domingo, 28 de dezembro de 2008

COLUNA NO JORNAL BOM DIA (01)
Por intermédio do jornal BOM DIA, através do editor-chefe Gilmar Dias comecei a escrever um texto semanal, aos sábados, na coluna "Formador de Opinião", na página de editoriais. Publiquei o primeiro na edição de 27/12 e reproduzo aqui, como farei com todos os demais. A única restrição foi com o tamanho do texto, onde tenho que teclar no máximo 1400 toques. No mais, Gilmar foi incisivo: "Escreva sobre o que tiver vontade. O assunto que quiser, da forma que quiser e como quiser. Um polêmica de vez em quando faz bem". Vou seguir seu conselho. Vamos ao primeiro texto:

BORDINI
Finais de ano servem para reflexões. Planos e sonhos são colocados na mesa. Mesmo triste a causa nunca está perdida. Algo sempre serve de alento e renovação de esperanças.

Revejo alguém a me reanimar. Seu nome, José Ricardo Bordini, 65 anos. Foi uma espécie de guru, mentor, bruxo ou qualquer coisa que o valha, para toda uma geração de gente que faz política hoje em Bauru. Sempre na mesma linha de pensamento e ação. Dela não se afastou, nem quando a sereia lhe cantou encantamentos ao ouvido. Excelente articulador, sem ser sacana.

Milita na política desde que me conheço por gente. Fundador do PT (seu 1º presidente aqui) e atuou no núcleo administrativo da primeira gestão de Tuga. Problemas de saúde o afastaram de tudo e de todos. Deu a volta por cima e hoje circula todo pimpão pela cidade, ao lado de Rita, companheira de todas as horas.

Parei para conversar, trocar confidências, afagos mútuos. O alento vem do passado, conduta irretocável e da lucidez nunca perdida: "Somos os de baixo, os vencidos que estão a se levantar". Diz que voltará à ativa em 2009 na APM (Associação de Pais e Mestres) da escola onde as netas estudam. Se ele irá cuidar das suas netas, consequentemente, as nossas também estarão protegidas. Sempre me inspirou confiança, lealdade, integridade, perseverança, essas coisinhas tão em falta. Com gente assim recalçando as chuteiras eu acho que 2009 emplaca.
Em tempo: Na foto, Pallu, o cinegrafista, junto a Bordini, na última edição da Estação Arte.

Nenhum comentário: