sexta-feira, 14 de agosto de 2009

PERGUNTAR NÃO OFENDE ou QUE SAUDADE DO ERNESTO VARELA (04)

O 'UNANIMIDADE' EM AÇÃO
Ernesto Varela deixou saudades. Pudera, poucos são os corajosos a questionarem alguns por aí, com perguntas desconcertantes. Os motivos são muitos. Vão desde o desinteresse, impedimentos, evitar problemas, etc e etc. Imaginem o vetusto jornalista, com aqueles seus óculos coloridos a questionar um despreparado local a ocupar cargo público:

- Essas suas intempestivas reações de ira também acontecem no recinto do seu lar. É dessa fora, violenta, aos gritos e palavrões que resolve os diários probleminhas domésticos?
- Quando todos os funcionários sob um mando se revoltam, demonstrando claramente o despreparo do chefete para o exercício do cargo, chegando a ser jocosamente chamado de “unanimidade”, tal o desgosto generalizado, não seria o caso de uma avaliação da atuação? Mesmo assim, tudo anda bem?
- É normal todos os eventos relacionados à sua pasta estarem sendo efetuados por outra? Isso não lhe diz nada? Acha normal esse esvaziamento nas funções atribuídas a pasta ocupada por ti? Não acha conveniente questionar o seu superior para ver se existe algo de errado contigo? Não percebe uma risadinha irônica e comentários jocosos ao passar pelos corredores?
- Não acha conveniente o trabalho em equipe e uma tentativa de aproximação com os componentes do quadro funcional? Pensas mesmo em chegar a algum lugar isoladamente? Ou pensa que ocupa o cargo por uma divina missão, algo como ser o salvador da pátria?
- O que lhe passa na cachola quando percebe alguém que deveria te procurar para tratar de um assunto, indo diretamente falar com teu superior? Diante de um mundo cada vez mais corporativo, não acha um despropósito alguém continuar exercendo um cargo de forma tão ditatorial?

Se Ernesto não pode mais fazer essas perguntinhas, aqui estão elas, muitas formuladas por pessoas da proximidade do tal encargalhado (sic).
OBS. 1: Nem o próprio Marcelo Tas escaparia do Varela. Leiam isso: http://www.botecosujo.com/search?updated-max=2009-06-02T15%3A26%3A00-03%3A00&max-results=6
OBS. 2: A ilustração é do gaúcho Canini e mostra um personagem que é a cara de um focinho do outro.

19 comentários:

Anônimo disse...

por que vc faz isso?

Mafuá do HPA disse...

De vez em quando pipocam algumas provocações. Eu cutuco a onça com a vara curta e recebo o troco, como esse Comentário Anônimo. Parece que sabem como procedo, como reajo, não conseguindo me segurar nas calças, querendo logo abrir a boca e despejar um monte de coisas. Poderia fazê-lo, mas acho que de nada adiantaria, pois não se faz necessário isso para constatar a ineficiência do dito cujo a quem as perguntas do Varela foram endereçadas. O próprio apelido que o denominam já me basta: UNÂNIME. Se querem mesmo saber como andam as coisas, perguntem para os artistas da cidade, questionem os funcionários, vejam a programação daquele setor. É simples. Não quero me desgastar. Cutuco sim, pois é muita falta de habilidade para conduzir algo tão importante. Toquemos o barco, pois não há mal que sempre dure. Porém, não nego, será difícil para quem assumir depois de tudo isso que vem sendo feito, a recuperação do setor, pois a destruição está sendo feita de forma quase total. Chego a pensar que até de forma premeditada. Uma pena! Me entristece pelos amigos que tenho por lá, com tanta vontade de trabalhar e dar o melhor de si e impedidos por picuinhas. Como não rezo, somente torço por dias melhores.

Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

Além de fazer as perguntas, pertinentes por sinal e reveladoras de uma triste realidade em que vive a nossa abandonada cultura, vc poderia publicar um documento com suas realizações a frente da cultura. Este seria o verdadeiro cala boca!!!

Anônimo disse...

Dizem as más línguas, que existem aos borbotões nesta cidade, que na realidade vc mudou de time e curte ser cutucado com vara. Não das curtas.

Mafuá do HPA disse...

meu caro último anônimo:

Curto sim e aprendi contigo, numa história que você mesmo me contou, acontecida com um engravatado na vila Falcão. Devo contá-la por aqui?

Aos quase 50 anos, ainda sou obrigado a ler coisas desse tipo. Triste, degradante, ainda mais à portas de mais um evento da Diversidade em Bauru, onde ocorrerá uma das maiores paradas do interior brasileiro. Sei quem divulga isso e só o faz porque não possui argumentos para ficar me cutucando (sic) com algo contundente (sic). Fica nas brincadeirinhas sem graça, recheadas de preconceitos. Tenta desviar o foco, mas não dá. O assunto aqui é outro e o que precisamos discutir nesse momento é a pouca vergonha que anda acontecendo numa das das pastas, antes mais importantes e de maior alcance na mídia na cidade. Críticas não são respondidas dessa forma. Parece o Mafuf, meu! Ele que acusado, desvia o assunto, cutuca o outro e não toca no tema discutido.

Falemos de coisa séria. Nossa vida pessoal só diz respeito a nós mesmos. Sou feliz com a minha. És com a tua? Quando me comentas algo como o feito agora, sinto que andas com vontade de novas experiências. Não conte comigo. Contigo, nem cerveja junto tomo mais.

Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

Então acabaste com tuas hipocrisias gajo. Digas o que fizestes nas reuniões do DEMo? Digas que ao ver o barco afundar puxou o saco do prefeito eleito e do Paulo Neves pensando ser este o escolhido para a pasta. No fundo tu queres é holerite meu gajo, gostinho de poder.
deixas de ser hipócrita.

Mafuá do HPA disse...

Gosto da boa briga, mas eu assino meu nome e um incapacitado fica disparando besteiras, impropérios, sem coragem de assinar o nome. Medo de que? De ser desmascarado, com certeza. Essas aí só respondo a ti ou a qualquer outro, quando assumires e no local que quizer, frente a frente, lavamos nossas roupas sujas. Podemos até fazer algo de grande alvitre: antes de uma conversa reveladora, damos uma passadinha no Forúm e levantamos a famosa "capivara" de cada um. Só para conhecermos com quem iremos discutir. Topas?
Mentira tem perna curta. Vc bem sabe que nunca assinei nada com o DEM, com PSDB, PTB e outros afins. Mas prefere continuar mentindo. Sabe que sempre continuarei respeitando Paulo Neves. Deixe-o fora disso. Ele tem um ótimo trabalho como seu maior aliado, ele faz, produz.

Falemos de ti e da pasta a que esse post se refere. Topas debater a respeito? Passado e presente. É disso que estamos a hablar, não ?
Não desvie o foco, pois isso é quase um assumir que de lá nem pra conversar dá, pois ruim é pouco.

Com as capivaras na mão, conversamos a hora que quiser, mas assumidos (sic). O espaço aqui continua livre, leve e solto e assim deve ser. Bata a vontade, mas comente alguma coisa sobre o tema do post.

Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

Henrique


Acabamos de ler os comentários maldosos publicados no blog de forma anônima.

Passamos o mesmo por aqui. Não podemos e nem conseguimos nos manifestar e ao fazê-lo nos poucos lugares existentes, nos que ainda permitem que falemos sem censura ou impedimentos, somos taxados de tudo quanto é nome. Todos os que se colocaram contrários foram marginalizados e relegados a servicinhos burocráticos, sem nenhuma expressão. Uma vergonha. Tanta gente querendo trabalhar por aqui e somos impedidos.

Conte sempre com o nosso irrestrito apoio. São eles, os que nada fazem e que não deixam fazer, e quando fazem fazem tudo errado, sem nenhum preparo. Esses não aceitam críticas. Vieram para destruir tudo e estão fazendo com uma competência de dar gosto.

Não vão responder as suas e as nossas perguntas, pois parecem coisa encomendada. Não temos mais a quem reclamar. Todos estão sabendo de tudo o que acontece por aqui, mas o que sempre acaba falando mais alto é uma tal de governabilidade, que impede mudanças.

dos amigos todos que voce deixou por aqui

Anônimo disse...

HENRIQUE

CADA DIA TEM COISA NOVA POR AQUI.
UMA PIOR QUE A OUTRA.
JÁ SABE DA ÚLTIMA?
NÃO SE FALA EM OUTRA COISA POR AQUI.
VISSE NOSSA, SEI NÃO, MAS NEGÓCIO SE PIORAR, FECHA.
EVENTOS SEM NENHUM DIÁLOGO, SEM PREPARAÇÃO NENHUMA, DA CABEÇA DE UMA SÓ PESSOA. SÓ QUE ESSA PESSOA NÃO PENSA.
MEU CARO, GUENTA O REIO, NÓS SABEMOS COMO OS CARAS AGEM. SEGURA AS PONTAS, QUE VOCÊ ESTÁ NOS AJUDANDO MUITO. POUCOS ESTÃO TENDO CORAGEM DE FAZER ALGO NESSE MOMENTO. NÓS AQUI ESTAMOS PRECISANDO DE AJUDA. QUEREMOS SER OUVIDOS. SERÁ QUE NINGUÉM LÁ DE CIMA LÊ ISSO E NÃO TEM INTERESSE EM NOS AJUDAR.

JJJ.

Luci Viotto Constantino disse...

Henrique,
Vc escreve como poucos, parabéns...
possui atitude e assume o que diz, só assim podemos dormir cientes de que somos cidadãos honestos e honrados.
Cultura, que cultura é essa aos berros a de Bauru, uma vergonha!
Li em um dos comentários o nome do Palulo Neves envonvido numa discução. Aí tem o grande nome de nossa cultura, carreira indiscutível e um homem honrado, tenho certeza de que todos os bauruenses iriam aplaudir se um dia ele for secretário da cultura, quem sabe nesse dia se entenda verdadeiramente o que significa a cultura para a nossa cidade.
O que estão esperando??????
abraços
Luci Viotto Constantino

Anônimo disse...

Realmente Paulo Neves, Professor Gabriel Pellegrina. Hilário Rosa, deveriam ser perpetuos na cultura bauruense. Ao menos, não enganam.
Gostaria de ver esclarecida a situação embaraçosa em que foi enfiada a Azulões do Morro, que era tão paparicada na gestão anterior e foi jogada as traças na atual. E o trabalho social que realizavam?

Mafuá do HPA disse...

Cara Luci e demais que me pretaram solidariedade:

Admiro Paulo Neves. Quem mais faz o que ele faz na cidade. Final do ano passado ele encenou ao mesmo tempo 16 peças, todas apresentadas em menos de dez dias no Taetro Municipal. Uma pena não receberem nossos artistas e o teatro estar com um pífia programação. Tantas peças e shoe loucos para se apresentarem por aí, pelo PAC, com tudo pago e ninguém vai buscar mais nada (Sivaldo faz falta nessas horas). Sou amigo e admirador do memorialista Gabriel Pelegrina e da Cida, do Azulão do Morro. Ambos são gente que fizeram muito. Gabriel com um museu dentro da cabeça e Cida, a única que continua produzindo carnaval na cidade de forma séria e o ano todo. Hilário Rosa é muito bom, conheço pouco, mas sei do seu valor.

Só não gosto de críticas feitas aqui de forma gratuita, só para me atingirem, talvez por ter tido a coragem de cutucá-los. Alguém tem que fazer isso. O rei está mais do que nu, todos estão vendo isso e ninguém está fazendo nada. Você foi corajosa Luci, colocou seu nome, como sempre fiz. Me acusam de querer cargo. Meu tempo passou. Exerci por 4 anos a função de Diretor numa área cultural, trabalhei com afinco, deixei até minha firma em segundo plano e hoje voltei para ela. Viajo muito e tento fazer ela sobreviver decentemente. Cargo em comissão deve ser mesmo renovado, oxigenado. Deixei muitos amigos por lá e muitos gostam de mim. Sinto por eles e vendo que eles estão de mãos atadas, acabo dando uns cutucões por aqui. A resposta positivia é imediata e as pernadas e cotoveladas idem. Fazem parte de quem entra na chuva, se queimar, como dizia Vicente Matheus. Sou assim. Queria que tudo estivesse bem por lá, mas não está. Atuação de forma isolada não leva a lugar nenhum. Se hovesse ano menos diálogo, mas até isso não é mais tolerado. A bancarrota está instalada por lá e eu ouço muito o que dizem por aí, acabo sendo um canal para desabafo. Espero que me entendam.

Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

Ninguém ainda te contou da vergonha que passaram no SEBRAE por conta da ineficiência dessa pessoa. Pede para te contarem, todos por aqui sabem a história. Ela corre entre as rodinhas, muitas risadas. Não é só a hilariedade do ocorrido, é a vergonha de se manter alguém assim num cargo tão importante.

Anônimo disse...

Tu tens o ego de se achar honesto. Conte como foste tua dedicação em busca de apoio para continuar comissionado. Assina anonimamente se passando por funcionarios da cultura para criar tumulto e dar um golpe. Por que fazes isso jovem?
Que ódio é esse?

Mafuá do HPA disse...

Comento esse último Anônimo:

Nada contra os anônimos, pois vejo esse como único caminho para alguns se manifestarem. Já os que o fazem para insinuações, repudio, mas estão aí, até para conhecermos quem está do lado de lá.

Depois, fiquei lisonjeado com a tratativa de "Jovem". Com meus 49 anos, agradeço.

Esse negócio de "ego por se achar honesto" não existe. Não prego aqui a honestidade. A questão é outra. Não vejo desonestidade em enviar um documento para um prefeito eleito, sobre o trabalho que estava sendo feito. Foi o que fiz. E só. Muita coisa daquele documento serviu para tocarem os projetos em andamento.

Meu tempo na Cultura já passou. Não prego volta nenhuma. Estou contente no que faço e triste por ver que algo de muito sério e degradante ocorreu com a Cultura em Bauru. Respeito muito a pessoa que me precedeu no cargo, talvez o único com reais possibilidades de entender tudo o que ocorrer por lá. Dos demais, vejo um distanciamento da realidade e um isolamento que deixou a Cultura relegada a plano inferior.

O golpe foi dado por quem assumiu e se isolou, ainda mais porque a pessoa no comando vivenciou o período militar, as perseguições, autoritarismo, que criticava e quando assume um cargo faz exatamente igual a tudo o que pregava. Não entendi o posicionamento de isolamento e permitindo, sem qualquer reação que eventos e mais eventos fossem realizados sem sua participação. Outra secretaria teria que assumir o que estava sendo menosprezado. E assim foi feito.

Torço por dias melhores para a Cultura e por uma infinidade de gente que lá está, querendo trabalhar. Imaginem o grande Evento Ferroviário, prestes a acontecer na estação, sem a participação da Cultura. A Cultura não pode ser um mero distribuidor de microfones, caixas de som, mesas, cadeiras e funcionários. É disso que falo aqui e nada é feito para recuperar o que já foi perdido.

Um abracito do Henrique a todos

Anônimo disse...

Caro HPA:
É triste o baixar o nível e concordo plenamente com seus contra-ataques, com alvos certos. Vc nem preciaria dar trela para estes desaculturados. Lendo aqui o seu Blog, bateu uma saudade danada da Cidinha do Azulão e fui procurá-la para bater um papo e colocar as conversas em dia. Encontrei-a excessivamente desesperançosa com a Cultura municipal e contou coisas de arrepiar. Inclusive que pecisou adentrar na Justiça para cobrar um crédito da gestão passada. É verdade isso?
Desculpe não me identificar, mas dou uma dica. Somos sofredores do Alfredão.

Mafuá do HPA disse...

Meu caro sofredor do Alfredão:
Obrigado pelo apoio. Acho necessário alguém ter a coragem de continuar cutucando e apontando as falhas e sugerindo as soluções. Não estou aqui só para criticar, muito pelo contrário. Adoraria estar aqui elogiando, mas não existe um só motivo. Entendo que o prefeito fez sua opção de governabilidade, loteando algumas secretarias entre os partidos que o apoiaram. Veja a solução que o PT deu para o Esportes (o detentor do poder lá), escolhendo o próprio vereador Batata, na falta de quadros para assumir a pasta. Todos sabemos que o PSB é quem dita as cartas na Cultura e isso fez parte de um acordo. Proponho o nome de Isaias Daibem, talvez o único naquela sigla em condições de assumir e corrigir o estrago feito. Contaria com o meu pleno apoio, mesmo ciente de que ele não é uma pessoa ligada aquela pasta. Possui habilidade, maleabilidade, conhecimento político e cultural suficiente para arrumar a casa. Oxigenaria o setor.

Falemos da CIDINHA. Gosto demais dela e do seu trabalho e entendo o seu desencanto. É também o meu. Ela sabe o quanto lutamos para valorizar o seu trabalho, numa época onde o Carnaval não teve a mesma canalização de atenção. Sempre que possível, ela participou de atividades ao lado do setor onde atuava, em eventos em feiras e áreas públicas. Sei que existe uma pendência, mas isso não inviabiliza todo um trabalho que foi feito. Uma coisa é uma coisa e outra é outra. Cada uma possui sua explicação. Ela está buscando a solução, como a parte contrária também. E assim deve ser feito. Acredito que o trabalho da Cidinha deve ser cada vez mais valorizado, pois é a única que manteve o Carnaval em atividade nesses últimos anos.

Henrique, direto do mafuá

Anônimo disse...

O que de fato aconteceu com a Cidinha que precisou cobrar na Justiçs, algo que lhe devem?

Mafuá do HPA disse...

Caro anônimo:

Não acha mais conveniente perguntar a ela?
Está querendo atingir alguém e me usar como ponte.
Não me presto a esse serviço.
O que tenho a dizer posto aqui e assino, correndo todos os riscos, inclusive de ser atacado. Não vi em nenhum momento vc ou outro qualquer respondendo as questões sobre a atual péssima gestão do setor citado?
E sobre isso, o que me dizes?

Henrique, direto do mafuá