quarta-feira, 19 de agosto de 2009

BAURU POR AÍ (22)

TUBA, MAIS FORTE QUE AROEIRA, QUASE PRONTO PARA O RETORNO À TV
Tuba, o popular Tobias Ferreira, idealizador e apresentador do programa “Nota Dez”, o que melhor retrata a cena bauruense na TV, um espaço onde a cidade é vista por ângulos e propostas das mais dignas, num resgate histórico muito valoroso, preocupou toda uma legião de fiéis amigos e fãs, com um probleminha de saúde que o acometeu há 40 dias atrás. Um AVC, daqueles que derruba até elefantes chegou a balançar as estruturas do versátil homem da comunicação. O negócio veio, chegou e queria aprontar das suas. Tuba balançou e com a ajuda imediata dos amigos de Arealva, onde mora, num recanto dos mais aprazíveis, nas barrancas do Tietê, foi atendido a tempo e sob os cuidados 24h por dia da esposa Léia e do filhão, o também Tuba, está quase pronto para o retorno às atividades empunhando o microfone do programa. Foram quase 40 dias de reclusão e uma recuperação surpreendente. Vê-lo contando sua história, revendo como foi importante a ação dos amigos próximos, a continuidade do programa sob a batuta da Léia e do fiel escudeiro, o Xico Colfani é para emocionar.

Ouvia histórias e estórias sobre seu estado e hoje, voltando de Borborema, junto da amiga Zezé Ursolini, fizemos uma visita sem aviso prévio. Por volta das 18h batemos palmas no portão de sua chácara. Foi uma alegria imensa ver Tuba quase reestabelecido. Parar ele não parou esse tempo todo. Mesmo com toda restrição médica, editou todos os programas que foram ao ar no período que não pode gravar. Fez a sua parte, à sua maneira e jeito. Curtiu o lar em algo que não fazia há muito tempo. Férias é coisa que nem lhe passava pela cabeça. Obrigado a permanecer em casa, emagreceu 10k e dá risada quando se depara com a continuidade de reportagens deixadas pela metade, pois está com um visual mais leve. Nessa quinta, dia de seu programa, ao me ver chegar, conta uma coincidência, estaria no seu programa dessa semana, com aquela gravação dos Incríveis, lá no Templo, anos 80. Conversamos de tudo. Ele, como eu, esperando por dias melhores para a Cultura de Bauru e cheio de planos para futuras gravações. De tudo o que ouvimos dele e de Léia, o que mais nos alegrou foi a notícia de que sua casa esteve sempre cheia nesses dias de reclusão e a melhor, estará de volta em no máximo uns 15 dias. Tuba é a simpatia em pessoa e nem quando fala das agruras profissionais e de acontecimentos desagradáveis, com pessoas em evidência e por quem nutria afeto, não o faz com sentimento de raiva, nem de vingança. Clama por justiça e revigorado, está na ponta dos cascos para continuar nos mostrando facetas desconhecidas da cidade que tanto gostamos. Saímos de lá com a alma lavada e mais contentes que pinto no lixo. Tuba deu a volta por cima.

8 comentários:

Anônimo disse...

Caro Henrique.
E o nosso Coringão, será que embalou? Tomara!!!!!
Parabéns pela reportagem, mais uma fez fantática.
O Tuba particularmente não me conhece, mas sou fã do mesmo como assíduo ouvinte da Jovem Auriverde ( agora simplesmente, Rádio Auriverde ) e pelo programa nota dez da TV Prevê ( aliás nota mil).
Fico extremamente feliz em sua fantástica recuperação e preparado para daqui alguns dias nos emocionar novamente.
Assisti há tempos atrás ( ano passado ) uma reportagem que o mesmo e sua equipe realizaram com os meus primos ( alías são todos primo-irmão ) Jesus, Angela e Sally Arenas.
Os mesmos falaram sobre a minha e sua querida Piscina Recreio ( fui às lágrimas, várias e várias vezes).
Você chegou a frequentar a Piscina Recreio?
Um abraço e mais uma vez obrigado pelo seu maravilhoso texto.
Aliás, permita-me cobrá-lo: já está chegando o momento de você reunir todas as suas reportagens e editar um livro.
Serei o primeiro leitor e estarei ocupando o primeiro lugar na fila para ter um autógrafo no meu exemplar.
Um abraço.
Do amigo de sempre,
Professor Toka

Anônimo disse...

Meu querido Henrique, fico deveras satisfeito com a notícia. Fiquei sabendo do problema do Tuba somente há 10 dias e não tive tempo de visitá-lo. Que bom que a sua visita trouxe conforto, acima de tudo, ao "velho" Tuba. Desejamos um breve retorno a ele. Abs, Ademir Elias

Anônimo disse...

Foi muito bom ler sobre o Tuba. Seu trabalho é dos melhores e seu programa uma raridade dentro da mediocridade que viceja na TV. Um programa simples, singelo, mas cheio de vida, feito com amor e dedicação. Que casal simpático e que o que fazem sirva de exemplo para outros programas regionais, que reproduzem uma porcariada na nossa televisão. Vida longa para Tuba, sua protetora e que o filho siga seu caminho.

Gilson

Unknown disse...

Henrique,
Sou Mariluci,irmã do Tuba e amiga da Zezé. Adorei seu texto sobre meu irmão,sua família e seu trabalho. Não te conheço pessoalmente,mas já percebi sua sensibilidade, atenção, preocupação em ir visitá-lo neste período de recuperação. Obrigada por ter ido, tirado fotos, conversado com eles, dado força e carinho. São pessoas como você, que fazem o Mundo ser melhor!!! Tenho certeza que logo, logo o Tuba estará de volta na TV PREVE com o maravilhoso Programa Nota 10.
Um abraço,

Mariluci

Neli Viotto disse...

Falar do Tuba, é registrar a história de nossa cidade.
As gerações futuras saberão sobre nossos usos e costumes graças a iniciativa desse casal Tuba e Léia, pois é através de seus registros que guardaremos para sempre a memória de nossa cidade e de nossos acontecimentos.
Tuba vc é especial, precisamos de vc, desejo-lhe um ótimo restabelecimento e volte logo, estamos com saudades
Obrigado por vc preservar a nossa história

Anônimo disse...

TUBA é a integridade em pessoa. Que belo programa, que bela presença física nos mais diferentes momentos da vida bauruense, sempre produzindo um programa íntegro e revelando passagens interessantes sobre nossa Bauru. Sem os salamaleques desnecessários. Esse faz e acontece com qualidade. Saúde, considerado Tuba.

Duílio

Reynaldo Grillo disse...

Fala Henrique
Eu conheco o Tuba..Mas ele com certeza nao se lembra de mim.Eu na minha infancia morei perto dele ali na Aviador Gomes Ribeiro.Lembro que ele morava na Duque de Caxias perto da Araujo Leite junto com o pai dele o Tobias Ferreira da Auriverde(muito famoso na epoca)sua mae e mais duas irmas...Ate lembro ate que uma delas namorava o Mario Moraes que trabalhava na Auriverde.O Tubinha na epoca era mais conhecido do meu irmao..O Xexeu e tambem de um amigo nosso o Julio Cesar que morava ali na Araujo Leite perto da Aviador Gomes Ribeiro....Bem.. mais tarde eu fui para Sao Paulo e depois vim aqui para os Estados Unidos com a minha familia.Henrique como voce sabe eu nao esqueco as minhas raizes...Mesmo estando longe do Brasil e especialmente de Bauru eu procuro sempre me informar sobre o que passa com o meu querido Norusca e tambem com a minha querida Bauru.Quando eu comecei a assistir a TV Preve via online... Eu com muita surpresa um dia de sabado quando sintonizei ela pude assistir o Programa nota 10 que e apresentado pelo Tuba e pela esposa dele pela primeira vez e pude ve-lo depois de mais de 40 anos.Quando eu o vi pela ultima vez nos eramos garotos.A partir dai estava sempre ligado no seus programas pra matar saudades de Bauru.Ate que um dia lendo o jornal Bom dia Bauru fiquei sabendo que o Tuba tinha tido um AVC...Caramba!Que surpresa!...Sei que voce esta se recuperando ai na sua casa em Arealva...Gracas a Deus...Espero ve-lo em breve comandando o programa acompanhado da sua esposa pela TV Preve aos sabados de manha.Tudo bom pra voce e que Deus te proteja sempre e que ele te de muita forca pra que voce possa superar todos os obstaculos da vida.Sao os desejos aqui do seu amigo bauruense vivendo atualmente aqui em New Jersey.... nos Estados Unidos.Forte abraco meu camarada.
Reynaldo Grillo

Anônimo disse...

EU CONHECI TUBA FILHO E SUA FAMILIA PASEI ALGUNS NATAL EM SUA CASA EM BAURU CURTIMOS OS ANOS 80 TRABALHEI C TUBA NOS SHOM QUE FAZIAMOS ABRIMOS ATE UM FORRO NA EPOCA MEU AMIGO TUBA DE SEU AMIGO PAULO DE TARSO TOURAO LOGO VAMOS SE ENCONTRAR ABRACOS A SUS ESPOSA