quinta-feira, 20 de abril de 2023

DIÁRIO DE CUBA (231)


“AH, A GENTE NÃO QUER ESSE VALE NÃO!” – LUIZ CARLOS VALLE PODE VOLTAR
Foi com essa frase que amigo meu me interpelou ontem, logo após tomar conhecimento que o pai da prefeita Suéllen Rosim, o pastor Dozimar, havia almoçado dias atrás com o também pastor Luiz Carlos Valle e um dos assuntos do encontro foi do retorno deste para as hostes da Prefeitura Municipal de Bauru, quando voltaria a ter cargo de confiança dentro da administração da filha. Indignado, este me proferiu a frase utilizada por mim para dar título a este texto. Estava o gajo inconsolável, me dizendo que a cidade não precisava desde “vale”, ainda mais porque, pelo que sabe, ele quando atuou ao lado da prefeita, presidindo a EMDURB, saiu por estar desalinhado com a linha adotada por essa. “Se tinham divergência administrativas, será já sanadas?”, me perguntou. Como não sou bidu, não pude responder.

Nossa conversa girou muito em torno deste assunto. “Henrique, pensei com os meus botões quando me disseram deste intrigante almoço e chego na conclusão de que, tudo deve ter algo a ver com as próximas eleições. Valle gosta de se candidatar a prefeito. Não que tenha chances, mas pode tirar votos dela, a prefeita, no intuito de alcançar sua reeleição, daí com um cargo dentro da administração, permaneceria sem postular o de prefeito. Tem lógica?”. Concordei. Ele só não entendeu e, confesso, nem eu, porque o pai da prefeita trata disso num almoço, sendo que ele não possui cargo nenhum na administração da filha, cumprindo mero papel de pai. Disse a ele que, a prefeita, dentro de suas atribuições, pode querer contratar para cargos de confiança quem ela bem entender, mas isso de alguma contratação vingar de indicações familiares, isso já é demais para minha vã compreensão.

A conversa gIrou toda sobre este intrigante tema. Valle, como se sabe, não foi feliz em sua passagem pela EMDURB, demonstrando mais problemas do que solução, daí saiu em baixa, já voltar e para um cargo no DAE, como circula na Rede Peão, algo preocupante. Além do período eleitoral, tem algo mais e o amigo me lembra o fato. “Querem privatizar o DAE de qualquer jeito e todas as peças sendo movidas por lá, leve em consideração algo neste sentido”. Matutamos sobre o assunto e de modo geral, sem nenhuma conclusão à vista. Por fim, nem eu, nem ele somos favoráveis pela volta de LUIZ CARLOS VALLE para atuar nas hostes da prefeita, mas quem somos nós para opinar a respeito, quando declaradamente nos posicionamos do outro lado deste imblóglio todo. Dito isto tudo, mudamos de assunto, não sem antes rir da frase dita por ele, dando título a este relato.

NOTA ENCERRATIVA - Ao abrir o JC de hoje, coluna Entrelinhas, uma das notas confirma o almoço: "VALLE NO DAE? - O ex-vereador Luiz Carlos Valle tem se reunido com aliados da prefeita Suéllen Rosim (PSD) e pode assumir um cargo comissionado no DAE. Valle, que foi presidente da Emdurb no início da gestão Rosim, almoçou com o pai da prefeita, Dozimar, há pouco mais de um mês e tem se reaproximado do governo".


ACRESCENTANDO, UM ALGO A MAIS NO QUE ESCREVI ONTEM SOBRE DONA FÁTIMA PLETTI
Escrevi ontem e aqui publiquei algo sobre a aposentada FÁTIMA PLETI, presa na Colméia, em Brasília, após ter sido presa, como uma das que quebraram tudo em 8 de janeiro, na frustrada tentativa de golpe. Recebi de um amigo as 25 páginas onde consta do indiciamento da indigitada senhora, encralacrada pelo que fez e pagando sózinha por tudo o que aconteceu de antecedentes na cidade "Sem Limites", no quesito preparativos golpistas. Li e vejo que a imprensa local, de forma geral, pega leve com ela. Simplesmente ela não só organizou, não entra no negócio só por causa do ônibus fretado e de ter estado junto com o baderneiros, mas foi pega destruindo e isso é omitido de tudo o que li e ouvi até agora. É mais sério do que se pensa, pois está claro para quem quiser ler, dona Fátima pegou no pesado, ajudou na quebradeira. Este um agravante a mais, algo a ser acrescentado a simplesmente ter participado. Ela, pelo visto, se achávamos estar enrolada, creio agora, sua situação muito mais complicada. Já os daqui, os que ajudaram financeiramente, os mentores, os que diariamente furnicavam sobre os preparativos, estes até o presente momento ainda ilesos. Era o que tinha para acrescentar. Da leitura minuciosa, percebe-se que o envolvimento dela na mostruosidade do dia 08 foi total e absoluta.

OS GOLPISTAS TENTAM DE TUDO, AGORA UMA CPI INVERTENDO O GOLPE - SEM PACIÊNCIA, TOLERÂNCIA ZERO
Eu ando sem paciência. Tenho colocado para assistir algo das últimas idas do ministro Flávio Dino ao Congresso, quando convidado e do tipo de perguntas a que é submetido. Cada vez mais, estou convencido do acerto de Lula em tê-lo colocado como Ministro da Justiça, pois o danado é mais do que preparado e desmonta todos pela frente. Não tem sobrado pedra sobre pedra. É até divertido. Fico preocupado com o grau de insanidade dos questionamentos e ele, de forma intocável, sem mover os músculos da face, desmonta o oponente. Li outro dia um destes, creio que o próprio Flávio Bolsonaro dizendo para seus pares que, podem continuar inquerindo Dino, mas o façam com melhor preparação, pois o danado é arretado. Bem posicionado é pouco.

Escrevo isso para demonstrar o grau de maldade a que estamos submetidos. Neste exato momento, vejo que um grupo de parlamentares tenta dar uma volta nos entendimentos do que ocorreu no dia 8 de janeiro, cavando não se sabe onde, a tese de que Lula e tudo mais sabia o que iria acontecer, daí montou um teatro em Brasília. Querem com isso, propor uma CPI e falar sobre o inimaginável. A Jovem Pan, pelo que sei - não a ouço mais -, já encampou a ideia e só fala nisso. Gente, eu não tenho mais paciência com quem abre espaço para vir com essa conversinha fiada. Chuto logo o balde, dou meus bicudos e mando pra aquele lugar, sem dó e piedade. Chega de ARMAÇÃO ILIMITADA. Ou os sensatos, os ainda lúcidos nos reunimos e damos uma basta nisso tudo, ou estaremos adentrando uma nova tentativa de golpe. Ou seja, os tais que bolaram o 8 de janeiro, agora já estão em outra. Continuam armando e bolando as mais mirabolantes e pernósticas ideias. Cai nessa quem quer e se vier pra cima de mim com algo deste tipo, saibam de antemão, ando com dores no ombro e sem paciência. Tenho menos preparo e menos traquejo que Flávio Dino, daí já deixo logo o idiota falando sózinho.

A HISTÓRIA DE ELIÁN EM CUBA - EU ME RECORDO DELA E DE SUA REPERCUSSÃO
Elián González tomou posse ontem, aos 29 anos, como deputado da Assembleia Nacional do Poder Popular em Cuba. Em 1999, aos cinco anos, Elías foi resgatado por pescadores de uma frágil barcaça. Sua mãe e outras dez pessoas morreram afogadas tentando chegar à costa da Flórida. Então começou uma disputa pela custódia entre seus parentes nos Estados Unidos e seu pai na ilha. Fidel Castro esteve à frente das imensas mobilizações populares que defenderam os direitos do pai. Justice concordou com o pai e seis meses depois, em junho de 2000, Elías voltou a Cuba. Ele se juntou à juventude comunista e se tornou um novo ícone da revolução.
Algo mais no link: https://www.pagina12.com.ar/542053-el-balserito-elian...

E PRA ENCERRAR O DIA: E O SÍTIO DO NELSON PIQUET, PERTENCE A QUEM MESMO?

Nenhum comentário: