terça-feira, 18 de agosto de 2009

CENA BAURUENSE (35)

ATUALIZANDO AS CONVERSAS E UM CONVITE
1. A foto mais ousada do Grafitando de ontem no SESC eu acabei não postando aqui junto ao Memória Oral, mas o faço hoje. O grafiteiro Luiz Gustavo reclamou sua ausência e ela sai agora, o trio em plena atuação no evento “Cultura da Rua”. Na foto, o reclamante, Férrez e Tatoo. Todos empunhando um spray, prontos para decorar o mural ao lado. Como verdadeiras armas em punho, alguma intervenção estaria sendo sugerida? A maior delas é a possibilidade de mostrar um caminho aos caminhantes que se propuserem a seguir aquela trilha. Ponto para eles.

2. No domingo pela manhã, Feira do Rolo, eu na barraca do Carioca num papo agradável com o Sílvio Durante, assessor do agora único vereador do PT na cidade (Batata é Secretário de Esportes, anunciado ontem, num ato que resvala no nepotismo, mas...), Roque Ferreira e membro da Esquerda Marxista. Esse circula muito e faz e acontece. Sílvio, além de ser antenadíssimo com a causa socialista, gosta de vinil velho (como eu) e sai à cata deles. Estava à procura de raridades do titio Raul Seixas. No lugar certo, não saiu de mãos abanando.

3. No sábado à noite quem fez anos foi o Grupo Elite, sambistas de primeira linha, um timaço composto por Sílvio (amigo de fé, trabalhamos juntos, ele na SEAR, eu na Cultura), Elias, Joãozinho, Mané Bambu, Anderson, Andrezão e os apoios Digão e Alan. Reuniram os amigos para a gravação de um DVD lá na Fusion, uma casa nova na Duque. Fui ouvir a boa música e reencontrei gente que gosto muito, dentre eles, o Vinagre, ex-secretário de Cultura (esse não foi sectário de Cultura), o Vagner Silvestre, do programa Interação Comunitária da UNESP FM (estava a tiracolo com uma linda angolana, que veio retribuir visita feita por ele à sua casa e seu país), Arquimedes, o bom baiano (faz um vatapá como poucos) e Ademir Elias, o craque da comunicação do atual governo municipal. Sai de lá com o pé redondo, como quase todos.

4. Amanhã, quarta, tem festa no Templo Bar para o lançamento do livro “Có!”, do chargista e cartunista bauruense Gustavo Duarte ( http://mangabastudios.blog.uol.com.br/). Pasquineiro de identificar todos os que desenhavam pelo traço, com certeza lá estarei para apreciar o que esse Có! tem a ver com o nosso Noroeste (o cara sentado no sofá tem flâmula do Norusca na parede) e as relações galináceas com Bauru. Ele mesmo faz um convite: “Aproveito para convidar a todos para o lançamento de Bauru. E com direito a uma pequena exposição, com 15 desenhos que retratam animais, personagens do universo dos quadrinhos e outros seres. Tanto o lançamento, quanto a abertura da exposição acontecerão no próximo dia 19 de agosto (quarta-feira), no Templo Bar, a partir das 21 horas. Autografarei e desenharei uma galinha ou porco em cada exemplar. Apareçam!”. O preço é convidativo, só R$ 10 reais. Gustavo saiu cedo de Bauru (ainda é um meninão, 32 anos), tem um traço dos mais refinados, desenha no mais famoso jornal esportivo brasileiro, o Lance e namora a minha amiga do Bom Dia, a Josi Vicentin, do Caderno Viva. Esteve no final de julho na ‘San Diego Comic-Com’, onde começou a distribuir a Có! De pé redondo eu não sei se saio de lá (quinta é dia de batente duro), mas o assunto e o local são mais do que propícios para depenarmos a tal da Có!, com toda pompa e respeito. É o que farei. Garfo e faca, o Fernandão do Templo tem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Henrique

Sobre o Có, você só errou numa coisa, o Gustavo não é de Bauru, mas viveu aqui uns 15 anos. Li no jornal de hoje. Sua família, os pais moram por aqui. Quer dizer, não é, mas é quase. Fala mais de Bauru do que muito bauruense. Nos vemos por lá.

Rose G.