segunda-feira, 8 de dezembro de 2025

RETRATOS DE BAURU (310)


ELES QUEREM EXATAMENTE ISTO, A IMPOSSIBILIDADE DO ACOMPANHAMENTO DO QUE ESTÃO A FAZER COM A CIDADE
Em Bauru já tivemos em administrações anteriores algo denominado como Trem Bala, uma denominação acertada para tudo o que era aprovado a toque de caixa pela Câmara dos Vereadores. Na verdade, olhando para trás e vendo como está sendo tocada a atual administração municipal da incomPrefeita Suéllen Rosin e o time formado pelos 17 x 4 vereadores dentro da atual legislatura, a coisa piorou e muito. 

Na sessão desta eegunda, 08/12, uma das últimas do ano, Suéllen propõe e a Câmara bate no peito e está promovendo, primeiro a provação a toque de caixa de 70 (isso mesmo, setenta) projetos num só dia. O presidente da Câmara de Vereadores, Marcos Souza, que um dia já foi da Diversidade, está no seu quarto mandato - gosta de repetir isso - e a cada um deles, piora politicamente. Escolheu um lado e agora, assume sem nenhum pudor o de estar ao lado das piores ações dos pultimos tempos no Legislativo municipal. Na pouca vergonha de hoje, a alcaide submete aos vereadores estes 70 projetos, para serem aprovados, sem leitura e discussão, numa mesma sessão, sempre com a justificativa de que, não ocorrendo, os nobres edis estariam agindo contra a cidade. Puro jogo de cena, da pior espécie.

Marcos Sousa é peça chave nessas aprovações. A maioria dos projetos é algo trivial, mas embutido no meio deles a perversidade na sua primeira pessoa. Essa taxação do lixo, até com secretária exportada de fora, tudo para vir aqui, executar um serviço e como já foi feito com uma na Saúde, vem faz e depois se manda. Um horror isso. Traz de fora alguém para executar um serviço fora da comum. Essa taxação é o uó do borogodó. E a dita cuja vinda de fora, quando questionada, alega que tudo deve ser tratado de forma sigiloja, sem que a cidade tome conhecimento dos detalhes do que está sendo tratado. Tudo é tão anormal, que se os pobres mortais tomarem conhecimento, a farsa é desmontada. Nos últimos tempos, a cidade vai sendo tocada desta forma e jeito, gente de fora, a maioria ligada a Gilberto Kassab - mentor político da alcaide -, vem aqui com uma missão a ser cumprida, todos muito bem pagos.

A taxa do lixo é só a paonta deste iceberg. Tem outras indecências. Hoje, Suéllen sobrevive - ou vive - com a aprovação de variados e múltiplos empréstimos. Bauru já possui uma impagável dívida, ainda não aberta e demonstrada, mas ao final dessa administração, quando se encerrará o mandato e a famiglia Rosin baterá asas da cidade, o rombo será impagável e quem assumir, diante de uma batata tão quente e quase sem solução. Essa a Bauru herdada pela passagem dessa famiglia no poder municipal. Vivem hoje de empréstimo em empréstimo e no último, sem consultar ninguém, surge um projeto, que até poderia ser interessante, mas nas mãos destes, se torna inconcebível, pois não conseguem nem terminar o da ETA - Estação de Tratamento de Esgoto. Agora querem alguns bilhões - veja que já ultrapassaram a cifra dos milhões - para executar um obra trazendo água do rio Tietê, de Pederneiras para Bauru. 

Dessa obra, um comentário de um morador de Pederneiras representa muito bem como tudo está sendo pensado e executado: "Quanto a pegar água no rio Tietê em Pederneiras a sugestão é que a capitação da água seja feita na Foz do Rio Bauru em pedery", Maurício Passos. Entenderam? Bauru continua jogando água poluída, com fezes e tudo o mais, na foz do rio Bauru no Tietê, em Pederneiras. Se não consegue resolver nem isso, como pode querer fazer algo mais grandioso. Ou seja, a Bauru das últimas administrações é não só incompetente como lerda, letal para a saúde. O projeto demonstra que, todo o dinheiro conseguido até agora para perfurar poços é infrutífero, dinheiro jogado na lata do lixo. Todos os empréstimos sendo feitos são para tapar rombos, aqui e ali, num montante ainda sem luz no final do túnel. Quando a cidade tomar conhecimento deste rombo será tarde demais, o estrago já terá sido feito.

Bauru vive de maquiagem. Shows sempre ocorreram, em todas as administrações, ocorrendo em eventos pré-determinados. Não devemos ser contra sua realização. O que não existe, também neste caso, é a transparência. Tudo é feito e executado por um staff da alcaide, sob sua restrita e confidencial participação. Tudo submetido ao crivo final de mais ninguém. Agora mesmo, a praça Rui Barbosa e o parque Vitória Régia estão repaginados, iluminados e bonitos, numa espécie de "circo ao povo", enquanto a "boiada vai passando". O que se vê ocorrendo dentro da Câmara Municipal nessa segunda, quando dizem, a sessão durac Um deles, o primeiro na hora do voto estava perdido, pois a discussão foi tão calorosa que, na hora do voto, ele não sabia que rumo tomar, se votava no sim ou no não. Esperou um sinal de alguém, pois estava prestes a poder votar contra os interesses da prefeita. Chegamos nessa situação. Não será a primeira, nem a última, mas demonstra bem claramente como ocorre as votações na nossa dita Casa de Leis. Para vereadores como este aqui citado, não precisa discussão, nem um dia inteiro para transcorrer a sessão. Para os aliados dela, a alcaide, seria mais simples, colocar tudo em votação, num balaio só e aprovariam tudo em meros quinze minutos. 

Encerro com um post de Luiz Pires, servidor municipal aposentado, ex-diretor do Zoológico e Secretario Municipal: "É HOJE! Preparem-se para receber seu presente antecipado de natal PARA OS PRÓXIMOS 60 ANOS. Sim, a bancada do "sim senhora" da pior legislatura da história de nossa Câmara Municipal irá aprovar hoje o projeto que a prefeitura NÃO DISCUTIU COM A SOCIEDADE e que irá entregar para a iniciativa privada a coleta do lixo em Bauru. A partir de agora você bauruense vai pagar uma nova TAXA que será baseada na sua conta da água. Quando subir a conta de água vai subir o lixo..... Lembrando em que em breve chega a privatização do esgoto, que vai causar o aumento da água e consequentemente da nova taxa do lixo. Depois virá a história de buscar água no Rio Tietê, que irá aumentar a conta da água e um pouquinho mais A DO LIXO. E por fim virá a tão desejada (por eles) privatização do DAE, que irá aumentar ainda mais a conta de água e consequentemente DO LIXO. Um "PRESENTÃO DE GREGO" PARA OS FUTUROS NATAIS DE SEUS FILHOS, NETOS E BISNETOS".

Obs: Termino o texto, publico e fico sabendo, com o raiar do novo dia, que tudo foi transferido para nova sessão, essa tendo início na próxima quarta, 10/12, 8h da manhã. Não conseguiram baixar a lona do circo no primeiro espetáculo. Vão necessitar de outro.

HOJE VEREMOS QUANTOS VEREADORES IRÃO PARAR NO HOSPITAL, ENFARTADOS OU ADOECIDOS PELA MALDADE QUE IRÃO COMETER CONTRA O COFRE PÚBLICO MUNICIPAL Depois do verador do PL, dentro de um partido que devasta tudo, passa mal pelo corte de árvores, quando seu partido destrói com o país. A conferir na sessão de hoje na Câmara Vereadores de Bauru. HPA, atento e presente. "Uma conta enorme para o povo pagar. Quem não se informa sobre o que essa Administração quer fazer, vai pagar. Povo desinformado, só pensa em igreja e entra nas falcatruas dessa Administração", Helena Aquino, no caso, minha irmã. 

As ilustrações do Fernando Redondo são impagáveis de tão boas.

Nenhum comentário: