quarta-feira, 16 de junho de 2010

UM LUGAR POR AÍ (02)

UM DISTRITO TURÍSTICO ENCRAVADO NA SERRA DA MANTIQUEIRA
"São Francisco Xavier pertence ao Município de São José dos Campos, SP, localizado na porção Leste do Estado de São Paulo, na região do Vale do Paraíba. Responde administrativamente à Prefeitura de São José dos Campos. Ocupando cerca de 30% da área do Município, o Distrito abriga a Sub-Prefeitura em sua sede urbana principal. (...) Situa-se na porção norte do Município de São José dos Campos, próximo a cidade de Monteiro Lobato, no limite entre os Estados de São Paulo e Minas Gerais, em região já consolidada do Turismo Serrano destes Estados (Campos do Jordão-SP e Monte Verde-MG) e do Circuito das Águas mineiras (São Lourenço, Caxambu, Cambuquira, Lambari, etc.). (...) A origem do povoado de São Francisco Xavier está ligada ao fato, da localidade ter sido passagem e pouso de tropeiros que vinham de Minas Gerais comercializar em São José. O Distrito foi criado oficialmente, através da Lei Estadual nº 59 de 16 de agosto de 1892 e devido ao seu relativo isolamento, passou por um longo período cuja sobrevivência dependeu exclusivamente da agropecuária. Situado ao norte do município, com 322 km² de área, São Francisco Xavier convive com uma paisagem natural privilegiada com fortes declives e grandes altitudes cuja culminância, é o Pico de Selado com 2.082 metros, onde se avista as cidades vizinhas compondo um relevo harmonioso de montanhas e vales. O Distrito de São Francisco é considerado uma área de Proteção Ambiental Federal, por fazer parte da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul. A nível de Município, o Distrito é amparado pela Lei nº 4212 de 24 de junho de 1992 que vincula o uso e ocupação do solo, ao bem estar da população e à preservação ambiental", em dados retirados do site: http://www.saofranciscoxavier.org.br/ .
Fui conhecer esse verdadeiro santuário encravado no meio das montanhas da Serra da Mantiqueira, há exatos 50 km de São José dos Campos, passando no caminho, pelo meio de outro belo lugar, a cidade de Monteiro Lobato. Por dois dias, circulei por um vilarejo muito bem cuidado, preparado para receber turistas. Um local muito bem cuidado, com sinalizações em todos os pontos vitais, ocorre uma fácil circulação de sua parte urbana e rural. A parte rural é primorosa, pois oriundo das montanhas, os pequenos riachos são todos pedregosos, com muitas corredeiras e circundados pela natureza. Ótimo refúgio para recarregar energias. Do local, muitas fotos e só uma coisa a destoar, são 485 km de ida e mais outro tanto de volta (saindo de Bauru), sem contar uma infinidade absurda de pedágios em todo o percurso. O caminho mais fácil é seguir até Brotas/Itirapina, depois siga até Campinas e percorra toda a rodovia D. Pedro II, de acesso até a via Dutra, de lá, siga até São José de Campos e siga as placas. Adentrando certo a cidade, a sinalização o levará até São Francisco Xavier.

E uma vez lá, faça como eu, circule muito, ande e curta momentos inebriantes. Um pequeno distrito de pouco mais de 2.000 habitantes, muito mais bonito que muitas de nossas cidades vizinhas, pois existe um cuidado todo especial no trato com a cidade. Gostei do que vi e faço questão de indicar.

NOTÍCIAS DA COPA 2: Ganhamos o primeiro jogo (2x1 na Coréia do Norte), com um futebol nada além do previsível pelo compenetrado Dunga. Do tipo, deu para o gasto. E assim caminharemos. Da transmissão, algo a ressaltar, em primeiro lugar, logo no início, Falcão ressalta ser "um jogo de um time profissional contra um amador, juvenil". Com o passar do tempo, engoliram em seco. Terá faltado profissionalismo? Em outro momento, disseram que o regime mais fechado do mundo não permitia nada e a seguir disseram que três jogadores deles jogam fora do país. Fiquei sem entender. Fui assistir o show do Paralamas do Sucesso ontem no Alameda e achei um tanto segregacionista a divisão com uma cerca no meio da imensa tenda. É a perfeita divisão existente no país, sem tirar nem por.

Um comentário:

Anônimo disse...

E VOCÊ ESPERAVA O QUE DO ALAMEDA, Ó AMADO GURU...????
O MAIOR SEGREGRACIONISMO NO BRASIL É OS QUE PODEM HUMILHAREM OS QUE NADA TEM, INSENSÍVEIS COMO NOSSA CRUEL ELITE.
DO TIME DO DUNGA NADA ESPERO, POIS NÃO ACREDITO EM TIPOS COMO ELE.
TORÇO PORQUE TENHO QUE TORCER.

MANUEL PEREIRA