domingo, 4 de outubro de 2009

BAURU POR AÍ (25)

TURNÊ DA TRUPE DE MARIZA BASSO PELA COLÔMBIA
Eu cá do meu canto, aqui no mafuá, torço muito por todos os meus amigos e considerados. Alguns deles estão viajando pelo mundo constantemente. MARIZA BASSO (http://www.marizabasso.com.br/) e o seu Teatro de Formas Animadas, circulou por vários estados brasileiros e depois países, com o espetáculo “O Circo dos Objetos” e agora, em outubro, estão se apresentando em diversas cidades na COLÔMBIA. Com direção geral do KIN JUNIOR e no elenco a própria Mariza e pela primeira vez viajando com a trupe pelo exterior, o EZEQUIEL ROSA. Um belo trio, um belo espetáculo (assisti no SESC Bauru) e a felicidade do reconhecimento de um belo trabalho, com a coragem, a garra e a marca da Mariza. A estréia do ator e agora bonequeiro Ezequiel Rosa, em substituição a Julio Hernandes que está com um projeto de TV em São Paulo, foi uma solução brilhante. Esses três juntos devem estar aprontando barbaridades nas terras do Gabo, o Gabriel Gárcia Marques, hoje, infelizmente ocupadas provisoriamente pelo presidente Uribe (um que tenta se reeleger pela terceira vez e esse, sem reclamações, protestos e golpes – ele é de direita, está explicado, não? Assim pode, viu!!!).

Vejam um pequeno resumo do espetáculo de 45 minutos: “Sons, cores e movimentos se fundem e, de repente, de um guarda chuva temos a lona. A alegria do Circo está no ar, nas formas e no ritmo dos mais variados objetos. Como num passe de mágica, escovas, baldes, vassouras, desentupidores de pia, tecidos e espanadores vão se transformando em personagens circenses, ganhando alma e encantando o público. Junta-se um balde e um snorkel e êi-lo: o apresentador. Um espanador e uma roldana revelam a alma da equilibrista na perigosíssima travessia de uma trena. De um penico e um tapete surge a alegria do circo: o palhaço. Cada objeto apaixonadamente manipulado - ora por duas, ora por quatro mãos - tem explorada sua multiplicidade. Juntos vão se transformando e estimulando o imaginário do público. Dos nós de um tecido nasce delicadamente o contorcionista. As luzes da lanterna conduzidas agilmente pelo manipulador, fazem o show do globo da morte! Respeitável público: Eis o Circo dos Objetos! Mais que um espetáculo, um ritual imprevisível que estimula a criatividade e homenageia o circo” (release passado pela direção do espetáculo).

Mariza, mesmo com aquela carinha de criança começou muito cedo e só em 2004, criou sua própria Cia. A partir daí não parou mais e foi crescendo e expandindo sua performance. Rodou o Brasil, já junto ao Kin foram para a Argentina (num frio danado de bom), depois Portugal e Espanha (voltaram cheios de histórias). Agora, na Colômbia e Caribe. Depois, talvez a Lua, Marte, Netuno e Plutão. O Sol ficará para uma outra etapa. Que curtam muito esse raro momento em suas vidas e do Kin, esse não escapou de um inusitado pedido saído aqui do mafuá:
- Kin, já que estarás na Colômbia, traga para mim um boné das FARC. Quero circular com ele por aqui, para assustar alguns incautos.
O bicho se assustou, me olhou com uma cara estranha, mas não pestanejou:
- Se for esse o boné, o dos guerrilheiros, fico preso no aeroporto!!! Peça-me algo mais difícil, o que você esta me pedindo, é tão simples que fico até sem graça. Mas vejo lá o que faço.
E mais não pedi e só nos falaremos quando retornar da turnê ou tiver que olvidar esforços para soltá-lo da cana dura, tudo por causa do meu pedido. Veremos... Acho que não cumpre a promessa.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá Henrique. A viagem está maravilhosa!!!! Aqui tudo bom!!! A rumba, o rum, as montanhas, a natureza. Passamos bons momentos no Caribe que é divino, terra de Morgan o Pirata. Emocionante. Aliás, a pirataria ainda é praticada no Caribe pelos narcotraficantes que sequestram navios para entregar encomendas. Lá eles falam espanhol, ingles e criolo, está muito perto da Jamaica e dos Estados Unidos. Conhecemos uma Ilha chamada Aquarius, com raias, caranguejos, lindos peixes, muito perto dos olhos. Ficamos num hotel a beira do mar, piscina e uma comida divina. Agora estamos em Bogotá. É linda a visao da Cordilheira dos Andes que começa na Argentina e termina aqui na Colombia e cerca Bogotá. A cada dia conhecemos lugares e pessoas muito especias.
Apresentamos em uma pequena cidade chamada Gachetá, que para chegarmos temos que subir uma montanha tao alta que beira as nuvens, lá participamos de um desfile com o prefeito da cidade e recebemos uma homenagem com uma pequena mostra de carnaval. Hoje apresentamos em uma cidade chamada Guasca. Dias 18, 19 e 20 nos apresentamos aqui em Bogotá, no Festival Manuelucho. Ficamos aqui até dia 21, depois partimos pro centro cafeteiro onde ficam os guerrilheiros. Seu regalo, a boina, creio que nao será possível levar, pois essa tal FARC tem derramado muito sangue nessa terras e qualquer que se meta com eles. Ui!!! Lo siento!!! Perdon. No puede ser um bocadillo, una gorra de Bogotá, o una boceta? Boceta aqui é onibus. Que tal?
Muitas aventuras em terras Colombianas.

Abraços da Mariza, do Kyn e do Ezequiel
Depois envio fotos!!!


Mariza Basso