quarta-feira, 23 de junho de 2010

UMA CHARGE ESCOLHIDA A DEDO (28), UMA MÚSICA (62) e UM ANIVERSÁRIO

CINQUENTA ANOS HOJE, INSISTINDO NA JUVENTUDE, FAÇO O QUE POSSO
É meus amigos (as), o que lhes comunico não é coisa das mais alegres. Tem coisas que conseguimos contornar e outras não. Essa uma das incontornáveis. Completo 50 anos hoje, 23/06. O triste é que, além da brilhante careca, barriga proeminente, bolso mais do que furado, sonhos puídos, fico mais velho, cinqüentenário, data redonda, meio século de existência... A alegria é que continuo em exposição, feito sardinha de balcão. Agora mais comedido, pois tenho alguém a tomar conta desse velho e teimoso macanudo. Uma família e um filho maravilhosos e alguém a gostar de mim. Que mais posso querer?

Resisto bravamente e persisto ao meu modo. Dias atrás, mais precisamente no domingo último, envergando um traje todo vermelho, fui pedalar minha bicicleta num passeio promovido pela Polícia Florestal. Aos 50, não me preocupo mais com o traje, as etiquetas e adereços. Quero é rosetar e continuar fazendo e acontecendo. Isso me faz feliz e assim procedo. Parecia um peixe fora do aquário, mas lá estava e pasmem, cheguei ao fim dos três quilômetros sem estar ofegante e necessitar do auxílio de um balão de oxigênio. Recebi uma ilustração da boneca Barbie, supostamente aos 50 e na comparação, achei que saio ganhando (reprodução ao lado).

Recebo a seguir uma caricatura feita pelo amigo Gonçalez. Ela foi feita para esta data e ilustra esse post. Meu amigo foi generoso para comigo. Não carregou no queixo. Sou-lhe grato. Como grato sempre serei a todos que me toleram aqui nesse espaço. Aqui, algo escrito com a maior liberdade possível, onde falo de tudo, desde política, religião, futebol, sexo, drogas & rock n'roll, samba, amizades, algozes, etc. Brigas e discussões muito pouco e quando nem uma boa briga temos pela frente, deixo a pergunta: faremos o que então? A vida é um saco quando todos pensam e andam no mesmo trilho. Mijar fora do penico é salutar e necessário. Deixo o fato do dia registrado neste espaço. Consegui atingir o cinqüentenário, porém cheio de probleminhas de percurso como perseguições bancárias, corpo não correspondendo aos anseios internos, insatisfações e sonhos desfeitos, alguns concretizados e algo de muito bom, um amor novo, uma nova possibilidade de luz no fim do túnel. Como já perceberam, hoje, falo de tudo e não falo de nada. Divago e assim prossigo, é assim que sou, meu modo de ser e de estar. Renovados abracitos a todos e veremos até onde isso chegará.

Se puderem e tiverem saco, leiam a letra e ouçam esse sambinha lindo do Aldir Blanc e do Cristovão Bastos, “50 Anos”, que o Paulinho da Viola canta tão bem e que também retrata um pouco de mim (aqui http://www.youtube.com/watch?v=-qNfdRLPhA4, interpretada por Alê Antunes & Anderson Sérgio Protti (Pitú), no Show do Pitú com Samuel Gustinelli & convidados, Piracicaba SP):
"Eu vim aqui prestar contas/ De poucos acertos/ De erros sem fim/ Eu tropecei tanto as tontas/ Que acabei chegando no fundo de mim/ O filme da vida não quer despedida/ E me indica: ache a saída/ E pede socorro onde a lua/ Que encanta o alto do morro/ Que gane que nem cachorro/ Correndo atrás do momento que foi vivido/ Venha de onde vier/ Ninguém lembra porque quer/ Eu beijo na boca de hoje/ As lágrimas de outra mulher/ Cinquenta anos são bodas de sangue/ Casei com a inconstância e o prazer/ Perdôo a todos, não peço desculpas/ Foi isso que eu quis viver/ Acolho o futuro de braços abertos/ Citando Cartola:/ - Eu fiz o que pude/ Aos cinquenta anos/ Insisto na juventude".

Ainda da semana, as duas fotos inferiores, de dois vetustos senhores, em plena atividade, ambos Walters e aos 86 anos, primeiro W. Mortari, pedalando no passeio ciclístico e depois, W. de Oliveira, cantando num almoço festivo. Queria eu chegar com essa vitalidade nessa idade...

31 comentários:

Anônimo disse...

Boa Henrique!
Parabéns e que venha os próximos 50 anos!
Abraços!
ACPavanato - 4.7 (tô chegando!)

Anônimo disse...

Oi Henrique! Parabéns!!
Que a sua saúde, bom-humor e sabedoria só aumentem nos próximos 50 anos!
É bom conhecer e estar perto de gente que não adere ao lugar-comum!
Abração
Isa, Tom e W.Leite

Eraldo disse...

Olá, Henrique.

Congratulações pelos cinquenta anos. Muita saúde, paz e sucesso!

Abraços.

Anônimo disse...

Henriquíssima figura:
Parabéns!
Já passei pelo Rubicão dos 50 e posso lhe assegurar: a vida é muito melhor depois deles. Não esmoreça e nem solte as tiras. Este é só o primeiro cinquentenário. Vários virão.
Infelizemente não estarei em Bauru na data da festa. Mas quando for, marcaremos lauto almoço ou jantar para falar mal da vida alheia e colocar as conversas em dia.

Vi que vc colocou no blog a comovente história do Lanzelotti. Ele fez um importante levantamento etnográfico-artistico de populações indígenas e foi, nos anos 50/60 um dos pioneiros na luta pela nacionalização dos quadrinhos. Desconhecia os fatos que vc narrou.
Aliás, seu blog presta um importante serviço de recuperação não apenas da memória bauruense, como a de divulgação de gente boa de fora.
Vc já pensou em selecionar o material e editar the best of HPA em livro?
Abração,
Gilberto Maringoni

Anônimo disse...

O Dia de Hoje Henrique... Alegria, Alegria!


Fazemos dos nossos sonhos, desejos e vontades como crianças pequenas: quanto mais lhes cedemos, mais exigentes se tornam.
“O triste é que, além da brilhante careca, barriga proeminente, bolso furado, fico mais velho, cinquentenário, data redonda, meio século de existência... Essas coisas e a alegria será a festança”. (Henrique do Mafuá)
Comemorar, brindar mais um ano de existência é amadurecer um pouco mais e olhar a vida como um presente dos deuses.
É ser grato, reconhecido, forte, destemido.
É ser rima, é ser verso, é ver LUZ no universo; Sorrir novos motivos e chorar outros, porque, amar o próximo é dar mais amparo, estender a mão sempre e agradecer mais vezes as oportunidades que nos são oferecidas.
Hoje e sempre te desejo momentos especiais de renovação para sua alma e seu espírito, porque a LUZ do universo, na sua infinita sabedoria, deu à natureza, a capacidade de desabrochar a cada nova estação e a nós capacidade de recomeçar a cada dia a cada ano.
Desejo a você, uma vida cheia de amor, paz e de muitas e sinceras alegrias.
Fazer aniversário é olhar pra trás com gratidão e pra frente com fé!!! (Rosaura Gomes)
Enfim fazer aniversário é ter a chance de fazer novos amigos, ajudar mais pessoas, aprender e ensinar novas lições, vivenciar outras dores e suportar velhos problemas.
Parabéns a você nesse dia tão grandioso.


Kyn Junior e Mariza Basso

sivaldo disse...

E ai Henrique, parabéns, desejo que a felicidade que mora entre as quatro paredes da tua cabeça, sente-se à cabeceira do teu vôo rasante e sopre pela tua boca, todas as velas do teu bolo de aniversário, e no apagar das velinhas despertem os sonhos adormecidos...e sonhos são como deuses se não acreditamos deixam de existir...

abraço

Anônimo disse...

olá, amigo...
Estou em SP em tratamento..
Desejo a vc mtos 50 de vida...50 e mais 50...
Beijos
MADÊ CORRÊA

Anônimo disse...

henrique

o fôlego demonstrado no passeio de bicicleta é "pintinho" diante do seu fôlego de vida e da felicidade sem limites que temos compartilhado. sempre nadando a favor de uma maré - mesmo quando o mar está revolto - que é a das melhores que podem existir em todo o universo. qual seria esta? que ventos a trazem? (e sempre a trazem e nunca a levarão). a do ser humano - em todas as acepções que possamos imaginar (e mesmo as inimagináveis). incluem ética, sinceridade, autenticidade, respeito, carinho, amor, companheirismo, solidariedade... (ops! já estou sendo prolixa...). não preciso de mais palavras pra te dizer o quanto desejo toda a saúde, paz e alegria pra ti neste dia tão especial. neste ritmo, neste compasso, me resta a certeza de tantas outras décadas de hpa (continuamente tentando dar jeito no mafuá...). que você nunca continue o mesmo, mas sempre em movimento a cada momento. e que o seu dia de hoje, bem como todos os milhões de outros, sejam sempre plenos de realizações de sonhos, ideais, idéias, revoluções e ebulições constantes. um beijo com todo o meu coração da ana bia andrade

Anônimo disse...

Henrique Parabéns! 50 é pouco!
mande um beijo pra Ana Bia. (soube que ela me procurou pelo tel, mas é mais fácil por email)
abração,
paulo betti

jussara disse...

Que legal, dei a maior sorte! Te conheci uma semana antes de você completar meio século!!!! Legal, dei a sorte de poder te comprimentar por essa data tão importante! Eu nem te conheço direito, né? Mas você é uma figura tão legal que parece que já te conheço a mais tempo!!! Eu fico feliz por saber que existem figurinhas por ai, assim tão legal!!! Desejo a ti, muita paz & amor!!! O resto "Deus" te dá!!!!
Parabéns mocinho!! E continue sendo assim, essa figurinha que conheci a tão pouco tempo, mas que se vê que é muito querido por todos!
Feliz Niver! E obrigada de coração pela força que você me deu!!!
Espero um dia poder retribuir.
Beijos! Jú

Anônimo disse...

HPA, meu amigo!
Parabens pelos cinquentinha!
Muitas felicidades, saúde e sucesso!


Abs do Pedro e bjos da Fátima!

Pedro Pavanato
flickr.com/pedropavanato
pedropavanato.com.br

Unknown disse...

muita força muita lutra e muitos caminhos a cruzar, grande abraço Henricovski!!!

Filho disse...

Pai! Venho aqui lhe parabenizar por esse dia, e lembrá-lo de que você é muito especial para mim. Cinqüenta se passaram, e que muitos ainda venham, por que eu te quero sempre comigo.
Um grande abraço! Feliz aniversario!

Anônimo disse...

Henrique, meu querido amigo!
Parabéns pelos 50 anos vividos e que venha mais e mais com muita paz, energia, inspirações, alegrias e sucesso.
Torço e desejo tudo de melhor para vc. meu amigão!
Beijos,
Val V.

Anônimo disse...

Henrique, meu querido amigo!
Parabéns pelos 50 anos vividos e que venha mais e mais com muita paz, energia, inspirações, alegrias e sucesso.
Torço e desejo tudo de melhor para vc. meu amigão!
Beijos,
Val V.

Ma Vellozo disse...

PARABÉNS!
MANTENHA O HUMOR E O MESMO PIQUE!
NOS VEREMOS NO ZECA!
AH! TÔ FELIZ PELA CLEIDE JUNTO COM A JANIRA, CULTURA COM CARA DE CULTURA, SEM O RANÇO DA POLITILIXO, RSSS.
CLASSE ARTÍSTICA COMEMOREM!

Reynaldo Grillo disse...

Henrique..Meus parabens pelo seus cinquenta anos. Continue sempre metendo bronca. Muitas felicidades meu camarada.

Anônimo disse...

Amigo:

Tudo de maravilhoso..., espero que não somente pesem sua barriga, suas pálpebras, suas pernas e seus gestos e sim que comecem a pesar cada vez mais o grande sentido da vida,
Procure ser sempre assim , como voce um dia desejou para mim: autêntico, carismatico e real...
Tenha muita saúde a fim de que tu possas conseguir arredondar com mais dois zeros (100)...


Abrações... e muito carinho.

VALERIA - CLAUDIA E CLAUDIO.

Anônimo disse...

Henrique

Gostei da ilustração.
Abraçarei vc em outra oportunidade. Sábado , dia 26/06 iremos pra S Luis, no Maranhão. ´Parabéns.
Achei falta de vc e do Duka no meu niver, na semana passada.
Abraços
Vera Tamião

Anônimo disse...

Pois é, meu novo amigo. Pra mim você não é velho (e 50 anos nem é pra tanto), mas novíssimo. Assim devemos ser, pensar e agir. O que significa a cronologia monótona dos ponteiros do relógio, quando temos tantos momentos marcantes a batucar em nossa cabeça tic-tacs bem mais gostosos? O tempo é ambíguo, caro Henrique: nos cobra um pedágio muito caro, mas, por outro lado, nos fornece estradas melhor pavimentadas para o percurso, que espero ser bem longo... ou curto, tanto faz, já que a distância também é indeterminada, fugidia, enganosa. Esse danado do tempo me ensinou que não são as pernas que podem aproximar as pessoas, e que o que nos separa pode ser percorrido de qualquer maneira, independente de consideramos nosso trajeto longo ou curto.

Mas o que importa a medida unilateral do tempo e do espaço, quando são bifurcações infindas o que se apresentam aos nossos olhos? Procuremos fazer de cada bifurcação, qual forquilha, um novo estilingue (lembra disso?) onde lancemos, com toda energia, novos projéteis, projetos novos. Cavalguemos as pedras atiradas no espaço, como se montássemos um cavalo puro sangue chamado tempo. E nessa dupla, tempo-espaço, encontremos nossos momentos e nossos lugares, pois onde estamos e vivemos é exatamente onde confluem os grandes braços desses dois deuses, talvez tiranos – pois nos tira os anos, talvez benfazejos – pois nos faz bem os desejos.

Enfim, meu amigo cinquentão (tanto quanto eu), a vida é mesmo um turbilhão de sensações e sentimentos, sem desfazer da razão e dos pensamentos. Por um lado, penso no que significa o acréscimo de um ano à carroceria do meu caminhão; por outro, sinto as vibrações do motor que me move, sendo eu mesmo o condutor do veículo. Sei que os freios gastam, mas, oras, troco as pastilhas e sigo em frente. O que posso fazer, se quero continuar na estrada? Ou solto minha vida na “banguela” e a deixo desgovernada, ou engreno uma marcha e dou novo impulso quando chegar outra subida.

E assim navegamos. E já que tu gostas do Paulinho da Viola, veja essa, da música “Timoneiro”:


Vivo num redemoinho
Deus bem sabe o que ele faz
A onda que me carrega
Ela mesma é quem me traz

Vamos fazer o seguinte? Mergulhamos nesse redemoinho, surfamos suas ondas... e vejamos onde chegamos. Espero que seja numa praia bem legal!

Grande abraço, um pouco aumentado por um dia de atraso!

ZEQUINHA SAAB - AGUDOS

Leandro Gonçalez disse...

Parabéns é isso ai ...daqui cinquenta anos ja ta combinado outra festa lá no BRASUKA...HAHA...ABRAÇOS HENRIQUE VC TEM UMA IMPORTANCIA ENORME SOCIAL E CULTURAL EM BAURU QUE TODOS ARTISTA AGRADECEM....

Anônimo disse...

henrique
nao vou estar por ai , gostaria muito. parabens felicidade.
abraco;

www.flickr.com/joaoalcara
João Alcará - Fotógrafo de natureza

Anônimo disse...

Valeu Henrique,

Parabénsss!!!!
....saúde e dim-dim que é bom e a gente precisa nao é??
Nem todo mundo tem esse privilegio de "meio século" e rodeados de tantos amigos!!

Abraço forte!
Gilson Dias

Anônimo disse...

Aháá´!!! então você também é da classe de 1960?? pegou tempos bicudos na juventude... por isso somos assim... Eu também...
mas escapamos de ser torturados ou expatriados... éramos muito jovens ...
quase fui expulso da escola estadual, mas ficou tudo bem.
Meu caro amigo, cinquenta anos a gente comemora!!! o ano todo!! estou no ano do meu cinquentenário também! Comemore o ano todo!! é uma grande data!
Já não fazemos tanta besteira quanto na juventude!
Não fique triste, o que perdemos em "dureza" ganhamos em "duração" ... hehehe...
Vamos comemorar juntos... no final do ano estarei por aí para comemorarmos!!!!
Um grande abraço! e fique feliz!!!
Saúde e inteligência nem todo mundo tem!!!

grande abraço Henrique!!!!


João Nicodemos
www.poemasdonicodemos.blogspot.com/

Helena Aquino disse...

Puxa irmão não vi o blog no dia ...deixei parabéns somente no iogurte ... rs.... mas amei ver a homenagem dos seus amigos ... vc realmente é um gde cara; não é pq é meu irmão ñ, os seus amigos completam o que disse ....
Felicidades querido hoje e sempre ....
Beijosssss
Helena Aquino

Anônimo disse...

PARABÉNS, SAÚDE, PAZ E ALEGRIA !!!!!



Atc.,
Eduardo Lopes, um dos primos
White Martins - Bauru-SP
Centro de Operações Packaged

Cassio e Rejane disse...

Olá Henrique do Mafuá do HPA,
Um grande abraço pelo seu niver e que venham mais cinquentinhas pela frente...
Parabéns a você e um grande abraço de Cassio e Rejane direto aqui de Piracity.

em tempo: enviei esta mensagem a você no dia mesmo do niver mas parece que aconteceu alguma coisa que, pelo visto, ela não foi publicada mas aqui nossa lembrança novamente.

Anônimo disse...

Olá cinquenténario, parabens!

Estarei presente na sua vigorosa celebração, e na espera do proximo festejo (talves do Centenário)!

Abraços
João Braulio

Cezar Grandini disse...

Parabéns, felicidades e para testar o combinado.

duilioduka@gmail.com disse...

henrique, meu amigo!
vou aqui deixar meu recadinho também.
olha, o melhor presente para quem faz 50 anos, são os seus amigos, e o que eles dizem de você.
não tem prêmio maior que isto!
lembro-me do que você escreveu a meu respeito qando eu fiz os meus cinquenta e você publicou suas palavras no jornal pra me deixar mais envaidecido ainda.
saiba meu amigo, que você está e estará sempre no topo da pirâmide da amizade no meu coração.
amizade é assim:
amizade não se compra, não se vende, não se barganha, não está no balcão de negócios e não se acha na rua.
amizade se faz, se constrói...como se constrói um edifício...
e amigo é aquele que quando um diz: "vamos lá?" ele primeiro responde:"vamos" e depois pergunta "aonde?".
e nós somos assim, um para o outro, meu amigo!
por isso você é muito amado pelos seus amigos.
resumo aqui tudo o que seus amigos e familiares disseram e pensam sobre você nas primeiras palavras do nosso querido Beto Maringoni, quando diz: "Henriquíssima figura..."
isso é tudo, meu amigo, o resto fica pros outros cinquenta que você já começou a vivenciar.
te amo muito meu irmão/amigo/camarada de lutas, alegrias, tristezas e confidências mil!!!
duilio duka de souza

Anônimo disse...

henrique
nao vou estar por ai , gostaria muito. parabens felicidade.
abraco;

www.flickr.com/joaoalcara João Alcará - Fotografo de natureza