domingo, 9 de fevereiro de 2020

BAURU POR AÍ (173)


A PLENÁRIA E O ESQUENTA - POR HOJE É O QUE CONSIGO

1.) PLENÁRIA DIRETÓRIO MUNICIPAL PT BAURU

Foi ontem pela manhã, sábado, 08/02/2020 e o maior sucesso a Plenária realizada pelo Diretório Municipal do PT Bauru, depois de décadas do partido sem reuniões ordinárias na cidade. O retorno à normalidade, com algo mais do que auspicioso para o partido e a cidade, pois com vida orgânica resolvida e muito bem constituída, eis algo que vai além da renovação necessária. Não podia ter sido melhor, com ótima participação de militantes e simpatizantes, o auditório da CUT - Central Única dos Trabalhadores, na rua Quinze de Novembro, quadra 3, centro da cidade, foi o palco de um encontro histórico dentro deste novo momento do maior partido brasileiro e sua representação bauruense. Com toda a reunião subdividida em tópicos, cada um tocado por seu representante eleito e recém empossado, as propostas começaram a pipocar, surgir e despontar no horizonte como uma frente de trabalho das mais louváveis para a cidade, oxigenando sua vida política. Algo realmente empolgante, não só pela fala e disposição da nova presidência, encabeçada por Cláudio Lago, na mesa ladeado por Nina Barbosa e Maria Cecília Campos. Uma certeza, o PT terá candidatura própria, algo já com um candidato sendo lançados, mas respeitando os prazos partidários, outros nomes poderão surgir, assim como os interessados em pleitear vaga para disputar o pleito como candidatos a vereadores, tudo dentro das normas e seguindo os preceitos do partido e da legislação eleitoral. Os próximos passos estarão sendo delimitados e informados. Por hoje, a alegria de estar presente nessa guinada, transformação mais que necessária do PT na cidade.


2.) ESQUENTA DO TOMATE NO GENARO
Marisa e Fátima encarnam espírito do bloco.
 

A gente até que sabe, mas exercita pouco isso de revolucionar o lugar onde vive. Eis aqui uma das tantas possibilidades, que pode ter início com uma simples festa e ir tomando corpo, ganhando espaços outros e ser o gerador de uma grande transformação. Bar, festa e, principalmente o Carnaval para o bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco, o Bauru Sem Tomate é MiXto isso é o trivial do seu dia a dia, pois somos desde o nascedouro contestadores, criadores de caso e só colocamos o bloco na rua se for pra causar, pra desdizer tudo o que está nos apunhalando. A intenção sempre foi essa mesma, a de propor a festança do Carnaval, mas com muita reflexão, a de que com isso, se dê continuidade para a maior festa popular brasileira e com a gente nela inserida se aproveite do momento para fomentar aquele algo mais, a reflexão de que, principalmente juntos a gente poderia virar essa mesa e transformar esse país.
Adham bota pra fora sua euforia.

O Esquenta realizado ontem, sábado, 08/02/2020 no Bar do Genaro, quando saímos temporariamente da base lá no Mafuá (num momento de apreensão com as chuvas) e pelas fotos aqui mostradas, expostas como álbum de figurinhas, demonstra um bocadinho de nossa força e pujança. A gente, se puder e ousar querer fazer, pode ir muito mais longe, basta querer e continuar juntos, na propositura de ser, fazer e acontecer. Com o tema "Bauru - A Cannã das Capivaras, esse bloco escancara muitas mazelas desta cidade dita e vista como "Sem Limites", onde uma cruel e insana elite desdiz do povo e só pensa em seus vis interesses. Quem prestar a atenção na letra e música do Maurinho Santos vai perceber isso. O bloco do Tomate sempre teve um lado e dele não se afasta, nem por um milimetro. Somos ousados e a nossa descida no Calçadão da Batista, o ponto nevrálgico do comércio central desta cidade é algo como termos escolhido o campo de batalha mais adequado, o lugar onde o povo circula no seu dia a dia, não algumas ruas de sua Zona Sul, lugar mais abastado, mas onde a gente cruza com o povão, gente como nós, os tomateiros são assumidos como gentalha, povo sem eira nem beira. Os tantos que padecem dessa bestialidade sem fim que esse país se transformou.
Maria Cecília Campos, musa 2020

A gente só faz festa se tiver esse outro lado embutido, bem explícito, estampado em nossas faces. Os poderosos dessas plagas não estão aqui representados e nem se sentem à vontade de estar no meio de nós. Melhor, eles são lembrados por nós nas letras e nas homenagens que fazemos todo ano. Na deste, algo bem marcante na letra da marchinha e na escolha, feita por eleição livre durante o furdunço, quando um chapéu foi passado e cada pessoa presente pode escolher quem seria o Prêmio Desatenção do Ano. Os três escolhidos na ordem de votação foram o prefeito Clodoaldo Gazzetta, o deputado federal Rodrigo Agostinho e o ex-presidente da Cohab Gasparini Junior. A votação diz muito, até pela sequência dos escolhidos. Temos que lembrar que, existem alguns Hours Concurs no quesito Desatenção, sendo o primeiro deles o economista Reinaldo Cafeo, que um dia tentou impedir o bloco de cantar suas loas, depois o radialista da Velha Klan, Alexandre Pittolli, lobo em pele se cordeiro com o microfone nas mão e o vereador coronel Meira, que pleiteia ser prefeito e radicalizar em muito no quesito "atraso regimental", conservadorismo barato, pueril e retrógrado. Esses lembraremos sempre, pois fazem parte do que de pior existe no quesito banalidade nestas plagas. Como se vê, o bloco só reverencia como "desatento" gente a merecer a premiação com muito louvor. Todos impagáveis nesse quesito.
Mais de 60 pessoas lotaram o Bar do Genaro demonstrando que folia e crítica social andam juntas.

Nenhum comentário: