segunda-feira, 14 de novembro de 2022

BEIRA DE ESTRADA (158)

EU ATÉ QUERO, E ESCREVO DE AMENIDADES, MAS POR POUCO TEMPO...

UBERISTA CONSCIENTE
Pego o uber na avenida Presidente Vargas, muvuca carioca, quase esquina com a Uruguaiana. Segunda de ponto facultativo, amanhã feriado nacional, o Saara ferve nas vésperas de mais uma Copa do Mundo. Subo e seguimos pela movimentada avenida. Diante do prédio do Ministério do Exército, ao lado da principal estação para a Baixada Fluminense, a Central do Brasil, agrupamento verde-amarelo ali permanece instalado debaixo de tendas, com banheiros químicos e pilhas de marmitex num dos cantos. O motorista, sem lhe perguntar nada, olha o cenário e me diz:

- Não acredito. Ainda estão por aí. A cada dia surge algo novo e isso os mantém entorpecidos. Dizem agora que, o golpe será amanhã. Tudo consumado, mas só pra eles. Pro resto da nação, a eleição já acabou e Lula uma hora dessas já está no Egito, junto dos maiores chefes de nação do mundo. Já passou da hora desse povo cair na realidade, ir pra casa e entender, Lula fará algo de bom pra todos, inclusive estes aí nas ruas. Só vejo remediado como eu nesse lugar, nenhum figurão. Tem algo de errado nisso tudo. Esse pessoal nem sabe direito porque está aí, muito menos tem noção do que venha a ser ditadura militar. Se soubessem, com certeza, não estaria aí. Eu tenho um filho, 26 anos, eu tenho 62 e ele não sabe o que é uma ditadura. Eu sei, por isso votei no Lula. Ele tentou me chamar a atenção por causa do meu voto, se mostrou espantado. Só disse a ele uma coisa, a de ter votado no Lula, não só por mim e pela minha esposa, mas por ele também. Todos os programas socias que nos auxiliam vieram dos governos Lula e sei, ele devolverá tudo o que perdemos com Bolsonaro. Eu estou muito aliviado com a vitória do Lula, e o senhor?
Pronto, deixei ele falar e fui concordando com tudo. Gente esclarecida é outra coisa. "Tem gente que não posso abrir a boca, mas com o senhor, vi que é diferente. Tem a minha idade e sabe o que representa uma ditadura militar na nossa vida. O Brasil precisava receber essa lufada de vento renovador. Acredito, iremos superar isso tudo", concluiu.

ENVELHECER SEM ARREPENDIMENTOS
Leio O Globo, edição de hoje, segunda, 14/11 e uma só matéria me prende a atenção. LUIZ FERNANDO GUIMARÃES envelheceu e acaba de publicar um livro de memórias. Na manchete de primeira página, "Já bebi pra caceta, perdi quatro carros". O bom de tudo é que, ele não é ressentido, muito menos arrependido de nada. As coisas foram acontecendo, ele curtiu o momento, tem muita história pra contar e isso é o que vale na vida. Abomino velhinhos que fizeram e aconteceram, depois no fim da existência se arrependem, alguns tornando-se carolas, inclusive evangélicos. Não existe coisa pior. Estes vão direto para o inferno, se é que ele existe.

Aos 72, Luiz Fernando revisa sua vida. Reconhece erros, sem ficar dizendo aquela bestial frase e demente frase: "Se tivesse outra oportunidade, faria tudo diferente". Sim, nada é igual, mas sem exageros. Com relação ao alcoolismo, tudo bem, mas no resto, tudo vale a pena. Isso de beber pra ser percebido como extrovertido é mesmo ruim. Lindo ler incentivar quem nelexse inspira a "ir pelo impulso". A vida, na verdade, é curta demais, passa num vapt-vupt e como ninguém voltou de outra vida para nos contar se ela existe de fato, o melhor é aproveitar cada segundo vivido.

Eu gosto muito de ler livro de memórias. Intuição e bom humor ajudam muito. Ele possui isso tudo de sobra. Tira de letra muito do já vivido, omha pra trás, ri e se diverte. Observo um bauruense que, fez e aconteceu quando jovem, até um pouco mais, porém resolveu se redimir e renegar seu passado. De cara, se transformou num cara chato, desses que ninguém quer perto. Eu já fiz um monte de cagadas na vida e quando revisito o que fiz, dou risada e gostaria de reviver tudo. Só isso, a tristeza é de saber não ter mais a possibilidade de fazer tudo errado novamente. Isso me dói. Eu gosto muito de meus erros, até mais do que os acertos. Eles me enchem de orgulho. Ninguém tirará isso de mim, muito menos a idade. Quero ser um velhote prafentex. Tomara consiga.

"MEU SENHOR, ENTENDA UMA COISA, AQUI NÃO TEMOS COR. AGORA É COPA E VAMOS GANHAR DINHEIRO COM AS CORES DO BRASIL, SÓ ISSO E NADA MAIS", ME DIZ O VENDEDOR DO SAARA, O CENTRO DE COMÉRCIO POPULAR DO RIO
O verde-amarelo está em quase todas as lojas deste famoso centro comercial popular da cidade do Rio de Janeiro. Não é pra menos, pois estamos há nove dias da abertura da Copa do Mundo do Catar. As cores continuam assustando, pois foram surrupiadas dos brasileiros, pelo bolsonarismo fundamentalista e muito fascista. A Copa veio para embolar tudo, tanto de um lado como do outro.

Para quem participou ativamente da campanha política - como eu -, tudo ainda faz lembrar o uso indevido dessas duas cores por falsos patriotas e moralistas de araque, diria de ocasião. Muitos destes continuam nas ruas, ainda envergando as cores que, acham serem só suas. Ledo engano. Surrupiadas, em breve serão novamente envergadas pela totalidade dos brasileiros. Senti isso andando pelo Saara e conversando com comerciantes e, principalmente com clientes. Achava que estaria pior. Não está nem perto do que imaginava. Por lá, a bola bolsonarista murchou desde a derrota, adentrando o gramado outra, por coincidência com as mesmas cores. Só isso e nada mais.

Estava esperto, meio que desconfiado, mas desde as primeiras conversas, uma delas usei como título para este texto, daí estou mais tranquilo. Por aqui, o predomínio é verde-amarelo e todos os comprando produtos no atacado, pensando no sucesso da seleção canarinha. De um deles ouvi reservadamente: "Tinha até alguns produtos com as cores e algo reverenciando o Bolsonaro, mas ele perdeu e tudo se perdeu. Investimento de risco é isso". Já camisetas com a carinha do Lula e o número 13 nas costas, achei espalhadas nos box da Uruguaiana, vendidas a R$ 35 a unidade. As normais com o nome do Neymar Jr saem em torno de R$ 20. Assim segue o jogo por aqui.

DICA DO PROFESSOR GERALDO BERGAMO PARA ENFRENTAMENTO DO FASCISMO
Caro Alberto Pereira, da Casa da Capoeira:
O fascismo tem natureza complexa e seu combate também é complexo.

O uso das redes sociais é apenas um dos instrumentos e só eficaz se subordinado a uma compreensão adequada do fenômeno, bem como de um conjunto adequado de ações.
Uma organização do tipo deste Comitê não reune as condições para coordenar um combate eficaz.
Penso que as ações organizadas significam um trabalho sistemático e contínuo de uma organização de massa, com capilaridade nacional.
Nas ruas significa principalmente trabalho de formação/convencimento. Atos e manifestações só são eficazes como resultado desse trabalho, mas têm sido entendidos como o alfa e o ômega das ações da esquerda.

QUE A JOVEM PAN, OPS, DIGO, VELHA KLAN É CRIMINOSA, TODOS SABEM, AGORA PRECISA SER DESMASCARADA TODO DIA, AO VIVO, DURANTE E PROGRAMAÇÃO DA PRÓPRIA EMISSORA
https://m.facebook.com/story.php?story_fbid=6202564303100792&id=100000418506291

RETRUQUEM SEMPRE, ELES NÃO SABEM O QUE FAZER

Nenhum comentário: