quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

CENA BAURUENSE (16)

SECRETARIA DE CULTURA PROMOVE ENCONTRO FERROVIÁRIO NA VILA DUTRA
Nesta quinta-feira, 18/12, será promovido, na Vila Dutra, um "Café da Tarde Ferroviário", possibilitando o reencontro de funcionários ferroviários residentes no bairro, onde se concentra a maior quantidade de profissionais da categoria em Bauru. A idéia nasceu logo após a realização do I Encontro Ferroviário e de Ferromodelismo, realizado nas dependências da Estação da NOB, nos dias 27 e 28 de setembro. Lá, procurados por ferroviários residentes no local, nos disseram que há muito queriam promover uma tarde de bate-papo, de reencontro de pessoas que atuaram juntas na ferrovia e que estava difícil tornar isso possível sem ajuda externa. Compramos a idéia, pois toda a vila respira ferrovia, tendo a igreja, as residências, barracões, todas as construções sido levantadas por ferroviários da NOB. O local continua respirando ferrovia, pois uma grande quantidade de ferroviários aposentados continua residindo por lá. Ouvir a história dessa gente era tudo o que queríamos. Apressamos o acontecimento.

E tudo vai acontecer das 14 às 18h, no salão paroquial da igreja São Pedro e as atrações estão divididas em filmes, apresentação musical, palestras, atualização da questão funcional e principalmente, o reencontro de ferroviários em torno de um grande bate-papo, com muitas histórias e estórias sobre a ferrovia. Foi pensado de tudo um pouco. O nosso mais importante bairro ferroviário precisava receber um evento para reviver um pouco de sua história. Isso vai nos possibilitar resgatar muito da história do bairro. Pessoalmente, adoro esses eventos envolvendo a ferrovia, um resgate de sua memória, principalmente a dos trabalhadores ferroviários. Faço tudo isso com um afinco e dedicação nunca visto. O convite fica aqui estendido a todos que puderem lá comparecer. Será uma tarde e tanto, podem acreditar. E para quem não souber onde fica a Vila Dutra, experimente perguntar por Curuçá.

Um comentário:

Anônimo disse...

Meu caro Henrique. Preferia me encontrar com os heróicos ferroviários, do que com o cardiologista, com quem devo estar nesta tarde de quinta-feira.Minha hipertensão está descontrolada,nesta manhã de quarta baixei o pronto socorro, a saúde está complicada, meu sogro vai esperar o começo do ano que vem. Tenho que me cuidar primeiro, para poder, depois, ajudar a cuidar dele...Não esqueça de convidar a Salete, louca lúcida, autora da monografia que conta a história da Vila Dutra. Por favor, justifique a minha ausência...abração. João Francisco Tidei Lima