sexta-feira, 15 de outubro de 2021

ALGO DA INTERNET (181)


PROFESSORES
- “Amanhã é dia dos professores. Se vc apoia político que mente, ofende, ataca e despreza educadores, não perca seu tempo parabenizando professores. Não seja hipócrita, não precisamos de sua falsidade. E outra coisa, pra terminar. Vc não sabe nada de educação”, Rui Dom Quixote, Pederneiras SP.

- “Ser professor... quantas vidas já passaram por mim durante esses 34 anos de magistério. Quanto aprendizado. Um pouco de mim se foi com elas e muito delas ficaram em mim. Obrigado, meu Deus, meus mestres queridos - aqui representados pela força de uma mulher, guerreira, amiga, professora e inspiradora, Vera Rita Reis Ferreira

- "...A data é um convite para que todos, pais, alunos, sociedade, repensem nossos papéis e nossas atitudes, pois com elas demonstramos o compromisso com a educação que queremos..." Paulo Freire, citado por Jana Arruda.

- “Ser professor só faz sentido se você criar uma revolução na vida de seus alunos; a cada novo dia deverão sair da sala de aula diferentes de quando entraram. "O homem jamais atravessa o mesmo rio"; como diria Heráclito. A educação é a melhor arma que temos para nos contrapor a opressão e à todos os demais tipos de desmandos e preconceitos, sejam eles quais forem. Uma educação libertadora e formadora de consciências socialmente engajadas é capaz de eliminar as cracas que corroem o casco do barco social e impedem que naveguemos com tranquilidade. A educação conscientizadora nos autoriza a escolher com propriedade o melhor líder para nos conduzir por mares bravios. A educação deve ser libertadora; capaz de criar uma rede de conhecimento protetora contra absurdos e idiotices. Temos que ser superiores às dificuldades para podermos sobreviver e mudarmos o jogo”, Reginaldo Furtado.

- “Por um 15/10 sem romantismo. Mais do que palavras, queremos atitudes de valorização do/a Professor/a. Hoje é dia de luta pela valorização da carreira docente”, Mase Santos.

- “Não me deseje "feliz dia dos professores". Se um dia estiver diante de fernando holiday, enfia a mão na cara dele por mim e eu lhe serei grato”, Tauan Mateus.

- “Semana passada, recebi uma ligação, onde uma estudante solicitava autorização para fazer estágio. Obviamente que aceitei e agendei com ela para assinatura dos documentos .Enquanto eu assinava a papelada ,ela me olhava sem parar. Ao devolver os documentos ela me disse: " A senhora foi minha professora. Fiquei muito feliz. No dia seguinte pela manhã tive a grata surpresa. Lá estava ela novamente: "Vim trazer um mimo de agradecimento. E o coração dessa professora se derrete pela milionésima vez em 30 anos de carreira!!! A cada dia que passa mais certeza eu tenho, de ter feito a escolha certa !?!Agradeço a todos e todas que fazem parte dessa trajetória”, Suzy Silva.

- “Eu votei no professor!”, Beto Castilho

- "Uma vida dedicada ao despertar de pensamentos… Eu amo o que eu faço e amo poder fazer parte da mudança e da construção de seres humanos melhores. Ser professor no Brasil é um desafio, principalmente nos dias atuais, em que todo tipo de ciência e conhecimento tem sido tão negligenciados e por esse motivo é o que torna a minha profissão mais nobre. Feliz dia dos professores para todos os meus colegas de profissão! “Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou sua construção.”, Giovanna Luna.

- "De todas as decisões que tomei na minha vida, a que mais me ORGULHO foi ter me tornado PROFESSOR", Juliano Sousa.

- "Sou professor sem diploma universitário, um formador de ideias utópicas ou nem tanto assim, não sou bom com grandes públicos, como um eterno apaixonado pela vida, momentos de muita euforia me pegam forte e eu tenho evitado, tenho olhado mais pra dentro, ouvido mais as mães e avós que criaram a nossa geração, tenho sido ponte pro progresso de muitos e me considero um formador crítico. Essa rede social, assim como a maioria, serve pra isso mesmo, exaltar o indivíduo, a vaidade, mesmo quando o teor do texto ou postagem seja pro coletivo esse plano de fundo é que dá engajamento. Eu entendi isso a alguns anos, e sigo fazendo desse espaço ferramenta virtual de projetos reais, que considero de fato relevantes", Igor Fernandes.

- "Qualquer dia vou escrever sobre o lado B do ser professor do estado. Há muita romantização. Um aperitivo: quando estava em sala de aula eu dava o sangue para ensinar. Mas tinha problemas de saúde dos meus filhos e minha depressão crônica. Por conta disso faltava e tirava muitas licenças. NUNCA me arrependi. Minha família sempre foi a grande prioridade. Certa vez ganhei um concurso de melhor professora por indicação. Na segunda vez houve uma votação entre os pares. O ou a vencedora receberia uma homenagem na Câmara Municipal. Eu venci. Mas declinei do prêmio após ouvir: caramba, eu deixo meus filhos morrendo em casa pra não faltar, sou Boa professora . Outra disse que meus votos foram de protesto. Mas um professor novinho, que havia sido meu aluno, disse: mesmo faltando e tirando licenças ela é a melhor sim. Alma lavada. Recusei o prêmio. No mesmo ano eu havia sido CONVIDADA para dar aulas na faculdade, na escola lápis de cor e no colégio Paraguaçu ( deste não aceitei pq não tinha mais horário)", Angela Zanirato, Paraguaçu Paulista SP.

- "Existe o professor honesto e cumpridor dos seus deveres, que exerce a sua profissão com esmero e dedicação, com todas as qualidades, uma relativa inteligência e aquele saber que lhe assegura superioridade ante uma classe. São muitos. São dignos de louvores oficiais e creio que o Dia do Professor foi para eles criado. Parabéns. Mas existe também o professor que ensina não existirem certezas rígidas, opacas, por mais que elas possam ser tranquilizadoras. Ensina que não há fatalidade, nem destino, que não possa ser questionada. É um ser extravagante que povoa o horizonte de curvas mas não perde as esperanças. Defende ideais absurdos, acredita num futuro de generosidade e de justiça, onde corpos e mentes sejam livres. E é contraditório, pois faz isso querendo, a todo custo, livrar seus alunos de sua própria influência. São raros. E creio que um "Dia do Professor" possa ferir-lhes a dignidade. São imprescindíveis", Almir Ribeiro.

Esse texto continuará sendo preenchido ao longo do dia, quando tiver tempo para ir pescando e acrescentando mais depoimentos sobre este dia, o do Professor.


SILVIO SELVA RESISTINDO BRAVAMENTE
Se tem alguém que compro brigas mesmo quando ele está em posição antagônica à minha, esse é Silvio Selva. Aprendi a gostar e admirar a trajetória deste bravo guerreiro e sei de sua luta, persitência e bravura, destemido enfrentando seus moinhos, como um original e verdadeiro Dom Quixote. Silvio durante um bom tempo foi um frasista dos mais sarcásticos desta terra, irônico na medida certa e dele já registrei alguns destes momentos. Depois, lá no Teatro Municipal, o iluminador e técnico de som personificando aquele espaço. Conhece aquilo tudo em todos os seus detalhes, assim como so botões que dão vida a todas atividades por onde esteja na retraguarda. Um artista plástico como poucos, com obras memoráveis espalhadas por todos os cantos. São histórias do arco de velha, todas de um intensa vivência. Ele foi também por seis anos o letrista do bloco Bauru Sem Tomate é MiXto, nas marchinhas quando descemos a Batista ironizando com algo da política local. 

Um ser iluminado, de quem um dia, após um distanciamento natural, pois cada um segue seu caminho, liguei para ele e talvez achando que estivesse chateado com algo que tenha escrito, ficou surpreso por demonstrar que nada abalaria nosso relacionamento. Eu o admiro e pronto, amizade antiga, muito antes de ter tido a oportunidade de conhecê-lo melhor, quando passei quatro anos como diretor do Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal de Cultura. Ele está distanciado das redes sociais, por opção própria e hoje tomo conhecimento que está adoentado, com diagnóstico de algo não tão bom, mas enfrentando mais esse touro à unha, como tudo em sua vida. Escrevo isso de uma só sentada, para reafirmar o quanto gosto dele e torço pelo seu rápido restabelecimento. Silvio tem muito para nos oferecer, pois tem conteúdo, tem bagagem, tem cabedal e assim sendo é dos tantos imprescindíveis desta terra. Poucos nos restam, Silvão um deles. 

Saiba, meu caro Silvio, sua história me empolga a continuar na lida. Você representa nesta terra muito mais do que imagina.

Nenhum comentário: