quarta-feira, 2 de junho de 2010

UM COMENTÁRIO QUALQUER (67)

INTERESSANTES QUESTIONAMENTOS POSTADOS COMO COMENTÁRIOS NO BLOG
Reproduzo aqui alguns comentários feitos recentemente no blog, cuja exposição maior possibilita uma discussão ampliada de cada tema levantado. Vamos a eles:

“O público do SESC em sua maioria, não vai lá pra ver show, vai pra ver e ser visto e ficar tomando cervejinha, vários artistas saem de lá putos da vida com a platéia, hoje tinha anúncio com Tom Zé no estadão, ele pelo visto nem se lembra do destrato que sofreu em Bauru, em 91 fui a um espetáculo dele na Oficina Cultural (bons tempos) pouquíssimo público, só de quem conhecia mesmo seu trabalho, pouco tempo depois David Byrne o "descobriu" e o show seguinte estava lotado de zé manés que iam pelo auê, não fui ao show dele por dois motivos: estava me recuperando de uma cirurgia e o público do SESC me enche o saco, conversam o tempo inteiro e ficam passeando atrás de um baseadinho ou uma cervinha (existem exceções que só confirmam a regra)... E o lance da cervejinha é real, segundo me contaram, tinha um monte de "entelequitoais" revoltados porque não tinha cerva...” – SILVIO SELVA, artista plástico e servidor municipal, postado em 31/05.

“SHOW DE BAURU: Realmente o que aconteceu no show de Bauru foi imperdoável. Eu agradeço a todos que me escreveram chamando a atenção para o erro que cometi. Há horas em que a cabeça da gente se perde completamente, mas nada justifica o abandono a que submeti vocês. Tanto no blog quanto no site de visitas recebi mensagens de pessoas justificadamente ofendidas. Em vista do acontecido eu me reuni com a banda e pedi conselhos a eles. Ficou combinado que, quando se perceber, apesar de toda a prevenção que de agora em diante terei quanto a mim mesmo... quando perceberem que alguma coisa pode me levar a uma atitude estúpida como aquela, nesse momento a banda, em conjunto, me instará a voltar ao bom senso e a dar atenção à maior parte do público que está lá para assistir e que não pode ser esquecida. Mais uma vez, peço desculpas a todos. TOM ZÉ”, encerrando o assunto, postado por W. LEITE em 31/05. No Youtube, reproduzo aqui as imagens do ocorrido com o grande Tom Zé. Cliquem e vejam o vídeo:
www.youtube.com/watch?v=_2dIzH4bI80

“Sou professor em escola de periferia e vou para a escola de ônibus. Creio que os vereadores de bauru (de A a Z) deveriam andar de ônibus e, principalmente nos horários de pico (manhã, hora do almoço e depois das 18h) nas linhas que ligam esses bairros periféricos. Falar de deus dentro da igreja é fácil. Quero ver falar de deus para quem não acredita nele.E é isso que eu creio que os vereadores (de A a Z) fazem. Já não tenho mais idade para ficar discutindo picuinhas... do tipo: quem é melhor? quem está com quem? quem fez o quê?). O que eu quero saber é qual o compromisso do vereador com a cidade; principalmente com a população mais necessitada desta cidade? Para mim, a forma como falam de FIDELIDADE, HONESTIDADE E JUSTIÇA é tudo balela! Aprendi com a filósofa Marilena Chauí que: " onde há necessidade, não há justiça". Então, esses vereadores (de A a Z) precisam sair de seus gabinetes ou daquelas sessões espúrias e sentir a necessidade do povo: nos pontos de ônibus,dentro dos ônibus, nos postos de saúde, hospitais, nas escolas, nas ruas esburacadas, nas árvores a serem podadas, pois ameaçam a segurança, nas ruas sem nada, nos bairros sem nada. Mas, a população também é responsável. A população precisa acordar. A população precisa saber que ela tem direito a ter direitos e...COBRAR desses que lá estão em seu nome! Com a sociedade civil consciente e organizada, precisaríamos mesmo de vereadores, de deputados, de senadores??? (caaaalma! perguntar não ofende!). E agora, com a palavra, os senhores vereadores”., professor DUÍLIO DUKA, postado em 30/05.
“O mundo virtual virou a proliferação dos covardes que se escondem nas sombras, poucos colocam mesmo a cara a bater”, MARCOS PAULO, militante comunista, postado em 27/05.
“Não suporto quem joga dos dois lados...”, GUTO GUEDES, poeta, criador do blog Caldeirão Poético, postado em 28/05.
“Me responda uma coisa senhor, o seu blog é imparcial?”, UM ANÔNIMO, postado em 30/05.

ALGO MAIS: Hoje é uma data das mais importantes dentro do calendário de efemérides comemoradas dia após dia. Trata-se do Dia Internacional das Prostitutas. Não, a data não tem nada a ver com a verdadeira prostiuição que transformou-se nosso cenário político e sim, com algo dos mais dignos, uma justa homenagem aquelas que vivem/sobrevivem da exploração do próprio corpo. A elas uma salva de palmas.

7 comentários:

Anônimo disse...

de ana bia andrade pra quem tiver maior interesse, segue informações:

Paris recebe Daspu para desfile comemorativo

Grife festeja o 2 de Junho, Dia Internacional da Prostituta

Rio,1/6/2010

Nesta quarta-feira 2 de Junho, Dia Internacional da Prostituta, a Daspu vai homenagear as mulheres da vida com um desfile no Hotel Paris, onde também fica a sede da grife e da ONG Davida, na boêmia Praça Tiradentes, Centro Histórico do Rio.

O desfile terá profissionais e amadores do sexo, mulheres e homens, que vão mostrar um mix de coleções da grife, lançando também a linha Daspu Futebol Clube, de camisetas para a Copa do Mundo e para os amantes do esporte bretão. Entre elas, a feminina “Eu jogo pelada” e a unissex “Mete pra dentro, Seleção”.

A noite começa com o vernissage do ensaio fotográfico Mulheres Maiores de 40, de Marco Terranova, que clicou prostitutas no Paris e em outros hotéis da Praça durante um ano. Algumas das mulheres fotografadas desfilarão pela Daspu, concluindo a apresentação ao lado das fotos de Terranova.

O desfile conta com o apoio do Centro de Integração Social Erni Garcia (CISEG), na Beleza, do Instituto Zuzu Angel, da Faculdade Estácio de Sá, na Produção de Moda, de Natalia Lorenzo, nos acessórios, e do próprio Hotel Paris. O ensaio fotográfico tem apoio de noPapiro.

O vernissage começa às 18, e o desfile está marcado para as 20h30.

A grife Daspu contribui para a batalha contra discriminação e estigma e pelos direitos das prostitutas e, portanto, de mulheres. A marca pertence à ONG Davida, que utiliza parte do recursos gerada pelo negócio social em projetos sociais e culturais, como prevenção de Aids, Bloco de Carnaval Prazeres Davida e o show Mulheres Seresteiras, de prostitutas que cantam e encantam.

Serviço
Vernissage: de 18h às 22h30
Desfile: 20h30
Acesso gratuito
Endereço: Davida-Hotel Paris - Avenida Passos 7C - Centro
Produtos Daspu à venda no local

Assessoria de imprensa
Flavio Lenz
(21) 3298-5850 e (21) 9911-7700
flavio@davida.org.br

Anônimo disse...

Henrique

O CARA ESTÁ NO BICO DO CORVO.

OREMOS PARA QUE TUDO SE CONSUME.

NOVOS TEMPOS E ARES CULTURAIS PARA BAURU.

VAMOS AGUARDAR AS PROVIDÊNCIAS.

K.

Anônimo disse...

Bauru não merece um Secretário da Cultura tão fraco, despreparado, desconectado da realidade e de quebra, arrogante, como temos.
Finalmente os que o cercam e convivem com essa discrepância tomaram uma atitude corajosa.
Espero que o Chefe do Executivo tome como exemplo o movimento dos servidores da SMC e demita sumariamente o “unanimidade da discórdia” do seu cargo.
Um grande estrago já foi feito durante o seu mandato e as perdas acumuladas para a SMC são de grande monta, porém tenho certeza que os bravos servidores da cultura com o apoio da sociedade, sob uma nova direção, revertam esse quadro.
Vamos todos olhar para frete e juntos torcer para que o prefeito faça uma escolha criteriosa para o cargo, pois o que aí está já nasceu “natimorto”.
Estamos esperançosos pela renovação!
Eng. Ricardo Bagnato
APFFB - Associação de Preservação Ferroviária e Ferromodelismo de Bauru / SP
CODEPAC - Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Cultural de Bauru
CMC - Conselho Municipal de Cultura de Bauru
AMB - Associação Amigos dos Museus de Bauru

duilioduka disse...

Henrique, meu amigo.
Ainda dentro desta visão política, reporto-me ao evento realizado na OAB-Bauru, a Audiência Pública sobre o famigerado TOQUE DE RECOLHER.
Interessante que o assunto parece não ser de interesse da maioria dos vereadores de Bauru que, provavelmente, tinham coisas mais "importantes" a fazer.
O curioso foi ver o ex-vereador Primo Mangialardo fazendo côro aos EXTERMINADORES DO FUTURO. Sim, um projeto deste é uma proposta de exterminação. Querem transformar os jovens em uma propriedade do Estado opressor, fazendo deles o que bem entenderem (chamam isto de "ACOLHER"). O bem da verdade é que essa classe rica podre e estúpida sente uma ameaça vinda dos jovens e quer se livrar deles, recolhendo-os do seu convívo. Aliás, a História está cheia de exemplos desse tipo: Em Esparta,na Grécia antiga, os Hilotas que eram os pobres e, portanto a maioria, eram considerados "Propriedade do Estado", ou seja Escravos Públicos que serviam para sustentar a Classe Dominante, os Espartíatas com seu trabalho ou nas guerras. Como os Hilotas eram muitos e constantemente se revoltavam por causa das suas condições de vida, a classe dominante espartana se sentia frequentemente ameaçada. Para evitar as revoltas e se prevenir das ameaças, os espartanos exerciam, anualmente matanças em massa de Hilotas nas aldeias.
Assim, também podemos comparar casos como o do Carandiru no início dos anos 1990 em São Paulo. Quem não se lembra? Celas superlotadas, ameaças constantes à segurança de uma Classe Dominante estúpica que só pensa nos seus interesses...
O remédio é entrar no Presídio e DIZIMAR uma boa parcela daquela população que aí diminui a ameaça, a pressão (disseram que foram 111. Será?).
Lembro-me também de quando o LULA foi cndidato a Governador de São Paulo em 1982. Ao sair de uma Boate de madrugada, se não me falha a memória, a "Hipopotamus", repórteres perguntaram-lhe se não tinha medo de a Classe Trabalhadora saber que ele estava ali. A resposta foi na lata: "quem tem que ter medo é a Classe dos ricos, porque o dia em que a Classe Trabalhadora puder frequentar esse lugar, quero ver para onde eles irão".
Os jovens são rebeldes por natureza e estão clamando por espaços iguais. Daí o remédio encontrado pelo o Comando da PM, pelo ex-vereador e outros que defendem os interesses e a segurança dessa Classe Dominante rica, preconceituosa e racista, só poderia ser o famigerado TOQUE DE RECOLHER (ou ACOLHER, como querem enganar).
Pelas manifestações, a maioria da população é contra.
É preciso estarmos atentos e fortes em número e em poder e esses políticos que nos aguardem, porque a luta organizada faz a lei.
Espero que o juiz Ubirajara Maitinguer tenha um bom juizo e senso de justiça!

Roque Ferreira disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Roque Ferreira disse...

Henrique, lí com atenção os comentários do Duka, sobre os vereadores de A a Z.
O Duka conheço há muitos anos. Sabe de onde vim, onde estou e para onde vou. Ando de ônibus, estou nas portas de fábricas, nos bairros mais vulnerabilizados,como vereador realizo o enfrentamento político e ideológico necessário com os representantes da burguesia dentro dos limites da ação parlamentar.
A cidade é muito ampla. O meu compromsso é com a classe trabalhadora da cidade e a juventude. E isso não é de agora. O mandato expressa toda uma longa trajetória de vida e de lutas. O meu compromisso é de classe.
De fato, onde há necessidade não há justiça, e isso é intrenseco ao sistema capitalista.Enquanto vivermos numa sociedade dividida em classes,onde existir a propriedade privada dos meios de produção, não haverá saída para a classe trabalhadora.
Sabe bem o Duka que as instituições deste estado estão a serviço deste estado, o estado burguês.Acredito firmemente no socialismo,e mais, como diria o velho MARX no Manifesto Comunista, somente o proletáriado organizado é que pode fazê-lo.
Na sociedade civil organizada estão os defensores do toque de recolher, dos que criminalizam os movimentos sociais, dos que defendem a pena de morte, etc. Sociedade civil é um conceito muito amplo, dentro de uma sociedade de classes.
Mas vamos em frente sempre,alimentados pela força da classe operária e dos trabalhadores, que lutam das mais divesas maneiras par por abaixo a sociedade de classes. Quem não acredita na classe.
Sobre a "sociedade organizada", me permito fazer uma cobrança: onde estavam quando a justiça de Bauru a serviço da CENTROVIAS me aplicou um interdito proibitório para não realizar manifestação contra a destruição da lagoa do Zoo?
SOBRE O TOQUE DE RECOLHER
Nosso mandato tem participado de todas as ações e não só em Bauru. Temos trabalhado muito na Comissão de Direitos Humanos, o que nos deu a condição de coletivamente organiza e propor o Plano Municipal de Direitos Humanos.
me caro Duka os vereadores de A a Z podem ser fainha do mesmo saco, mas o mandato "R" não do mesmo saco e tão pouco da mesma farinha.
Abraços Duka.

EM TEMPO: Não recebo mais as atualizações do blog em meu email.
roque800@gmail.com

Anônimo disse...

Com o passar dos anos e amadurecendo as idéias, podemos ver que no Brasil existem sacos e mais sacos chegando a conclusão que toda farinha é uma MERDA mesmo, e de A a Z mais cuidado ainda com saco que começa com E.

Não entro em nenhum saco aqui mais.

Marcos Paulo
Comunismo em Ação