quinta-feira, 25 de dezembro de 2025

CENA BAURUENSE (272)

EU VOU TIRANDO FOTOS DA CIDADE E DEPOIS AS PUBLICO COM AS DEVIDAS EXPLICAÇÕES
01 - Publicado em 16/10/2025: Mundo afora, quitandas existem aos borbotões, mas no Brasil, algo assim específico não são muitas. E em todas, a lindeza da exposição das cores das frutas e verduras, todas esbanjando aquele peculiar cheiro de comida fresca na calçada, esbarrando em quem por ali passe, como nessa, na esquina das ruas Padre João com Araújo Leite, local onde no passado funcionou por décadas um bar/merceria histórico, o Canella.

02 - Publicado em18/10/2025: Antes uma residência, décadas atrás ali morou minha madrinha Santa e muito tempo depois, a famosa loja Elo Musical, fundada em 1986 no jd Bela Vista, da família do seu Elias, que comigo vendemos Kenko Patto. Desde 1995 na avenida Duque de Caxias, portanto 30 anos neste endereço e desde meses atrás, essa placa comunicando o novo momento: ALUGA.

03 - Publicado em 19/10/2025: Uma pequena banca de lata na rua Antonio Alves, defronte estacionamento, quase esquina com a Duque de Caxias e nela embutido inesquecíveis lembranças, de quando ali atuavam o casal Leoni, ambos aposentados, ele açougueiro, ela telegrafista, dando uma conotação e a certeza de que, em cada parada, dali brotaria altos papos, infindáveis conversações. Hoje, a banca persiste no local, como amostragem de tudo o que através dela já foi um dia possibilitado.

04 - Publicado em 20/10/2025: No hall de entrada do prédio de direção da FAAC Unesp Bauru, um painel reverencia a saudade deixada pela ida de Neguinha e faz citação a lugar icônico e antológico do campus, o bar do Ubaiano.

05 - Publicado em 21/10/2025: Qualquer sessão da Câmara de Vereadores, como na desta semana, necessitando de forte aparato policial, deixa claro estar sendo ali travada luta contra os interesses populares, daí os que apunhalam estes interesses, precisam de "proteção", pois do contrário o povo os impediriam de fazer o que fazem.

06 - Publicado em 22/10/2025: Inevitável, como neste dia, quando me deparo com mais uma bandeira brasileira exposta, aqui sob um carro estacionado na rua Virgilio Malta, a pergunta que não quer calar: Trata-se de patriotismo ou bolsonarismo?

07 - Publicado em 23/10/2025: Passando regularmente pelas esquinas da Julio Maringoni com a Saint Martin, algo me intrigava, dos motivos daquela inscrição em inglês na parede. Só ontem, quando parei para fotografar, constatei ser de uma escola de idiomas e assim sendo, justificável, porém, assim como eu, quantos passam e sabendo pouco da língua inglesa - nem conhecemos de fato a portuguesa - , ficam sem saber traduzir e seguem seus caminhos querendo decifrar a charada. Enigma "Estamos na Esquina!" é um convite a ser decifrado.

08 - Publicado em 24/10/2025: Esquina das ruas Araújo Leite com Capitão João Antonio, poucas quadras baixo da Duque de Caxias e lá uma casa, toda atijolada, que sempre muito me impressionou e agora, o amigo Nei Silva Lopes, me informa, "acho que venderam e vão demolir". Passo por lá e a vejo destelhada, fotografo e já sinto saudade de sua imponência no local, logo sendo substituído por algo dito moderno e mais prático, usual e dentro dos requisitos exigidos pelos novos tempos.

09 - Publicado em 25/10/2025: Para surpresa geral de toda comunidade do distrito rural de Tibiriçá, distante 12km de Bauru, de uma hora para outra, acordaram dias destes com as portas fechadas do supermercado Energia, do Tiago, que por tantos anos ali atuou na esquina da praça principal, sem que nada por ele fosse comunicado. Simplesmente arriou as portas e desapareceu. Das noícias circulando, dizem estar reabrindo portas na vizinha Avaí, porém aos clientes de tantos anos em Tibiriçá, nem um adeus, até breve ou simplesmente tchau.

10 - Publicado em 26/10/2025: Se me pedirem uma só foto para demonstrar como essa atual administração municipal, a da IncomPrefeita Suéllen Rosin toca a cidade e, consequentemente, as obras públicas sob sua responsabilidade, nesta foto do Mauro Landolfi, tudo concentrado num só click. O Calçadão da Batista, nessa obra, pífia, pequena, mas que nunca termina, mais que uma fratura exposta no meio da cidade, demonstrando da incapacidade de gerir, de fazer, de concluir e de tocar algo sério. O descalabro suellista tem essa cara e identidade.

11 - Publicado em 27/10/2025: A esquina da Nações, boca de entrada e saída da Baixada do Silvino foi colocada abaixo. No local, muito tempo atrás um posto de combustível e na parte superior, dentre tantas coisas, um pequeno hotel. Hoje, terrão e futuramente, algo mais do supermercado Confiança Rodoviária. Do outro lado, rua Araújo Leite/Alves Seabra, resta ainda o Cemitério dos Azulejos, mas como o próprio nome já diz, em breve será também devidamente enterrado/soterrado. Posso até discordar, mas não existe como segurar a ação do que virá pela frente, inexorável e irremediável. Bauru nasceu nessas imediações e agora, restam as últimas lembranças do outro lado da rua Alves Seabra.

12 - Publicado em 28/10/2025: Quem adentra o pátio da TV Diário Brasil, altos do jardim Ipiranga/Ouro Verde, dá de cara com essa antiga máquina de bombear combustível.

13 - Publicado em 29/10/2025: Estava preocupado, pois ali no trevo rotatória ligando a Nações Unidas com a Luiz Edmundo Carrijo Coube, junto da SORRI, havia até dias atrás um pequeno comerciante, vendendo frutas e legumes, com sua barraca encostada num paredão. Primeiro despontou uma farmácia na esquina, depois com a quase conclusão de uma loja de biscoitos, quando estão lajotando o espaço onde ele se encontrava, ele perdeu o mesmo. Daí, para onde iria? Passo por lá no final da tarde e o vejo, ocupando um outro espaço, agora ainda junto ao largo, espaço vazio, do outro lado da rua, defronte a farmácia, boca de entrada do Geisel e fico feliz, por ter conseguido encontrar lugar para continuar com seu pequeno negócio. Viva o pequeno e aguerrido comerciante!

14 - Publicado em 31/10/2025: O restaurante/boate do João, lá nos altos da rua Antonio Alves fechou as portas. Em seu lugar vai surgir algo novo, daí tudo foi colocado abaixo, restando somente um imenso painel com foto, agora exposta pra rua.

Nenhum comentário: