quinta-feira, 24 de junho de 2010

UMA CARTA (49)

O MEMORIALISTA, SUA OPINIÃO E UMA SUGESTÃO *
* Em 05/04/2010 oficializei junto ao Prefeito Municipal e ao Promotor do Meio Ambiente, algo sobre a destinação do rico acervo do memorialista Luciano Dias Pires (publicado aqui no mafuá na mesma data). Assunto polêmico, pois ele não aceita repassar o acervo, quer comercializar e isso emperra a situação, enquanto o mesmo se deteriora a olhos vistos, inclusive com seu próprio reconhecimento. Sei que a promotoria oficializou a Cultura municipal sobre o interesse em receber esse acervo, mas até a presente mais nada. Aproveito carta do memorialista na Tribuna do Leitor, "Os cara-de-pau e a Turma do Cotovelo" (http://www.jcnet.com.br/busca/busca_detalhe2010.php?codigo=185760 ), publicada em 22/06, engato no assunto por ele tratado e toco no tema polêmico (que era meu interesse). Que os novos ares culturais na cidade facilitem uma intermediação e que esse acervo, finalmente venha para local muito mais adequado. Novo toque está mais do que dado. Que venha a repercussão. Abaixo o texto de minha carta publicada hoje lá no JC:

O memorialista Luciano Dias Pires acertadamente atira contra aqueles que ficam a buscar cargos e salários sem merecimento, em carta publicada nesta Tribuna em 22/06. Presenciamos isso a todo instante, a saga de alguns diante dos holofotes, tudo para que o carguinho pinte na seqüência. Um verdadeiro teatro de horrores. Outra coisa a incomodar é a reação de alguns contra o número excessivo de candidatos de Bauru no próximo pleito. Existe até um movimento para que alguns renunciem. Mas quais deveriam fazê-lo? Quer dizer que existe uns mais importantões que outros? Algo também a ser repudiado, ou seja, os de sempre, representando uma casta, tentam se manter na disputa, fazendo com que outros abdiquem da mesma. Algo perigoso, pois não será assim que os votos serão canalizados para os privilegiados. E voto não deve ser feito dessa forma. Voto em quem acredito possa me representar, daqui ou de onde for. Continuar com essa balela que Bauru só será representada se o voto for dado para alguém daqui é botar um cabresto no eleitor. E assim como se repudia os que ficam gravitando em torno de cargos, cutuquemos os que incentivam a renúncia de uns, para favorecer grupos e interesses de uma minoria. Esses são tão perniciosos como os outros. Tudo espertalhão.

E aproveitando que o sempre reverenciado memorialista adentra a cancha, não existe melhor momento para voltar a discutir uma questão sempre levantada por ele, a do destino do seu rico acervo histórico, colocado de forma precária num sítio. Como ele mesmo sempre afirmou, lá não é o local adequado para armazenar acervo histórico. Assim sendo, com seus mais de 80 anos e com a chegada de duas pessoas dispostas a renovar os ares culturais no setor público municipal, a secretária Janira Bastos e a diretora Cleide Biancardi, talvez seja o momento de se voltar a contatar o setor para recepcionar, armazenar e catalogar tudo aquilo. Com uma transferência sem custos, todos unidos, demonstrariam o interesse pela destinação do rico acervo e de verdadeiro amor pela cidade de Bauru. E o nome do próprio memorialista poderia ser dado para esse novo espaço. Convido também o Jornal da Cidade para intermediar tal transferência, que certamente marcará para sempre a trajetória vitoriosa e cheia de realizações de Luciano Dias Pires.

2 comentários:

Anônimo disse...

Afinal, meu caro Henrique, voce está elogiando ou criticando o Luciano? Entendo que o seu acervo está se deteriorando lá no sítio do mesmo e algo precisa ser feito, urgente, para resgate do acervo. Só o poder público municipal teria espaço e condições de abrigar isso tudo. Não em venham com fundações particulares, essas coisas. O acervo é do município, fruto de doações para ele, de gente que acreditou estar fazendo isso em contribuição à cidade e isso não pode ser comercializado. Precisa ser doado para a cidade. Belo gesto humanitário ele teria se assim fizesse. Foi bom tocar neste assunto.

do leitor

Paulo Lima

Wander Florencio disse...

Henrique,

Espero que goste da homenagem:

http://botecodovalente.blogspot.com/2010/06/procura-se-um-bando-de-amigos.html

Wander