quarta-feira, 26 de abril de 2023

UM LUGAR POR AÍ (166)


RESISTIR E LUTAR SEMPRE VALE MUITO A PENA – O FINAL DA HISTÓRIA DA “PAIXÃO DE CRISTO” DA JÔ EM CAFELÂNDIA
Escrevi dias atrás aqui sobre a luta da Secretária de Cultura, JÔ MENDES, na Prefeitura de Cafelândia, aqui próximo de Bauru. Ela, pessoa ligada à Cultura desde muito jovem, hoje a gerenciando (“Nasci sobre a Estrela de Escorpião e isso mudou tudo. Sou ator, professor de Artes e Diretor Teatral), nem pensou muito quando colocou em prática a peça e espetáculo teatral “Paixão de Cristo”. Ao divulgar o cartaz, com um Cristo ali representado bem diferente do que, comumente se mostra pela aí, o mundo parece ter vindo abaixo de uma hora para outra. Todo o conservadorismo embutido na mente de parcela significativa do nosso mundo resolveram combater a apresentação, ainda mais num espaço público. Usaram de todas as armas, fazendo até BOs na polícia e ação judicial. Jô, buscou apoio na prefeita da cidade, conseguiu e seguiu adiante, enfrentando todos os dragões e moinhos que encontrou pela frente. O BO deu em nada, o juiz não censurou e Jô, tendo somente que mudar o local, de público para privado, tudo ocorreu e muito além das expectativas. De duas previstas apresentações, uma a mais e público aos borbotões. Sucesso e vitória.

Ela poderia ter desistido, se mostrado fraca e não ter enfrentado tudo com a cara, a coragem e a competência, também certeza de nada fazer em discordância com o previsto pelos que fazem Cultura. Acompanhei de longe, queria muito ter ido presenciar a abertura, a fatídica noite da última sexta, quando tudo ainda era incerto e não sabido. Não fui, mas plugado, ia me inteirando dos acontecimentos. Posto abaixo alguns dos seus posts de agradecimento, após tudo ter dado certo. De algo ela, após isso tudo, tem a mais absoluta certeza, a de que não devemos e nem podemos esmorecer, arredar pé dos nossos sonhos, nunca se entregando para quem age e pensa só pela vertente conservadora, pueril, rasa e sem conteúdo. Cultura é muito mais que tudo isso, Jô sabe bem disso, tanto que, hoje, com mais essa lição, deve estar andando pela cidade com a cabeça mais do que erguida, como sempre o fez, mas agora com este algo a mais. Os valentes merecem todo o reconhecimento e tendo seu atos valorizados.

Eis algo de sua reação:

1 - “NÃO FAZEMOS NADA SOZINHOS - Para que algo de certo é preciso que muitos trabalhem com grande carinho. Nenhum palco se ilumina sozinho. As cortinas só se abrem porque alguém as abrem para você brilhar. Podemos fazer mil coisas. Mas unidos de pessoas determinadas podemos fazer muitos mais! Agradeço de todo meu coração o grande empenho dessa equipe maravilhosa que hoje levante e move a Cultura da nossa cidade”.

2 - “O TEATRO é tão maior do que um dia eu sonhei que ele seria. Ali, no Palco, eu encontro muito mais que um personagem ou mesmo o público querido. Encontro EU MESMO! Cada espetáculo é um revelar de quem sou. Uma nova luz nasce em meu coração e assim vou me apaixonando pela Pessoa que me torno ao longo da jornada. Hoje sendo cada vez mais quem um dia desejei ser. GRATIDÃO! NÃO CENSURA. SIM CULTURA!”.

3 - “Algumas pessoas tentam nos convencer de que não somos bons o suficiente, ou de que somos inadequados e até mesmo indignos. Às vezes desclassificam todo nosso trabalho por preconceito, por medo daquilo que não conhecem (e não querem conhecer). Mas sabe, não existe aprendizado real sem EMPATIA. Entendi que preciso estar sempre do meu lado e não posso permitir que pessoas que me rejeitam digam o que eu posso ou não fazer, pensar ou sentir. Acredito na força dos meus Sonhos e sei o quanto estudo e trabalho para entregar o melhor de mim. Desde muito pequeno tive de lidar com a intolerância, com olhares frios e julgamentos injustos sobre que eu seria quando crescer. Mas as ARTES sempre me salvaram de tantas armadilhas e de tantas pessoas “bem intencionadas”. Por isso hoje, minha luta e grande contribuição continua sendo pela LIBERDADE DE EXPRESSÃO ARTÍSTICA! Simplesmente porque CULTURA é o oposto de CENSURA. Que os palcos estejam sempre abertos para os sonhadores! Nunca estamos sozinhos. E nessa nobre luta somam muitos outros corações apaixonados. A vitória artística foi de todos os que não temem o futuro”.

4 - “AS ARTES SOBREVIVEM! - Uma grande e prolongada salva de palmas para esse elenco de heróis! Vocês são para mim a esperança de um futuro cada vez mais justo, artístico, respeitoso e feliz. Obrigado pelo grande trabalho que vocês realizaram, pelo profissionalismo, entrega física e emocional aos seus devidos personagens nessa produção histórica que foi a encenação da PAIXÃO DE CRISTO! Para mim foi um gigantesco privilégio trabalhar com cada um de vocês!”.

Enfim, a PAIXÃO VENCEU e como escrito nas belas camisetas vestidas por alguns dos participantes: “NÃO CENSURA – SIM CULTURA”. Adoro escrever sobre algo neste sentido e da importância em não desistir, enfrentando o que estiver à nossa frente. Este exemplo me arrebatou. Os obtusos preconceituosos tiveram que se calar, porém, sabemos, continuam pela aí, fazendo e acontecendo. Essa e tantas outras lutas, acontecem nesse exato instante emvariados e múltiplos lugares. Se ela tivesse se entregado, hoje, além de triste, permaneceria para sempre com este nó entalado na garganta. Pelo contrário, lutou bravamente e venceu, demonstrando a todos os envolvidos em questões similares como deve ser a contenda. A Jô é mais que fantástica!!!

"EU ACREDITO É NA RAPAZIADA, QUE SEGUE EM FRENTE SEGURANDO O ROJÃO"
Quando me fecho em copas desanimado, eis que surge logo ali na curva da esquina, jovens envolvidos na eterna luta de classes e me reanimam. Hoje assim se deu. Na praça Rui Barbosa, final da tarde, uma assembléia de professores e estudantes envolvidos na luta do "Revoga Já - O Novo Ensino Médio. Sento e assim participo, ouvindo, assuntando e assimilando como se dá a luta nas escolas estaduais. São inflamadas falas, onde confesso, a certeza destes continuarem envolvidos na luta necessária contra os malversadores de nossos sonhos.
Vibrei por vê-los em ação. Com os jovens do "Avante" à frente, estes hoje o baluarte da resistência contra os desmandos educacionais patrocinados pelo Governo Estadual. Compartilho parte da fala de Matheus Versati, muito elucidativa sobre os caminhos da luta. Ele, na qualidade de professor leva esse barco adiante, junto de tantos outros, bravos guerreiros. Felicidade incontida em rever Geraldo Bergamo, Alberto Lula Pereira, Oscar Fernandes da Cunha, Rubens Colacino, Tauan Mateus, Wander Florencio e tantos outros (as). Estes são alguns dos que, não saem da lida e luta. Enfim, a juventude é quem assume o comando da luta na cidade e isso é de extrema alegria e contentamento. Quando quero desanimar, saio para as ruas e me deparo com estes que vi hoje, saindo de lá reconfortado e recarregado. A luta continua.
Eis o vídeo com Matheus Versatti: 

NOTÍCIAS QUE ME CHAMAM A ATENÇÃO
Nem sempre as manchetes de primeira páginas, as publicadas com estardalhaço são as mais chamativas para mim. Eu busco algo além disso. Vou ao encontro de pequenas notícias, pois como idealizador do "Lado B - A Importância dos Desimportantes", onde o negócio mais importante é dar voz para quem, na maioria das vezes, faz e acontece, mas não possui espaço para demonstrar sua magnitude. O que me cativa está, na maioria das vezes, num canto de página ou mesmo, numa nota simples, dessas corriqueiras feitas para preencher espaço, despertando em mim, não só a curiosidade, como o entendimento dos motivos para sua realização.
Anteontem, segunda, estava ouvindo a rádio 750AM argentina e no programa do Victor Hugo Morales, um dos participantes, Fernando Borrone, no meio de uma notícia - que já não me lembro -, disse algo a me ligar o radar do interesse. Ele para comentar o que dizia, comentou com Victor Hugo sobre um caso divulgado naquela semana em Buenos Aires, quando um jovem de 15 anos entra num quiosque (aqui como lá, essas vendas por todas as esquinas, vendendo detudo um pouco, principalmente bebidas) para assaltar o lugar. Não sei o que aconteceu, nem como se deu o desenrolar da trama, mas o jovem saiu de lá, sem efetivar o assalto e com um compromisso de emprego. Quer notícia mais alvissareira? Pra mim, foi tudo de bom. Encerram sobre assunto, dizendo que muito foi falado sobre o assunto por lá. Foi só.

Tentei investigar por todos os meios para buscar algo dessa notícia na mídia argentina e não nada consegui. Um assalto se transformar numa proposta de emprego e envolvendo um jovem de 15 anos. Isso ficou me martelando a cabeça. Como teria sido a conversação entre as partes, até conseguir desmobilizar o ímpeto do jovem e fazê-lo crer numa possibilidade de estar do outro lado? Nem tudo está devidamente perdido, essa a lição, adicionada dessa carga de desesperança que vejo ululando pela aí, tanto aqui como em muitos outros países latinos e mundo afora.

A cabeça girou e continua girando em busca dessas histórias. Pego aqui do meu lado o JC bauruense e entre notas curtas, eis algumas que li por inteiro, mais para ir construindo algo sobre as entranhas deste mundo onde vivemos e tudo acontece. Nem sempre, isso tudo, aqui tão pertinho de todos nós, é perceptível e nem ao menos tomamos conhecimento. "Médico de 31 anos é morto com 29 facadas" (cinco dias juntos numa casa e ao perceber ter sido abusado, alegou ter atacado para se defender), "Idosa denuncia o sumiço de R$ 30 mil de sua conta bancária", "Idoso de 71 anos é sequestrado após encontro por app" e "Influenciadora oferece R$ 30 mil por pato sumido". Leio de tudo, inclusive isso. às vezes tenho saudade do "Notícias Populares"...

ADOREI SER CITADO PELA CARTOLA E ROUPAS ESTRAMBOSCÓPICAS... 
"A esquerda em Bauru sempre teve e tem suas alegorias e adereços que lhe marcou. Entre outros : As lindas guayaberas bordadas de Roque - o maior de todos, a gravatinha de Oswaldo Penna, o chinelo de Pedroso, o cigarro e a fumaça envolvente de Almir, a pastinha que ninguém sabia o conteúdo de Bordini, as roupas estromboscopicas e a cartola de HPA, as trancinhas da Estela, a basta barba a la Stalin, de Cláudio Lago. Tudo tinha e tem o discreto charme da anarquia.A lista pode ser maior. Contribuam", advogado Marco Antônio Souza.

AQUI EM BAURU TEM GENTE QUE PENSA E AGE ASSIM, NA CONTRAMÃO, como demonstrado pelos crimes expostos ao lado.

Nenhum comentário: