sexta-feira, 25 de junho de 2021

ALGO DA INTERNET (177)


O PAU QUEBRA EM BRASÍLIA E OS ÍNDIOS CADA DIA MAIS UNIDOS - SÓ UNIDOS VENCEREMOS A MALVERSAÇÃO BOLSONARISTA EM CURSO
Um dos povos mais unidos deste país são os índios. Há mais de uma semana estão mobilizados em Brasília DF, na defesa dos seus interesses. Comunidades do país num todo para lá se deslocaram e estão coesos, protestando pelas ruas e tentando se fazer ouvir pelos insensíveis detratores brasileiros, os que hoje estão no comando do Congresso Nacional, à serviço do bolsonarismo miliciano, vendendo tudo e neste caso em específico, propiciando a invasão das terras indígenas, com abertura dos portos, escancarar de suas divisas e ilimitada permissividade. Para entender melhor essa luta, essa tentativa de impedir que numa canetada suas terras passem a ser manipuladas de outra forma que não a da manutenção de seus direitos. Estarei por aqui, durante o dia de hoje, dando vazão a vozes indígenas, culminando no final da tarde, com o cacique Chicão Terena, diretamente de Brasília, do palco dos acontecimentos, nos diga de viva voz, algo da luta e de como ela se processa. Algo aqui com fotos enviadas pelo cacique Chicão. Seguimos juntos nessa luta que, assim como tentam fazer com os índios, fazem neste momento com toda a nação, numa luta que sendo coletiva, talvez consigamos reverter, pois desunidos e desconectados, pouco a pouco, um a um, eles, os perversos hoje no poder, vão minando a soberania nacional.

VIDA É LUTA!*
* Texto enviado a mim pelo cacique Chicão Terena, da vizinha Avaí, há mais de uma semana na luta em Brasília DF, fazendo de tudo e mais um pouco contra os malversadores de sua cultura, terra e tradições.
Brasília 23 de junho de 2021
Lutamos com nossas rezas e cantos. Os nossos escudos são os maracás e nossa ancestralidade. O Governo recebe os ruralistas pela porta da frente e os indígenas com bomba de gás, spray de pimenta, balas de borracha, tropa de choque e ódio!
Em meio a pandemia da Covid-19, decidimos mobilizar o Levante pela Terra, em Brasília, e impedir o avanço da agenda anti-indígena do Governo Federal. Pela primeira vez na história um presidente da Fundação Nacional do Índio (Funai) fecha o diálogo e reprime com a polícia o movimento indígena, na capital federal.
Estamos atentos ao Projeto de Lei 490, que está na pauta de votação da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara. Uma proposta inconstitucional que pode acabar com as demarcações de Terras Indígenas. Desde o dia 8 de junho estamos realizando manifestações contra a votação do PL, nos arredores do Congresso, mas ontem (22) nossa mobilização foi reprimida pela polícia em mais uma tentativa de calar nossas vozes.
A Constituição Federal de 1988 está sendo rasgada para violar nossos direitos e ampliar os ataques ambientais. Decidimos lutar até o fim para garantir, não apenas o futuro dos povos indígenas, mas também o futuro da humanidade.
Sabemos que os ataques não irão parar e que não temos o privilégio de parar de lutar. Seguiremos na capital federal balançando nossos maracás para que o mundo inteiro saiba da importância das nossas vidas até o último indígena.
Não temos escolha ou morremos com o vírus ou somos massacrados pela política de morte do Governo. Não podemos sofrer tantas violências sem reagir. Estamos nessa luta pela vida e por isso seguimos gritamos: Sangue indígena nenhuma gota mais!
Pela vida e continuidade histórica dos nossos povos, “Diga ao povo que Avance”.
Articulação dos Indígenas do Brasil
Organizações regionais de base da Apib:
APOINME – Articulação dos Povos Indígenas do Nordeste, Minas Gerais e Espírito Santo
ARPIN SUDESTE – Articulação dos Povos Indígenas do Sudeste
ARPINSUL – Articulação dos Povos Indígenas do Sul
ATY GUASU – Grande Assembléia do povo Guarani
Comissão Guarani Yvyrupa
Conselho do Povo Terena
COIAB – Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira

CONSIDERAÇÕES:
- "Resistiremos firme e forte nessa LUTA, acompanhando as nossas pautas no Congresso Nacional. Agradecemos também a todos simpatizantes de outros movimentos sociais, que somam juntos nesse LUTA. Juntos somos fortes... Abraço cacique Chicão Terena terra indígena de Arariba Avaí SP Brasil", Chicão Terena.
- "Não poderia esperar outra atitude senão essa de você Henrique Perazzi de Aquino, essa luta é de todos, essa dívida com os Povos Indígenas é nossa, povo bestial branco! Os Povos Indígenas são nosso patrimônio mais valiosos e as leis deveriam servir para protegê-los e devolver a eles o que lhes foi roubado na mão grande: terras, cultura, língua e dignidade. Essa PL 490, já chamada por eles de PL da morte é inconstitucional e esses bandidos do colarinho branco que lá dizem representar os interesses do povo brasileiro estão na verdade representando interesses de poderosos saqueadores do nosso Brasil. Temos no poder a mais perigosa corja de bandidos e devastadores da História. Que nós aprendamos com os indígenas sobre os interesse e bem do COLETIVO e juntemo-nos nessa batalha contra esses oportunistas! É preciso apoio popular, se passar essa boiada outras passarão! #levantepelaterra #forabolsonaroesuaquadrilha. A imprensa sensacionalista dá ibope a um bandido procurado por crimes hediondo 24 horas por dia e não dá cobertura a essa luta legítima dos POvos indígenas. Que a luta desses POvos nos sirva de exemplo e que possamos GRITAR contra esses que aí estão nos saqueando, essa luta deveria estar nas redes sociais reverberando, bombando, viralizando como se diz na linguagem virtual, mas as pessoas estão preocupadas em reverberar suas vaidades! Acorda POVO BRASILEIRO!", Mariza Basso.

JÁ TIVEMOS SEDE REGIONAL DA FUNAI
A imprensa sensacionalista dá ibope a um bandido procurado por crimes hediondo 24 horas por dia e não dá cobertura a essa luta legítima dos POvos indígenas. Que a luta desses POvos nos sirva de exemplo e que possamos GRITAR contra esses que aí estão nos saqueando, essa luta deveria estar nas redes sociais reverberando, bombando, viralizando como se diz na linguagem virtual, mas as pessoas estão preocupadas em reverberar suas vaidades! Acorda POVO BRASILEIRO!

CACIQUE CHICÃO TERENA E A LUTA DOS ÍNDIOS BRASILEIROS DIRETO DE BRASÍLIA
Já por três semanas o cacique Chicão Terena, de Avaí SP, está na capital federal junto de outras lideranças indígenas lutando bravamente pelos direitos de seu povo e estarei junto dele, em vários momentos como esse, onde ele irá apresentando algo mais de sua luta e dos acontecimentos onde estiver envolvido. Entraremos ao VIVO toda vez que for por ele acionado e sempre com um algo a mais dessa luta, que não é só dos índios, mas de todos nós, os massacrados pelo desGoverno bolsonarista. Eis o link de bate papo com ele ao vivo, gravado 15h, dez minutos, ele direto do acampamento indígena em Brasília: 
https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/4665392756824030

Nenhum comentário: