sábado, 1 de agosto de 2009

CENA BAURUENSE (34)

ESCOLHI MEU EVENTO DENTRE TODOS DOS 113 ANOS DE BAURU
Percorri com a devida atenção todos os eventos que estarão ocorrendo pela comemoração aos 113 anos de Bauru. Dentre todos escolhi um, o meu preferido. Justamente um que retrata o trabalho profissional de um novo amigo, o Leandro GONÇALEZ, que não é daqui da terrinha, mas está mais do que integrado por aqui, tanto que produziu durante meses pinturas em guache e aquarela, culminando numa exposição com caricaturas de personalidades de nossa cidade, em homenagem ao aniversário da cidade. Elas estão expostas na Gibiteca, junto ao Teatro Municipal, de 31/07 a 15/08, das 10h00 às 17h30.

Estive com ele quando estava montando a exposição junto do Nilson (a minha caricatura que abre esse blog é dele), idealizador da Gibiteca local e hoje no comando da Biblioteca Municipal. Ambos entendidos nesse quesito, o do traço. Viajei com eles na montagem e nos papos criativos. Numa delas, algo sobre mim e o orgulho por contribuir com gente produzindo e fazendo arte. "Essa do homem do ratinho, vi a foto no seu blog, copiei e fiz a pintura", me disse Gonçalez. Falei dele aqui dias atrás, num texto publicado aqui em 16/07, quando juntos estivemos no SESC. "Gostaria muito de ir em muitos shows lá, mas como faço uma charge para o jornal de Ourinhos e os horários são idênticos, só fico livre quando eles estão quase no fim. Uma pena", me conta.

Gonçalez é dessas pessoas antenadas com tudo à sua volta. Produz de forma desinteressada e isso que apresenta nessa exposição é talvez uma espécie de homenagem a outro famoso chargista e caricaturista de Bauru, Aucione Torres Agostinho, que leva o nome da Gibiteca, já falecido, que possui um belo livro só com caricaturas de bauruenses. Aucione produziu tudo no traço grafitado, bico de pena e Gonçalez o fez em guache e aquarela. Viajei pelo que vi, tanto que fotografei umas tantas delas e com autorização do autor, publico aqui. Muitos amigos ali retratados, como Rosa Tolon, Perci, Roque, Vidal, Tuga, Norba, Marília Duka (filha do meu melhor amigo) e tantos outros

É claro que hoje, dia do aniversário, irei comer meu sanduíche Bauru na tenda armada no Vitória Régia. Passei por lá ontem à noite, dando meu fraterno abraço no maestro e comandante da Banda Municipal, que brilhantemente abriu a festa. A despedida no domingo também ficará sob sua responsabilidade. Reverencio também outra data comemorada hoje, os 50 Anos do Clube Arapongas, onde a festa ocorrerá na forma de um almoço na sede da rua presidente Kennedy. Tudo ao som das bolinhas de bocha e sinuca.

OBS final: Recebo nessa manhã uma dica do amigo paulistano Francisco Bonadio, fã número 1 de Tito Madi, em algo sobre o cantor, extraído do Youtube. Fui conferir e por lá tem até uma foto minha ao lado do Tito, em sua casa em Copacabana. Convido todos a ouvirem a bela voz do Tito, do alto dos seus 82 anos: http://www.youtube.com/watch?v=Qw60or13DIE

Um comentário:

Anônimo disse...

HENRIQUE:
Que caricatura é essa! Eu não sabia. Onde está, na Biblioteca? Quem é o artista plástico?
Rosa Tolon