sexta-feira, 25 de junho de 2010

ALGO DA INTERNET (32)

“DIA SEM GLOBO” e “CALA BOCA, GALVÃO”
Minha caixa de e-mails está entupida de mensagens sobre os dois assuntos aí de cima. Nunca pessoas tão próximas e algumas inesperadas se manifestaram sobre isso. Depois da polêmica que envolveu o técnico da seleção brasileira Dunga e a Rede Globo no último domingo (20), usuários do Twitter resolveram se manifestar e fazer uma campanha para boicotar a emissora. Os internautas tentam uma mobilização para que a audiência da emissora caia, durante a transmissão do jogo entre Brasil e Portugal, válido pela terceira rodada da Copa do Mundo. A intenção dos organizadores é a de protestar contra a "manipulação" do canal. A campanha "Dia Sem Globo" sugere aos seguidores que vejam a partida pela Band ou pela ESPN.
A idéia do boicote surge após as expressões “Cala Boca Galvão” e "Cala Boca Tadeu Schmidt" alcançar o topo dos assuntos mais comentados na rede social, a primeira até com campanhas mundiais para “salvar o bichinho Galvão, em extinção” (sic) e por Schmidt ter lido uma declaração no "Fantástico" sobre o comportamento de Dunga ao falar com a imprensa, e em especial, ao repórter da TV Globo, Alex Escobar.

Segundo leio, Globo e CBF haviam acertado entrevista com três jogadores, que aconteceria depois do jogo do Brasil com a Costa do Marfim. Ao saber do acerto, Dunga teria vetado. Alex Escobar, interpelado pelo treinador, era o profissional que estava organizando tais entrevistas e, por isso, estaria da linha de frente do embate com o técnico. Falam até que a Fátima Bernardes comandou a operação pessoalmente. Tudo está sendo repassado de formas variadas via internet, com versões diferentes e algumas mais do que fantasiosas. Do negócio do Galvão, nada a acrescentar, pois é mais do que sabido que os rompantes do narrador são de encher o saco. Cansativos e ufanistas (só nesse período). Não gosto do seu estilo, mas minha TV, que não pega canais pagos, tem uma péssima imagem na Band e assim sendo, vejo pela Globo. Nas rádios atuais, nenhuma me sugestiona como dantes. A maioria transmite no estilo Galvão. Na questão do Dunga envolvendo a toda poderosa Globo, acho que o que fazem é pernicioso, tentam exclusividade em todos os quesitos. Dunga, que critico pela forma CONTUNDENTE por comandar o time sem rompantes de alegria, acerta se fez o que fez e da forma como está sendo divulgado. Em outro e-mails dizem que Caco Barcellos foi até os familiares de Dunga no sul do país tentando entrevistas, quando a decisão deste era que não dariam nenhuma durante a Copa. E não deram, magoando ainda mais a poderosa Globo. Não gosto de monopólios e da forma autoritária que são impostos, numa demonstração excessiva de poder econômico. Repudio isso. Meu protesto é se informar sobre a veracidade disso tudo e seguir combatendo os excessos e abusos. Que a CBF e a FIFA são reacionários, disso não tenho a menor dúvida (seriam enquadrados numa investigação do tipo da Ficha Limpa). E mais não escrevo, pois está quase na hora do jogo.

OBS.: Hoje gostaria de escrevinhar aqui sobre uma homenagem que me fizeram no Dia do Aniversário e o show do Zeca Baleiro, ontem no SESC. Falta tempo. Escrevinho amanhã.

5 comentários:

Anônimo disse...

No início da transmissão do jogo de hoje o quase extinto papagaio chamou a bola da Copa de Vuvuzela. Fiquei na dúvida se o mala andava chutando a "simpática" corneta ou assoprando a polêmica redonda. O fato é que ele está bem assessorado. Casagrande além de destilar seu repertório próprio de bobagens não contesta o chefe. Galvão em transmissão anterior elegeu Baresi, o zagueiro italiano que perdeu um dos pênaltis na final de 1994, "o melhor líbero que o mundo já viu jogar". Casão, um dos líderes da chamada "Democracia Corintiana" parece que concordou. Desculpa, mas vocês conhecem o Beckenbauer? O número dois da Globo, Cléber Machado decretou a eliminação da Itália ontem logo após o terceiro gol da Eslovênia. Minutos depois começou a suar frio com o segundo gol italiano. Os italianos atacando e o Cléber tremendo no fim da transmissão. Se o gol de empate da Itália saísse, o homem enfartava. No outro canal, Luciano do Valle vive trocando nomes de jogadores. Há quem diga que ele não enxerga quase nada mais. Que quem lhe mostra os nomes dos atletas é o "Rei do Rodízio" e autointitulado "craque" "Perneto", para quem deveriam dizer a velha frase "Elogio em boca própria é vitupério". Se já é difícil ver o time do Dunga jogar, mais difícil ainda é ouvir as transmissões. Por favor, alguém sabe onde anda o filho da puta do caminhoneiro que atravessou a estrada na frente do carro do Osmar Santos?

CEZAR AUGUSTO PERAZZI GRANDINI

Mafuá do HPA disse...

RECEBO DE UM QUERIDO AMIGO ESSE TEXTO REPRODUZIDO ABAIXO. NÃO CITO A FONTE, POIS NÃO TENHO SUA AUTORIZAÇÃO. SE ELE ACHAR POR BEM ACABARÁ POR SE IDENTIFICAR EM OUTRO COMENTÁRIO.


Oi pessoal
Como vocês devem saber, 11 famílias dominam os meios de comunicação no nosso país (e consequentemente as mentes e gostos de 180 milhões de brasileiros). Isso implica dizer que tudo que devemos saber ou não devemos saber passa pela ótica dessas poucas pessoas.
Converse com mais velhos ou faça um pequena busca na internet e constate o quanto os meios de comunicação interferem no Brasil. As mídias defendem ditadores, protegem corruptos, adiantam processos na nossa lentíssima justiça, colocam e retiram do poder presidentes da República, defendem um banqueiro sem-vergonha, etc.
É claro que, às vezes, esse poder falha: é sabido que a Globo teve que engolir o movimento das Diretas. É sabido que Globo, Folha, Estadão e Veja tiveram que engolir um presidente nordestino de 9 dedos, mesmo fazendo propaganda pra outro candidato. Enfim, vocês devem saber disso tudo e mais... agora, parece que há outro espinho atravessado na garganta Global: o técnico Dunga.
O vilão da vez, nosso técnico zangado, tem sido vítima da mais suja perseguição desde que assumiu.
Mas a rede brasileira de internautas não parece concordar isso. Vide os movimentos "Cala boca Galvão" e "Cala boca Tadeu Schmit" bombando no twitter.
Por que tudo isso? Por motivos econômicos, claro. Além dos jogos, a TV que transmite a copa precisa de matérias especiais em seus telejornais. Sem informações e brincadeiras nos quartos dos jogadores, a audiência continua a mesma... e na TV audiência é igual a dinheiro.
Mas o Dunga não precisa ser simpático. Deve "apenas" ganhar o mundial (Deus nos abençôe, rsrsrs).
Bem, aqui vai minha contribuição: estou sugerindo que você assista ao jogo da seleção por outro canal. Há outro canal na TV aberta, há transmissões em canais a cabo, internet, etc.
Façamos essa corrente de fé e brasilidade.

Helena Aquino disse...

Bravo Guto !!!!!!!!!!
Amei o seu relato ..... dei muitas risadas ... é bem meu afilhado mesmo .... rs...
Onde será que anda o caminhoneiro heim ????? ..rs...
Ainda bem que temos outras opções para assistir aos jogos ..... e sabe de uma coisa .... sou fã do Dunga... me perdoem .. como bom escorpiano, ele não tem intenção de agradar ninguém, segue seus instintos e intuições ... tomara que esses estejam certos ..rs...
Viva o Brasil .... o nosso Brasil sofrido ....

Helena Aquino

Anônimo disse...

Oi, Henrique, tudo azul?
O texto que enviei a você e a outros amigos era pra isso mesmo, pra mostrar que não existe unanimidade (e que ela cresce!).
É necessário mostrar que existem outras opiniões e outros olhares sobre o Brasil que não seja o olhar da Globo.
Outra coisa: na página do Observatório da Imprensa ontem havia uma análise sobre esse movimento "Dia Sem Globo". E o jornalista perguntou se o leitor sabia o que significava a palavra dunga.
A maioria de nós tem o anão atrapalhado do filme "Branca de Neve" na cabeça. Mas consta no Aurélio: dunga é homem bravo, valentão. Isso explica muita coisa...
Que outros Joões Saladanhas e Dungas comandem a seleção e outras instituições brasileiras!
Precisamos de gente bem intencionada e dedicada em fazer um bom-serviço.
Abração
W.Leite

Anônimo disse...

Henrique o brasileiro está mais pensante e crítico??parece q sim e isso é muito bom!!!qdo convivo com pessoas q consomem globo a semana toda desde se emocionar com as declarações da Ana Maria Braga sobre sei lá eu oq aconteceu com ela a ponto de colocar no youtube no horário de trabalho e ficar comentando,até a moda qa novela das 9 lançou,as "maravilhas" do fantástico,o BBB,e"oq o Dunga fez???mexer com a Globo??q louco,é um bronco mesmo!!" sem nem ao menos saber oq estava por trás,fico realmente feliz qdo surgem movimentos assim pra de algum modo esclarecer,divulgar e "botar a boca no trombone",chacoalhando o povo!é uma delicia puxar um comentário e trazer pra discussão certos assuntos,como esse caso do Dunga e a Globo,o nosso Presidente "burro" e sua possível sucessora "terrorista",bom né?quem sabe assim as pessoas começam a pensar mais e exercitar o raciocínio.e assim a gente vai trocando e divulgando o blog!gde bjo! Marisa F.