz”. A mensagem é clara: ESSAS PESSOAS NÃO PODEM DORMIR TRANQUILAS.

Na ficção quem não os deixará mais executar as malversações será Batman. Lá se faz necessário um super-herói para fazer as vezes do que um povo esclarecido, ciente de seu papel faz diante de seguidos desmandos. Ontem ao assistir as declarações de Tacla Duran me veio à mente a saga de Batman, fui à busca do mesmo na estante e vejo que assim como o ex-advogado da Odebrecht está criando problemas para os atuais donos do poder, isso deve ser só o começo. Já que tudo está mesmo de pernas para o ar e os piores nos governando, com mão de ferro, tendo tudo à seu favor, desde a Justiça, Imprensa, Poderes estabelecidos, inclusive o policial e tudo o mais, nada como ir minando, dia após dia, com atos contínuos, não dando trégua, criando problemas, mostrando o quanto são, não só ridículos, mas uma excrecência. Eles, sabemos, não vão deixar o poder por bem, nenhum dos hoje encastelados no poder e traindo todos os interesses populares possuem qualquer intenção de passar o poder para um eleito com postura diferente da deles. Para tanto, talvez nem tenhamos eleições e se ocorrer, será para referendar um dando continuidade ao saque, butim. Diante desse quadro, a fala de Batmam é pertinente: ESSAS PESSOAS NÃO PODEM DORMIR TRANQUILAS.

Nenhum comentário: