domingo, 20 de novembro de 2022

FRASES (226)


PRA COMEÇAR O DOMINGO DE FORMA CONTUNDENTE
Reproduzo hoje escritos de José Sócrates, ex-primeiro ministro português e bem por dentro do atual quadro político brasileiro: "A direita social brasileira tornou-se, estrutural e ideologicamente, de extrema-direita. Se nem todos falam como Bolsonaro, muitos concordam intimamente com o capitão. Ele simplesmente diz em voz alta o que eles pensam, mas não se atrevem a dizer. Depois destes quatros anos a conclusão pode ser discutível, mas é absolutamente legítima. (...) O Brasil tem à sua frente - depois de quatro anos de profunda desumanidade na governação da pandemia, depois de quatro anos de intimidações militares sobre a política e sobre a sociedade, depois de quatro anos de ataques ao Judiciário, à imprensa e a qualquer outra instituição independente, depois de quatro anos de desconsideração pelo papel da mulher na sociedade, depois de quatro anos de boçalidade, de brutalidade, de violência e de extremismo, que mais falta para que a teoria política e o jornalismo o considere um representante da extrema-direita? Alguém vê ainda esperança de redenção democrática se fosse eleito para um segundo mandato? Se o cargo de presidente não mudou o personagem, como esperar que um segundo mandato o fizesse?". O melhor aconteceu, sem sombras de dúvidas, com a eleição de Lula e daqui por diante, muita estrada a ser percorrida para restaurar o que foi destruído. Já estamos atrasados para se aliar à Lula nessa reconstrução nacional.

EU E TATIANA CALMON COM A CAMISETA "PERDEU MANÉ, NÃO AMOLA!" E OS ENFRENTAMENTOS DAS RUAS E LUTAS
Quem quiser escritos em suas camisetas. R$ 20 repassados para o De Grão em Grão. Hoje na feira dominical e também no encerramento Semana da Consciência Negra, praça Kaingang, com Preto Básico (João Biano e Adílio Nascimento). Resistir é preciso, a luta está só coneçando... Eis o link da gravação que fiz na casa da Tatiana Calmon, ambos envergando a camiseta com os dizeres, quando falamos da necessidade de resistir nas ruas e lutas: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/2084574968399377

SEMANA DA CONSCIÊNCIA NEGRA BAURU - LAVAGEM BUSTO ZUMBI DOS PALMARES - Eis o link da gravação feita por mim na tarde de sábado, 19/11, com a simbólica lavagem do busto de Zumbi, dentro da programação da Semana da Consciência Negra de Bauru: https://www.facebook.com/henrique.perazzideaquino/videos/530194822290705

ME DIGAM SE NÃO TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER CORINTIANOhttps://youtu.be/tkFjjfy-Cpw - Resolver o problema é isso. Mais conscientes impossível. A Fiel é contra que apóia atos inconstitucionais. Orgulho e paixão. Viva a Fiel, viva o Corinthians, viva a vitória de Lula e deste renascimento do Brasil.

EU NA FEIRA - Conversei com muitos, pediram pra tirar foto da camiseta, prosa respeitosa, sem admoestações e confrontos. Trombei com muitos verde-amarelos e um deles fez questão de me dizer: "Visto por causa da Copa, só isso. No mais, quem perdeu que aceite o resultado". O vendedor de produtos da Copa, todo travestido, feliz da vida: "Ganhamos e quem ganha com isso é o Brasil. Melhor impossível, viramos a página". Comprei livros e CDs, tomei minha cervejinha gelada e voltei pra casa antes de começar a abertura da Copa. HPA

HOJE É DIA HISTÓRICO EM BAURU: 40 ANOS DA ESQUINA DA RESISTÊNCIA

Isso mesmo. Eu não tinha essa data como certa e quem me lembra e dela me conta detalhes é o professor Laercio Simoes, estudioso das questões de negritude e suas origens. Desde sempre um batalhador do Movimento Negro. Dias atrás me contava sobre a reunião de alguns, 40 anos atrás e da luta nasceu o encontro na Batista de Carvalho, justamente onde hoje está situado a Esquina da Resistência. Do grupo, ele, Roque Ferreira, Geraldo Inhesta, o músico Men, Beto Imaginário e outros. Ele queria fazer um ato lá no local ontem, sábado, 19/11, mas devido a intensa programação da Semana da Consciência Negra e por não termos nos dedicado a contento, adiamos para sábado que vem. Contar isso em detalhes, de como nasceu a luta e o envolvimento dessa esquina como símbolo de luta e resistência. Temos uma semana para, juntar dados e convocar pessoas e personagens que fizeram história e estiveram juntos quando da luta, tempos de ditadura militar. Ouvi algumas dessas histórias do Laércio e sei, ele estará juntando textos e convidando outros para estarmos todos juntos no próximo sábado, 26/11, a partir das 10h. Nessa foto repassada por ele a mim e aqui compartilhada, dá para ir juntando as peças, reconhecendo pessoas e juntando tudo, muita história para contar, reviver e ser imortalizada. A luta ali naquele espaço, portanto, não é de hoje e no dia de hoje, 20/11, está completando uma data redonda, 40 anos de existência. Sábado que vem vamos todos pra famosa esquina reviver um bocadinho disso tudo.. Fica o registro.

 ADEUS A HEBE DE BONAFINI, A ETERNA MÃE DA PRAÇA DE MAYO, ARGENTINA

Aprendi a gostar demais da conta da Argentina e dos que lutam por lá por dias melhores para todos desta América Latina, chamada por muitos como Pátria Grande. Dentre todos, um desmedido carinho para com HEBE DE BONAFINI, matriarca das Mães da Praça de Maio. Dentre os grandes desta América, incluo Hebe nos primeiros lugares. Eterna mulher, fibra, garra e luta sempre estiveram presente no seu dia-a-dia, desde o desaparecimento de seus dois filhos. Todos os anos, no retorno para Buenos Aires, faço questão de voltar na sede das Mães, na praça do Congresso e ali algo dela e da luta de todas as Mães, cujos filhos desapareceram durante a ditadura militar argentina. Tive o prazer de ouvi-la junto de Hugo Chávez, quando este fez comício no estádio do Ferracarril, ano de 2007. Inestimável mulher. Eis abaixo dois escritos selecionados, dentre tudo o que li sobre sua importância e vida envolvida numa eterna luta:

1.) Minhas diferenças com Hebe de Bonafini* - Eduardo da Serna_

Como perante a morte de Hebe de Bonafini parece que há que destacar as diferenças, gostaria de salientar as minhas:

+ Hebe era mulher, eu não:

+ Hebe era mãe, eu não;

+ Hebe teve dois filhos desaparecidos, eu não;

+ Hebe era membro das Mães da Plaza de Maio, eu não;

+ Hebe tinha quase 94 anos, eu não;

+ Hebe morava em La Plata, eu não;

+ Hebe é uma bandeira, eu não...

Estas são algumas das coisas que me diferenciam da Hebe, mas depois, partilhávamos um caminho, uma luta pela verdade, uma busca incessante pela justiça, uma militância denoda por fazer memória. Ela é grande, eu não... mas o caminho é o mesmo.

Os caminhos precisam de sinais, indicadores, guias porque, às vezes, é fácil perder-se. Com Hebe tínhamos um farol luminoso, e esse farol ainda está aceso. Nas estradas costumam haver, mais em tempos confusos, cânticos de sereias ou vozes de mentiras; os mesmos que Hebe, com sua claridade irritante e estrondoa soube e sabia apontar. Não deixe de nos incomodar, Hebe; não deixe de nos abalar a modorra; não deixe de dar nome e apelido à mentira e aos mentirosos, à mediocridade e aos medíocres. Teremos que aprender a te ouvir de outra maneira, mas calar a boca? Isso, nem a morte!

2.) A PÉTALA (PARA HEBE), do Página 12, edição de 21.11:

Hoje a democracia acaba de perder um

pétala.

Vou guardá-lo para iluminar o

penumbra

Para que a nossa alma, a nossa memória, nos aromatize.

Como eu costumava fazer quando estava vivo, eu estava pegando fogo

alimentando sonhos, esperanças.

De um lenço branco caiu,

estranha e bela forma florida.

E assim parece tão pequeno, tão indefeso que

estremece.

No entanto, ele deu tanto amor, tantos

verdades

Eu me pergunto como vamos continuar

de pé,

sem o seu guia.

Eu te abraço daqui, querida mãe,

mãe de todos, companheira.

Agradeço por acender as luzes

que os sabres

eles estavam quebrando com os dentes.

E por dar à pátria sua coragem imbatível.

Você não foi embora, querida, você vai perfumar a vida.

O TREZE JÁ COMEÇA COM TUDO, SÓ NO PRIMEIRO TEMPO JÁ FEZ TRÊS - DOIS VALERAM - Equador 2 x 0 Catar. Vou vestir a amarelinha com o 13. Dá sorte.

Nenhum comentário: