sábado, 31 de outubro de 2009

RETRATOS DE BAURU (68)

RUBENS COLACINO, UM INQUIETO PROFESSOR
Rubens é daqueles professores preocupados com o mundo que o cerca e cheio de idéias para muitas questões a nos afligir. Vivenciei isso nos tempos lá na Secretaria de Cultura, quando o atendia regularmente, sempre com muitos papéis e a cada retorno, propostas novas e soluções, que segundo ele, ajudariam a resolver muitas das questões aflitivas de nossa cidade, do país e do mundo. Sempre querendo contribuir e colaborar. Sua especialidade é a Literatura, onde atua no Magistério, mas o que gosta mesmo, o grande envolvimento de sua vida são duas coisas, uma o Esperanto, que estuda com afinco e divulga da mesma forma, espalhando seus folhetos cidade afora. Outro motivo a lhe embalar a vida é o Espiritismo, religião onde atua e pratica ações sociais na periferia. Difícil cruzar com ele e não se ver envolvido com sua entusiasmada fala, sempre com alguma novidade e a entrega de folhetos variados de divulgação de algum novo projeto. E vive antenado com as ações sociais e atividades diversas. Na área educacional, atua na de Humanas, especificamente nas suas aulas de Português e de Letras, sempre atuando na Rede Pública. É dessas pessoas elétricas e com a bateria sempre carregada, com uma disposição de ferro, instigando os à sua volta para a ação.

4 comentários:

Anônimo disse...

Fui aluna dele no Cefam, lá da vila Falcão, que não existe mais. Excelente pessoa, muito atencioso com os alunos. E o que foi feito dos Cefams? Por que pararam com aquilo?

Rosa Maria

Rubens Colacino disse...

Com a troca de governo, o Projeto CEFAM - Centro de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério foi interrompido. Poderia ter sido aperfeiçoado, sim, e ampliado!
Realmente foi uma experiência excelente que preparou e formou grandes professores, educadores, coordenadores e diretores. Temos, hoje em Bauru, ALGUNS DOS MELHORES PROFISSIONAIS DO MERCADO E DO MUNDO.Bauru tem hoje as melhores escolas do interior do Est. de São Paulo e a melhora escola profissional do Brasil - SENAI local, a pimeira entre as melhores do mundo!
PS.: Somos professores de Ciências, Matemática e Biologia - e não de Literatura ou Português - muito embora nossa enorme admiração e uso constante de ambas, também!!!
Fraternal abraço em todos!!!
Prof. Rubens, Ms.

luiz carlos roselli cruz disse...

Sem dúvida excelente pessoa. Estudamos juntos no Colégio Morais Pacheco. Tenho muitas lembranças agradáveis daquele tempo. Te desejo muita felicidade.
abraço - luiz carlos roselli cruz

Anônimo disse...


Seu amor pelos livros e pelos estudos, com certeza ele passou
para nós, seus filhos.
Contudo,o pique e a rodinha nos pés, certamente é algo único,
inerente à sua pessoa! Essa característica, ninguém conseguiu herdar!
Descreveram perfeitamente o Rubão, meu pai...com um relato,
que transformou essa descrição em uma bonita homenagem!
PARABÉNS!

GIORDANA COLACINO

Assistente Social, Bacharel em Direito, Funcionária Pública e Fotógrafa
12/06/2018 - BAURU/SP