terça-feira, 6 de outubro de 2009

UMAS FRASES (41)

DOIS MOMENTOS DE CELEBRAÇÃO DA AMIZADE
“Não sei se a vida é curta ou longa demais para nós, mas sei que nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o coração das pessoas” - Cora Coralina

1. RICARDO BARREIRA, idealizador e mantenedor da idéia do UMBANDA FEST, um Festival anual para celebrar a Umbanda, atinge um novo patamar em sua vida. Depois do estrondoso sucesso do programa de rádio, VOZ DA UMBANDA, que tanto estardalhaço causou por aqui e nacionalmente, via Internet, na tarde de domingo, 04/10, assume um novo compromisso em sua vida, o de presidente da FEDERAÇÃO REINO DE OXALÁ. A festa da posse, muito concorrida foi no Buffet Mantovani e contou com lideranças municipais e estaduais da Umbanda. Valorizo o trabalho do batalhador Ricardo, amigo curtido dos tempos da atuação junto à Secretaria de Cultura. Diante de uma religião que ainda sofre muito preconceito, uma vez que algumas outras a escolheram como “bode expiatório” para solução dos seus problemas, as iniciativas de Ricardo e do seu grupo, servem para desmistificar e diminuir o tal do preconceito. Ricardo sabe que, mesmo materialista, respeito seu trabalho por algo que valorizo muito: ele faz o seu, não fica criticando outras religiões de forma gratuita e dessa forma, cresce a olhos vistos. Minha grande afinidade com a Umbanda é pela reverência a São Jorge, um santo de luta, de batalha, que não esmorece na batalha. Algo como a nossa labuta diária. Estive na festa e dei meu abraço pessoal no Ricardo e nos amigos lá encontrados, como Ademir Elias (mestre de cerimônia), Laércio Simões (tem festa Oloroke dia 24/10), Cláudia Pinto (TV Unesp), Silvio Selva (artesão do traço e do ferro), Cristina Romão (professora militante) e Vera Tamião (dirigente da Apeoesp). Fiquei ao lado deles e adorei o batuque da Kananga do Alemão (dizem que está prontinha para voltar – será verdade?). Amigos, amigos, negócios à parte. Sempre eles, e com eles.

“Podes ser somente uma pessoa para o mundo, mas para uma pessoa tu és o mundo” - Gabriel Garcia Marquez
2. O cartunista e designer gráfico LEANDRO GONÇALEZ nem bem terminou uma exposição na Gibiteca junto à Biblioteca Municipal (o retratei aqui num Retrato de Bauru em 09/08) e já está de volta num trabalho dos mais salutares. A exposição que se inicia hoje, 06/10 e se estende até o dia 23 é uma homenagem toda especial ao amigo, também cartunista, LUCIANO DE OLIVEIRA JORGE, falecido prematuramente. Ambos ourinhenses, vivenciaram um momento rico na história do traço naquela cidade. Gonçalez alçou vôo mundo afora e LU (como chamavam o Luciano), acabou ficando pelo caminho. O amigo que permanece entre nós, além da exposição, montou um blog (lucianodesenhistaradical@blogspot.com) só para relembrar o trabalho do que partiu, postando regularmente trabalhos deste para que não caia no esquecimento. A exposição é um pouco disso e muito mais. Tem de tudo, verdadeiros retalhos do trabalho esparso deixado espalhados por aí e que o amigo vai tentando aos poucos ir juntando. O brilho da exposição é a manifestação de uma amizade que não termina com a morte de um. Ela prossegue e pode se conferida nesses dias. Além do traço do Lu, Gonçalez pediu para vários cartunistas fazerem uma homenagem especial a ele e isso estará sendo mostrado lá em primeira mão. Passo por lá, primeiro para um abraço no guerreiro Gonçalez e depois para conferir pessoalmente mais essa demonstração explícita de como a amizade é algo que não acaba nunca.
OBS.: Você já sabe, para ver fotos e textos ampliados, clique em cima deles.

2 comentários:

Anônimo disse...

Não vivemos sem nossos amigos e amizades. Você nunca está sózinho e isso sempre é muito bom. Nenhum jornal ou rádio falou da exposição na Gibiteca. Só ti. Isso que é valorizar a ação de um amigo.

Cris

Anônimo disse...

Isso me lembra uma frase do argentino Jorge Luis Borges:

A amizade é mais gratificante porque dispensa a convivência, enquanto o amor é escravo e possessivo.

Paulo Lima