domingo, 30 de maio de 2021

O PRIMEIRO A RIR DAS ÚLTIMAS (102)


HOJE TEM TANTA COISA PRA FALAR E ESCREVER, QUE NEM SEI POR ONDE COMEÇAR...
1.) UM SALVE PARA OS FOTÓGRAFOS BRASILEIROS E PRINCIPALMENTE PARA OS BAURUENSES
Aqui em Bauru eu hoje ficarei copiando todas as fotos que encontrar da manifestação e protesto de ontem nas ruas centrais da cidade, no FORA BOLSONARO, de gente que corajosamente foi para as ruas. Viva para Mauro Landolffi, Pedro Romualdo e Tauan Mateus, pois o trabalhos realizado ontem foi maravilhoso. Estarei juntando tudo num álbum de figurinhas, desses que dá orgulho de ser bauruense. Vocês são DEZ e mais um pouco. Entre na página destes três e leve um susto, pelo maravilhamento possibilitado. Eu queria juntar fotos do Brasil inteiro, como essa aqui compartilhada, mas me reservo as de Bauru, onde esses três profissionais são mais do que valorosos. Rua é tudo, rua é luta e dela não podemos mais sair até vergar, vencer e botar pra correr o inimigo a destruir o país.

HPA, amanhecendo no domingo com mais garra e disposição para os enfrentamentos todos que teremos pela frente.

2.) BOLSUELLEN PARECE QUERER REAGIR, MAS CONTINUA INERTE, FAZENDO NADA E JOGANDO PRA GALERA...
A querida mana Helena Aquino posta ontem algo sobre a reação da novíssima (sic) prefeita Suéllen Rosim pelas redes sociais, após constatar do sucesso da manifestação pró FORA BOLSONARO ontem nas ruas de Bauru: “Trabalha ??? Será que a aglomeração é do bem ??? Me poupe.... A nossa aglomeração ñ é do bem ??? A dela pode ???”. 

Ao lado printado como foi o post da imperfeita prefeita, mas o mais interessante foi a repercussão com outros comentários no post da Helena. Juntei alguns:

- “Bauru tem pressa ..ela parece uma tartaruga”, Adilson Chamorro.
- “Pergunta se na cidade natal dela seria eleita, acho que nem para síndica de prédio”, Regina Célia Perseguim Tavares.
- “A prefeita bolsonarista Suéllen Rosim (Patriota) caiu de algum caminhão de mudança pois não sabe distinguir "PT" e "UJC", siglas de um do maior partido do Brasil e outro de representantes de jovens de esquerda, não necessariamente petistas. Isso dá dimensão do que representa a nova-velha política, representada por candidaturas como ande Suéllen Rosin. Sem identidade política mas com compromissos bastante conhecido$. 1) Pode aglomeração promovida por ela na igreja Restaurar, na quinta-feira, 18 de fevereiro de 2021. Num local fechado abarrotado de gente sem nenhum distanciamento. Sim todos usando máscara. Mas aglomerados em lugar fechado? 2) Pode aglomeração dela no sábado, dia 20 de fevereiro de 2021, em sua igreja? 3) E a micareta do coronavírus em que Suéllen Rosim, SEM MÁSCARA, discursou para dezenas de pessoas ao lado de Luciano Hang, igualmente sem máscara, Era sexta de carnaval, dia 12 de fevereiro. Pode? A principal autoridade do Poder Executivo de Bauru: que exemplo oferece? Agora vem criticar o quê?”, jornalista Ricardo Santana.
- “Trabalha você. Vê quantos estão morrendo. Botucatu conseguiu e Bauru nem com a USP”, jornalista Rita de Fátima Cornélio.
- “Eu não sei desenhar, mas vou explicar no nível básico: NUNCA - na história do mundo, partidos de direita se articularam em favor do povo, para minimizar suas dores e necessidades. A direita só trabalha para si e para os seus. Agora, os DIREITOS adquiridos por meio das lutas dos setores progressistas são usufruídos por todos. Inclusive por quem os critica. Será que a pessoa não sabe que o SUS, a escola pública, a eleição pra cargos administrativos, o voto fe-mi-ni-no, o direito livre de expressar o pensamento - mesmo que fale &$@@&$ foram direitos obtidos pela luta, na rua, pelos partidos de esquerda!???? Ahhh me economize, que direita desinformada é demais!”, Loriza Lacerda de Almeida.
- “Essa só não consegue ser mais ridícula que o presidente dela”, escritora Diva Fernandes.
- “Essa mulher é o fim! Tudo o q a gente não precisa”, cantora Luana Cortez.
A melhor resposta está no cartaz da manifestante, expressando dos motivos e da necessidade de todos estarmos nas ruas pelo fim do capirotismo.

3.) EU A CAMISETA
Depois do sucesso de ontem escancarei e circulei à tarde pela escapulida necessária da parte da tarde ostentando no peito camiseta feita pela griffe do filhão, direto de Araraquara para minha utilização. Presentão lindo do filho para este velho mafuento. Uso sempre que posso, tanto já estar até gasta. Ontem estava envergando a danada e na entrada do mercado sou abordado pelo moço que mede a temperatura: "O sr só vai poder entrar se me contar onde fez essa camiseta, pois quero uma igual". Prometi que iria fazer uma para ele, pois essa é peça única, feita especialmente para mim pelo sangue do meu sangue. Conversamos mais e ele então pede para lhe passar o fone e me adiciona no seu whatts, onde já começamos as tratativas. Entro, compro o motivo de ali estar e na saída peço para ele me fotografar com seu celular e me enviar. Ele o faz e aqui publico com a observação: Não é que fiquei ajeitado demais da conta. Por fim, a camiseta faz o maior sucesso, pois em mais dois lugares onde fui, me disseram algo positivo e num deles, um senhor inadvertidamente me toca nas costas, vou olhar e me diz assim de sopetão: "Tô contigo e não abro". Hoje nem lavo ela e pronto pra sair novamente, mas creio eu, sem chance, pois a tranca está na porta de casa e o impedimento é de restrição pras ruas quase absoluta. Daí, só me resta postar a foto e espalhar tudo via virtual.

4.) AQUI PODE TUDO...
Isso aqui está virando moda, parece a "Casa da Mãe Joana": uma igreja publica o número de uma conta, recebe valores e ali explícito a intenção de recuperar um bem público. O que pode parecer algo de boa intenção, pode também revelar algo perigoso. Primeiro porque o poder público é o responsável por essas reformas e tudo deve girar dentro de suas esferas, mais fáceis de serem fiscalizadas. Quando um particular se predispõe a fazê-lo existem muitas dúvidas e perguntas sem resposta. A intenção é mesmo a de somente recuperar o bem público? Diante do país hoje de pernas para o ar, tudo gera dúvidas. Uma campanha deste tipo e sem nenhum controle pode auferir uma dinheirama desmedida e muito além do valor necessário para a dita reforma. E daí, a pergunta que não quer calar: o que vai ser feito com a sobra, se acontecer? E outra do mesmo quilate: a intenção quando da abertura da campanha já não era justamente essa? E se não conseguir o intento, a reforma ficaria pela metade? E depois, existe um acompanhamento do poder público, com equipe de engenharia, com a indicação do que precisa e deve ser feito, a fiscalização de praxe? Ver uma peça de propaganda deste tipo circulando assim sem maiores explicações é mais do que problemático, creio até ilegal. Enfim, vivemos tempos onde a prefeita é também evangélica neopentecostal, como a igreja pretendendo fazer a campanha e a reforma, o que já se subentende é algo bem próximo de um acordo para essa finalidade. Vivemos tempos onde a fé pública é constantemente ludibriada e, mesmo que isso tudo tenha boa intenção, creio que, sem nenhuma discussão prévia ou algo parecido, me parece precipitado e estranho. Por fim, não vi, nem tomei conhecimento de nenhuma discussão dentro da Câmara de Vereadores de Bauru a respeito deste assunto. Ou seja, creio ter ocorrido algum atropelo, pois pelo que se percebe, algo já em curso. Quando você crê já ter visto tudo, eis que surge algo a mais para arrepiar os cabelos. Assim sendo, se a moda pega, não se faz mais necessário Prefeitura, prefeito e nem administração municipal. Se deixar, os neopentecostais querem assumir esse papel e já tomam a dianteira, se passando como grandes benfeitores públicos. 

5.) IMPOSSÍVEL COMPARAR O QUE OCORRE NA COLÔMBIA E O QUE OCORRE NO BRASIL
O ato brasileiro nas ruas FORA BOLSONARO do último sábado foi algo auspicioso, mas impossível como vi algumas pessoas, numa tentativa de traçar paralelo com o que ocorre hoje na Colômbia. Uma coisa é uma coisa e outra coisa é outra coisa. São manifestações bem distintas. A Colômbia está fazendo greve geral, está em confronto direito nas ruas, ou seja, o país está paralisado. Confronto com a polícia, bombas nas ruas o dia inteiro, o país parou e nem jogo de Libertadores da América estão mais realizando depois da palhaçada de terem forçado os times jogarem com bombas explodindo dentro do estádio. Como é possível a gente pensar em derrubar um governo sem se utilizar do maior instrumento de luta, histórico isso, que é o movimento grevista. Não parando nada, iremos fazer como no sábado, iremos esporadicamente para as ruas, lotaremos os espaços, fotos lindas, manifestações grandiosas e depois todos voltando para suas casas e no dia seguinte tocando suas vidas, praticamente se esquecendo de que, no dia anterior estavam nas ruas. Na Colômbia hoje o povo não está saindo das ruas. Não existe isso de terminar o ato e acabou, esperando uma nova convocação, pois estão todos mobilizados, parados, em estado de greve e confronto. Quer queiramos ou não, por mais lindo que tenha sido, fazemos protesto no Brasil de final de semana, tudo mais ou menos domesticado.
Tudo bem, sei que o Brasil não possui isso de permanecer nas ruas, mas creio eu, não existe outra saída ou alternativa. É triste, mas no Brasil, quando vamos pras ruas, protestamos e depois, ao final do ato, enrolamos a bandeira e voltamos pra casa. Qual a efetividade disso? Ele não irá cair desse jeito, podem tirar o cavalinho da chuva. Eu me empolgo a cada novo ato, sou brasileiro, estou engajado, participo e tenho a mesma atitude da maioria, sei aqui tudo ser mais lento e se algo mais acontecer, muitos irão dizer, que já está sendo desvirtuado. Ao mesmo tempo em que me animo com o que vi nas ruas, tanta gente, fico também desanimado, pois hoje, domingo, todos já estamos em casa, bem guardadinhos, protegidos e novamente só cutucando, criticando pela via virtual. Diante disso tudo, não dá para comparar o que acontece na Colômbia com o que acontece no Brasil. Na comparação, o nosso presidente é pior que o deles, com maior perversidade, porém, a ação é diferente. Olho para a história brasileira e constato, somos bem diferentes de alguns irmãos latinos. Assim esse governo vai até o final do mandato, pois pelo visto, a maioria das pessoas pensam em só tirar o cara do poder em 2022 e pelo voto. Daí, muita água ainda passará por debaixo dessa ponte e talvez até a via eleitoral se complique. Pra acontecer algo mais agora, primeiro o país precisa estar em estado de greve, tem que paralisar transporte público, tem que fechar avenidas, estradas, bloqueios, tem tudo isso. O Brasil é pela paz, sem confronto e exatamente como ouvi em todos os meios de comunicação no dia de ontem, quando retrataram o que ocorreu: tudo pacífico, sem entreveros. Assim seguimos, lentamente, devagar e sempre.

Nenhum comentário: