segunda-feira, 28 de junho de 2010

UM COMENTÁRIO QUALQUER (68)

COMO VEJO O FUTEBOL HOJE, A COPA E SEU FÁBIO, UM TORCEDOR A SER REVERENCIADO
Eu continuo gostando muito de futebol, mas confesso, ando com um pé mais do que atrás, não só com a nossa seleção na Copa, como no que acontece nos bastidores do esporte. Dizem que futebol e política não têm nada em comum e que misturo as duas coisas em minhas interpretações. Faço isso mesmo, pois uma coisa sempre está mais do que relacionada com a outra, mesmo que não queiramos perceber. Pra começo de conversa eu não pararico a FIFA, um antro de corrupção e negócios ilícitos. O que acontece por lá é um verdadeiro caso de polícia e assim deve ser tratado. E se isso acontece lá, resvala no relacionamento dos clubes no mundo inteiro. Isso desde aos hoje endividados clubes europeus, até os nossos eternos problemas, com os nativos sempre arrecadando muito menos gastam. E uma corja por trás dos bastidores. Salto da FIFA para o meu Noroeste, o time de minha aldeia. Ele conseguiria sobreviver hoje sem um Damião Garcia? Tá tudo assim, na mão de uns, que mamam nos clubes e os deixam cada vez mais à míngua. Isso por tudo quanto é lugar e nós, os torcedores, que gostamos da coisa (do futebol, viu!), somos obrigados a presenciar a coisa de boca fechada e reverenciar os ditos “salvadores” do futebol. Isso tudo reflete no campo de jogo, quer queiram ou não. O atleta de hoje é um merchandising puro, dos pés à cabeça, faz pose até quando sai de campo, sem a camisa, mostrando sua pele cheia de tatuagens. Pensa pouco em jogar bola, mais em como vai aparecer sua imagem na telinha, a vista por nós. Por tudo isso, torço cada vez mais com um pé atrás. Como posso aplaudir as falcatruas de um Ricardo Teixeira, de um Blatter e a da imposição da construção dos estádios para nossa Copa de 2014? É tudo uma máfia e deveriam estar presos, não atuando livremente.
O que me deixa em estado de êxtase no futebol é o amor demonstrado pelo povo nas ruas, o mais simples. Esses amam verdadeiramente o esporte (e o país) e demonstram isso em cada oportunidade. Fui assistir o segundo tempo do último jogo do Brasil ( o 0x0 contra Portugal) na praça Rui Barbosa e tirei fotos dos torcedores. Um deles me chamou a atenção e com suas fotos publicadas aqui, reverencio a todos. São do Sr Fábio Pedro Arão, um aposentado de 68 anos, negro retinto e que sai às ruas vestindo as cores da bandeira. Ele não comprou camisetas e adereços verdes-amarelos nas lojas e sim produziu sua própria roupa. Sua calça é verde e foi feita especialmente para a Copa, sua camisa é branca, a gravata é amarela e o sapato e chapéus são brancos. Dentre todos os que lá vi e fotografei, seu Fábio mereceu minha maior atenção, tanto que fiz questão de tirar uma foto ao seu lado. De gente assim eu me orgulho, bato palmas, paro para conversar e vibro. Esse é o lado apaixonante do futebol e da vida. Tô cada vez mais com o seu Fábio e cada vez menos com o que fizeram do nosso futebol, com essa merda de previsibilidade que emperra a arte e o atrevimento. Torço, mas sem o sorriso de antes. E dessa forma vou para o jogo de hoje contra o vizinho Chile. E viva seu Fábio!

4 comentários:

Anônimo disse...

Henrique

Muito bom seu comentário.
Parabéns pelos cinquenta. Cheguei aos meus dois anos atrás.
Escrevo após ver as gozações feitas pelos bobocas de sempre aos gol ilegal, em impedimento dos argentinos. Fazem um cavlo de batlha em cima do fato, como se nosso time não tivesse também feito um gol ilegal, o de mão, duas vezes seguida do Luis Fabiano, contra a Costa do Marfim.
Esses que insistem nas gozações tem uma memória muito curta.
Tô te lendo.

Daniel Carbone

Anônimo disse...

Henrique vce sabe como gosto de futebol,o futebol com garra e arte,como oq podemos ver com a Alemanha.Klose mesmo levando um baita encontrão do zagueiro não se jogou preferindo o penalti,mas se reequilibrou e fez um belíssimo gol,esses meninos jogam um futebol de se admirar,de encher os olhos,de dar gosto de sentar em frente a TV e acompanhar cada lance!!a Argentina tbém dá show,o gol do Carlito foi fantástico,q saudades!!enfim vejamos nosso time hoje,que possamos ver garra e arte,pq craques nós temos...e aos montes!o povo sempre está do lado da seleção e acreditando,esperemos que eles correspondam!vamos conferir!gde bjo!Marisa F.

Anônimo disse...

Seu Fábio e figura popular no centro da cidade. Ele atualmente anda com um exemplar do jornal Bom Dia no bolso, doa dia 11/06, onde parece uma foto dele dando um palpite sobre a seleção. Está ficando famoso, saiu lá e agora aqui.

Aurora

Reynaldo Grillo disse...

Valeu Henrique...Eu acho legal pra caramba a sua preocupacao em divulgar tudo quanto e relacionado com a nossa cidade...Por isso sou seu fan.Abracao meu camarada.