quinta-feira, 27 de agosto de 2009

UMA CARTA (34)

BOLSA FAMÍLIA / MALHA-FINA - saiu publicada edição de hoje do Jornal Cidade, Tribuna do Leitor
Não me causa espanto a manchete do JC de sábado, 22/08, “Tem até morto recebendo o Bolsa Família em Bauru”. Dentro de um universo de 8.848 inscritos, cerca de 1.241 famílias beneficiadas apresentam irregularidades. Pouco menos de 15%, uma baixa taxa. Ainda mais porque a maioria das irregularidades deve constar com meros problemas cadastrais, todos solucionáveis na força-tarefa que a Sebes irá realizar. Os casos mais escabrosos, como os da manchete serão mínimos. Quer dizer, o programa está atingindo o seu objetivo e muito bem. O que seria do Brasil sem o Bolsa Família? Os famélicos estariam em convulsão e as conseqüências catastróficas para todos. Ponto para o Governo Federal.

Lanço aqui uma proposta de fácil busca pelos jornalistas, podendo gerar boas manchetes futuras. Façam uma pesquisa entre os declarantes do Imposto de Renda, todos com certa renda a declarar. Dentre todos os que estão com os nomes incluídos na denominada “malha-fina”, qual o percentual de irregularidades e quais as que poderiam gerar manchetes como a de sábado. O espanto poderia vir da seguinte forma: a classe mais abastada da população comete mais irregularidades que os menos favorecidos.

* (A carta é essa e saiu publicada na edição de hoje, porém faço aqui um breve relato sobre a motivação para a mesma. Na edição citada do jornal, em sua capa, o texto: “Cerca de 1241 famílias beneficiadas com o programa federal Bolsa Família em Bauru estão com registro irregular. Uma auditoria do TCU apurou que alguns dos beneficiados têm veículo no próprio nome e encontrou até gente morta recebendo o benefício que é direcionado à famílias com renda per capita de R$ 140,00. Bauru tem 8848 inscritos no programa. A Sebes realizará uma força-tarefa”. Nos desdobramentos, leio na edição de 23/08, na ‘Entrelinhas”, que “o cidadão Pedro Valentim vai pedir a abertura de inquérito na Polícia Federal e no Ministério Público”. Na de 24/08, a vice-prefeita atira erroneamente e culpa governo passado pela defasagem de dados (bola fora). A edição de 25/08 diz que vereadores, coordenados por Amarildo Oliveira (PPS) irão caçar fantasmas. Na mesma edição, a ex-secretária da Sebes, Egli Muniz, acertadamente defende as medidas adotadas no recadastramento feito anteriormente. Eu continuo afirmando, como o fiz na carta publicada: Bolsa Família continua cumprindo sua missão e as irregularidades são pequenas. Nada contra a investigação do JC, mas valeria a pena a comparação sugerida e também a divulgação de lista dos grandes devedores de água do DAE. Seriam comparados os dois extremos e conheceríamos irregularidades dos menos e dos mais favorecidos).

OUTRA COISA: Hoje, na Oficina Cultural Glauco Pinto de Moraes (rua Amazonas 1-41, entrada gratuita), 21h30, a segunda apresentação do musical OPINIÃO. Só perco se estiver longe de Bauru ou com as pernas e mãos amarradas. No Templo Bar a reapresentação será dia 02/09, 21h.

3 comentários:

Anônimo disse...

Eu sou um admirador seu.
A espiritualidade lhe deu esse atributo. Essa sua carta diz tudo. Penso igual a ti.

Conversa ainda essa semana sobre oa grandes devedores de tributos aqui em Bauru. Muitos graúdos, andando de carrões importados, devem altas quantias para o Governo Federal e não pagam. E se pagarem tudo o que devem, passariam a andar a pé. Esses encostam o arrecadador na parede e jogam sujo. Dizem que se tiverem que pagar demitirão todos seus funcionários. Jogo sujo. Fazem isso descaradamente e são os que mais criticam o atual governo.

Essa é a realidade.

Adorei.

João Carlos Alvarenga

Anônimo disse...

Safadeza... Esse é o modus operandi da SEBES!

Anônimo disse...

E lá aquelas vagabundas da SEBES estão preocupadas com isso????