sábado, 15 de fevereiro de 2020

CENA BAURUENSE (197)


JUNTADA DE DEZ INSÓLITAS CENAS DE NOSSAS RUAS E SOB A ÓTICA DESTE MAFUENTO REGISTRADOR
01. Num vidro traseiro de carro descendo a Araújo Leite, no alto o "livrai-me de todo mal, amém" e no canto esquerdo um adesivo, desbotado pelo tempo, o que creio seja o melhor motivo do livramento, o representando o grande "mal" hoje em curso, o do desGoverno do Bolsonaro. Que bom fosse essa a intenção do ali representado, mas...

02. Esquina das ruas Primeiro de Agosto com Antonio Alves, centro velho da cidade, junto da praça Rui Barbosa, local com portas fechadas, onde tempos atrás esteve ocupado por churrascarias, uma delas a Gaúcha e restaurantes por quilo, com salão no andar superior para eventos, hoje palco em sua fachada coberta, abrigo seguro para moradores de rua se abrigar das intempéries desses chuvosos tempos.

03. Placa na sala "Café com Política" do Jornal da Cidade na rua Xingu homenageia quem inaugurou o espaço em 2004, o então Chefe da Casa Civil do governo Lula, Zé Dirceu e hoje relembro o fato com muita tristeza, pois no desGoverno Bolsonaro o mesmo cargo hoje passa a ser ocupado, não mais por um civil, mas por um militar.
04. Paulinho Pereira é Diretor de Ação Cultural da SMC - Secretaria Municipal de Cultura de Bauru e vive dias muito tensos, com atroz e voraz ataques dos que agem contra o Carnaval. Ele faz de tudo e mais um pouco para tentar aplacar a ira dos insensatos, mas quando o bicho pega mesmo, seu último recurso é espairecer olhando para o quadro à sua esquerda, recarregar a bateria e seguir tocando o barco.

05. Os pontos de táxi, outrora disputadíssimos, hoje em estado de quase abandono, com os nomes dos taxistas ainda na parede, como nesse da esquina da Virgílio Malta com Rodrigues Alves, mas movimento em baixa.

06. Nesse local na rua Araújo Leite, décadas atrás funcionou o primeiro endereço do bar Coisas da Roça, do falecido engenheiro Henrique, mineiro e contador de causos, lugar lúdico e de cheiro inigualável, como se vê, cria de uma casa simples, modesta e aconchegante, como deve ser o lugar ideal para muitas rueiras circunstâncias.

07. Sobrados todos iguais na única quadra da rua Bettino Borgo, atrás do terminal rodoviário, entre ruas Aparecida e Inconfidência.

08. Escombros e ruínas do Postão 30, até década atrás reluzente estabelecimento na quadra 30 da avenida Rodrigues Alves.

09. Compras mais intimistas, proximidade e relação mais afetiva entre consumidores e pequenos comerciantes, como acontece no Supermercado Tobaro na vila Universitária.

10. Local dos mais movimentados na noite bauruense, rua Inconfidência, uma quadra depois das Nações, Albergue Noturno, sono e comida garantidos para os ali abrigados.


E PRA NÃO DIZER QUE NÃO FALEI DAS FLORES, O TOMATE É TAMBÉM LEGALISTA, MESMO PREGANDO O CONTRÁRIO

OBRIGATORIEDADE - O bloco farsesco, burlesco e algumas vezes carnavalesco Bauru Sem Tomate é MiXto não segue (muitas) regras, conceitos, preceitos, leis, normas e imposições exdruxulas e estapafúrdias, porém capitulou em nome do Carnaval bauruense e de tudo de ruim que estão armando contra a festa popular. Dentro do prazo regulamentar estivemos na SMC - Secretaria Municipal de Cultura e preenchemos o formulário possibilitando a descida no Calçadão sem percalços, tropeços e admoestações. Tudo legalizado para dia 22...

Nenhum comentário: