sábado, 30 de outubro de 2021

REGISTROS DO LADO B (69) e OS QUE FAZEM FALTA E OS QUE SOBRARAM (154)


NO 69º LADO B, UM BATE PAPO SOBRE POLÍTICA E OS RUMOS DESTE PAÍS COM O PROFESSOR MARXISTA GERALDO BERGAMO
Incontido prazer em receber para mais uma conversa semanal, desta feita a 69ª LADO B – A IMPORTÂNCIA DOS DESIMPORTANTES e desta feita com uma proposta diferente, ousada e tocando fundo nas feridas brasileiras. O convidado para fazer um meia nove comigo é nada menos que um dos mais respeitados professores desta aldeia, GERALDO BERGAMO, de reconhecida luta, incansável na lida contra os desmandos e os poderosos que nos infelicitaram a vida ao longo da história deste país. Pois bem, quando o convidei ele relutou e disse que não é dado a falar de sua vida pessoal, que acompanhava meus bates papos, gostava deles, mas não queria falar de sua vida. Conversamos a respeito e chegamos num denominador comum. Ele topou a conversa ao vivo, desde que ao invés de falar de sua vida, falássemos do Brasil e de tudo o mais no entorno. Portanto, será uma conversa sobre o país, o mundo em geral, mais que isso, uma opinião contrário ao senso comum que viceja hoje pela mídia massiva e pelos meios de comunicação dominantes. Na sua argumentação, prontamente aceita por mim, Bérgamo me diz que, “esse senso comum vicejando hoje destrói o país como se fosse a coisa mais normal deste mundo. É sobre isso que devemos conversar. Minha posição pode contrariar até posicionamentos da esquerda atual. Quero falar sobre isso tudo, sobre o PT, a candidatura do Lula, a CUT, a luta de classes, o fundamentalismo e este momento vivido pelo país”. Topei na hora.

Estar com Bergamo, conversar com ele já é um deleite, imagine registrar a conversa e passa-la adiante? Isso não tem preço. Nem sei se estarei à altura para levar esse tipo de conversa a contento com ele, mas não poderia perder a oportunidade. E olha que, dentre todos os que ainda estão na minha lista para essa conversa semanal, ele é um dos mais requisitados. Outro dia postei algumas de suas poesias com umas palavrinhas de minha lavra e o texto bombou. Num dos comentários Amanda Helena, nossa poetisa das entranhas desta aldeia, me pede publicamente: “Traga ele para seu Lado B”. Pois bem, criei coragem e o convidei. E ele topou, com suas condições plenamente aceitas. Daí, cá estou nos preparos para que tudo transcorra dentro de um mínimo de lucidez de minha parte. Enfim, os assuntos para serem dissecados por ele e sua visão marxista serão ótimos para um pleno entendimento do que realmente se passa com este país, hoje mais do que dominado, não só pela direita, mas por algo além disso, um fundamentalismo genocida e miliciano. Para quem não esperava chegarmos numa situação como a vivida hoje, não só chegamos, como está uma loucura reunir forças para sair dessa. Geraldo sabe muito bem dos motivos de como caímos nas armadilhas montadas para nos pegar, dividir, multiplicar, esfacelar e deixar a todos amorfos, enquanto uma turba saqueia o país e faz uma limpa em tudo.

Ele foi mestre nesse ofício de passar adiante mensagens para revolucionar cabeças e mentes. Fez o que pode, construiu pontes, formou mentes, embalou sonhos e chega hoje, aposentado, recluso em sua casa, após esses dois anos de pandemia, tendo acabado de tomar a terceira dose da vacina, mas ainda se recusando a sair de casa. Sabe ser grupo de risco e daí não quer se arriscar. O convidei para um encontro nas ruas, num local onde frequentava sempre que podia, a banca de livros na Feira do Rolo, mas declinou sem pestanejar. Acho bom mesmo ele não querer correr riscos e assim, permanecer em local seguro, nos instigando a ir à luta, pegar esse touro a unha e virar logo essa mesa. Boníssimas lembranças tenho dele não na Unesp, mas já aposentado dando aulas de iniciação marxista para o seleto grupo de jovens da Esquerda Marxista, com aquela abnegação e sapiência que só gente com sua formação consegue fazê-lo. Um mestre na acepção da palavra e com muita coisa para contribuir. É exatamente isso o que exploraremos logo mais.

Pelo meu blog pessoal, o Mafuá do HPA (www.mafuadohpa.blogspot.com) já escrevi alguns textos o tendo como pano de fundo e a seguir alguma recordação destes:

- Publiquei em 08/07/2014: “Tenho o mesmo posicionamento do amigo GERALDO BERGAMO, exposto em carta publicada na Tribuna do Leitor do JC, última quinta, 07/6: "A copa e a farsa - Marx já observou que a História só se repete como farsa. Na Ditadura, a esquerda propunha um boicote da torcida nas copas, pois o futebol só poderia levar à alienação de classe. O fato é que mesmo os indivíduos de esquerda, à época, torceram apaixonadamente pela seleção canarinho. Agora a direita mais ranzinza diz que a copa leva à alienação política. Alienação, para essa gente, é votar no PT, ele próprio um partido de direita, ora vejam só. Vamos ver até onde resiste tal farsa. Como aposentado amante do bom futebol, estou me preparando para ver o máximo possível de jogos. E torcer muito pelo Brasil, é claro. Depois, meu coração noroestino me levará ao campo, seja em que divisão o Norusca estiver. Geraldo Bergamo". Vejam o que achei sendo distribuido pelos amantes do futebol lá de Jaú após mais um desastre do XV de Jaú, penso o mesmo e após o desastre do lado de cá, farei o mesmo. (...)”.

- Publiquei em 17/03/2016: “GERALDO BERGAMO, PROFESSOR MARXISTA, NAS RUAS E NAS LUTAS - Em tempos onde muitos preferem se omitir, fingir que nada do que ocorre fora de sua janela tenha algum perigo a oferecer e daí, tocam suas vidas como se tudo estivesse na maior normalidade. Até as pedras do reino mineral sacam que, a anormalidade viceja e não mais desponta, pois já está latente, pulsante e querendo impor suas bestialidades. Num momento como esse ressalta muito as grandes pessoas, as que não se entregam, não se omitem, muito menos se escondem. Para tudo não piorar mais e mais, até com o suprimento das liberdades individuais, que certamente virão com regimes fascistas, nada como os que enfrentam o touro a unha. São tantos bons exemplos e me fixo hoje num, exemplo de professor, algo pelo qual segue consigo pro resto da vida.

GERALDO ANTONIO BERGAMO chegou a ocupar a vice reitoria na UNESP, após tantos anos de ininterrupta cátedra. Trabalhou numa época em que já existiam perseguições, patrulhamentos, mas venceu pela perseverança de saber se impor, algo que vai além da ideologia política. Possui graduação em Licenciatura Em Matemática pela Fundação Educacional de Bauru (1976), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1990) e doutorado em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista – Bauru (2006). Com muita experiência na área de Educação, ênfase em Ensino-Aprendizagem, atuou sempre focado nos seguintes temas: Educação Emancipadora, Produção de Conhecimento, Método marxista, resolução de problemas ampliados, ensino e aprendizagem. Foi Secretário Municipal de Cultura na administração Tidei de Lima PMDB, numa época em que esse partido ainda abrigava gente a defender de fato esse país. Com a aposentadoria, passou um tempo mais recluso, mas sem nunca abandonar o amor pela política e a educação. Chegou a dar aulas de Marxismo pela aí e foi visto em quase todos os jogos do Noroeste no Alfredo de Castilho. Não deixou também de se posicionar, sempre ao lado de uma causa pela qual se mantém fiel, a de que o mundo só se salvará pelas vias do socialismo. Hoje, quando o fascismo bate às portas do país, retrocesso bestial, Bergamo comparece aos chamamentos na defesa do que nos resta de dignidade. Um eterno lutador pela causa dos menos favorecidos”.

- Em 07/07/2018 ele escreveu e eu compartilhei, após término Copa do Mundo de futebol: “Em apenas 22 dias de Copa do Mundo, enquanto o povo estava anestesiado pelo ópio do futebol, o imperialismo e a direita deitaram e rolaram: Dilma foi impichada sem cometer crime, Lula foi preso sem provas e sem trânsito em julgado, a reforma trabalhista acabou com a CLT, a PEC do fim do mundo congelou os gastos com saúde e educação por 20 anos, a Petrobras foi desmontada e o pré-sal entregue a preço de banana, o STF rasgou a Constituição, etc., etc. Felizmente a seleção perdeu e agora o povo, acordado pelas suas competentes lideranças de esquerda, viverá um período de ampla mobilização que derrotará o imperialismo e a direita”, a boa e necessária ironia do professor Geraldo Bergamo.

- Publiquei em 07/06/2019: “REVIVENDO REDUTO DOS "BARBICHAS" - Ana Maria De Carvalho Guedes, essa inolvidável professora de Letras, possui uma memória bem viva e sútil. Ontem ao chegar no Bar do Genaro (propriedade do militante Fabricio Genaro, na vila Falcão), local escolhido para degustação de uma suculenta feijoada por inusitado grupo de bauruenses e aproveitando o ensejo, fazer acontecer a gravação de uma entrevista com nada menos que o refugiado Jeferson Barbosa Silva, esse professor inspirador de uma pá de gente aqui em Bauru e alhures, vendo a turma ali reunida, sentou, ouviu, depois não se segurou, soltando a lembrança sacada lá do fundo do baú: "Isso aqui está me parecendo aquele reduto lá da Prefeitura que o Chico dal Médico denominou de Canto dos Barbichas. Ele o fez para não ter que chamar aquilo de Canto dos Comunistas". A mesa onde estávamos, eu, este intrépido mafuento, Geraldo Bergamo, Milton Dota, Pedro Romualdo e se juntando para a comilança, Gilberto Truijo e Wilson Tuim já tinha um nome, uma placa a ser fixada na parede e a marcar definitivamente o local: "Reduto dos Barbichas". Mesmo que todos por ali não possuam a indumentária na face, ela serve para todos os presentes e outro tanto ausentes, um deles Antonio Pedroso Junior, que ficou de vir, mas acabou ficando pelo caminho (os desvãos de Sorocaba até Bauru são incontornáveis, ele ficou enroscado num deles).(...)”.
Por tudo isso e muito mais, a prosa com esse dileto professor deve ser daquelas provocando tsunamis em mentes de pouca consistência. Até lá...

A entrevista ocorrida hoje, às 18h, com duração de 1h30, na íntegra:
UMA CONVERSA POLÍTICA COM GERALDO BERGAMO NO 69º LADO B - ESMIUÇANDO, DESTRINCHANDO E DESMONTANDO CONCEITOS E O PRÉ-CONCEBIDO

OUTRA COISA
1.) de manhã publiquei isso
DEU NO JC DE HOJE E AMANHÃ FURDUNÇO DEVOLUTIVO NO BAR DO BAR DO BARBA
Eis o link de matéria de hoje do JC, escrita pelo jornalista Guilherme Tavares e com fotos deste mafuento HPA: https://www.jcnet.com.br/.../779496-dificuldades...
A rifa não terminou. Faltam poucos números e para atingir sucesso total e absoluto uma última arrancada hoje. Amanhã a festa devolutiva, devolvendo um bocadinho da alegria do tradicional bar na boca de entrada das feiras dominicais, a da Gustavo e a do Rolo.
A festa será na curva de rio, ou seja, na encruzailhada entre as ruas Julio Prestes e Gustavo Maciel. Terá um barril de chopp doado pelo proprietário da Colina, o distribuidor de chopp do lugar e a partir das 10h30, música, falatórios, a abertura da rifa e seu ganhador, depois Barba tocando no meio da feira.
Para concluir os trabalhos contamos com os últimos remanescentes em adquirir número da rifa, por R$ 20 ou se quiserem colaborar com algo mais para o bar, qualquer quantia. A mana Helena Aquino coordena tudo e seu filho João Vitor de Aquino Oliveira disponibilizou seu Pix: 384 398 028 46.
E amanhã, vamos RUAR e festejar com os que colaboraram, os feirantes, frequentadores do bar e também com os moradores em situaçã ode rua, circulando pelo local. E tentando SANFONAR mais a vida, enfim, imensamente melhor que fundamentalizar a existência. Missão quase cumprida...

2.) de tarde a publicação se deu desta forma
AMANHÃ A SANFONA DO BARBA VAI VIBRAR NA FEIRA
O Bar do Barba hoje está fechado, mas tudo sendo preparado para amanhã a partir das 10h30, furdunço comemorativo de recuperação de sua sanfona. Faltam neste momento 16 (dezesseis) números para fechar a rifa, valor de R$ 20 reais cada, mas como muitos na hora de comprar, deram valores maiores (R$ 50, R$ 70 e até R$ 100), o valor da sanfona já foi alcançado e já a comprei. Está comigo e manhã, a partir das 10h30, lá estaremos cantando e festando, mostrando que com união tudo é possível, até viramos as mesas dos que nos desGovernam. Quem ainda não comprou, pode fazê-lo na hora, pois a abriremos no evento. Teremos música, entrevistas, falatório e muita alegria entre os presentes, os que participaram da campanha, os amigos todos, os moradores em situação de rua que circulam por ali, ou seja, a nossa "curva de rio" estará mais do que animada. Todos estão convidados. O fornecedor do chopp para o bar presenteou todos com um barril de 30 litros. Queremos festar, mas quem puder ajudar, aproveite op momento, pois nem tudo está fácil para o amigo Estava, no popular Barba, começando a dar a volta por cima. Rose Barrenha trará o presente, motivo do sorteio, um kit artesanal todo confeccionado por ela. O pessoal do bloco "Bauru Sem Tomate é MiXto" estará presente e com certeza, cantaremos algumas das marchinhas que fizeram sucesso em carnavais passados. E como sempre, o lema usado por todos continua o mesmo: "A gente faz festa, mas continua muito puto da vida". Esperamos todos os envolvidos lá amanhã. Vamos fazer uma grande surpresa para o Barba e gostaríamos que muitos estivessem presentes.

Nenhum comentário: