quarta-feira, 9 de novembro de 2011

FRASES (83)

RETRATAÇÕES POR CAUSA DE TRAIÇOEIROS EQUIPAMENTOS LIGADOS ANTES DA HORA
Amanheço em estado de graça com a possibilidade (ainda não concretizada) da renúncia de Berlusconi na Itália. Entregará o país num estado lastimável, quase na beiradinha do abismo, mas tudo bem, será o fim político de um sultão dos nossos anos, um que tudo fez e quase nada lhe aconteceu. Um rufião da pior espécie. Ver as imagens na televisão ontem à noite, ele rascunhando num papel algo assim: "oito traidores" foi algo hilário e bem ao seu teatral estilo de governar. Quem não se lembra de sua frase em julho passado, numa conversa telefônica, referindo-se à chanceler alemã, Angela Merkel: "É uma bunda incomível". Nisso não disse mentira nenhuma, mas teve que se retratar, como de outra feita, para a revista Spectador, setembro de 2005, quando perguntado se considerava o ditador italiano Mussolini benigno saiu-se com essa: "Mussolini nunca matou qualquer pessoa. Mussolini enviou pessoas de férias para o confinamento". Numa das últimas, que muitos italianos esperam que cumpra, julho passado, referindo-se ao seu país, após ser contrariado em votações no Parlamento: "Vou embora desse país de merda". Esse é daqueles que já vai tarde.

Mas escrevo isso tudo, pois foi inevitável lembrar dele numa hilária passagem ocorrida nessa semana, quando dois presidentes de países, o dos Estados Unidos, Barack Obama e o da França, Nicolas Sarkozy, foram flagrados num diálogo antes de começar uma rodada de negociação do "G20 France 2011", microfones ligados antes do tempo e jornalistas na sua frente tomando conhecimento de duas frases lapidares. "Não o suporto mais. É um mentiroso", disse o francês ao americano, sobre a ataução do primeiro ministro israelense, Benjamin Netanyahu e obteve como imediata resposta: "Voce está cheio dele, mas sou eu que tenho que lidar com ele todos os dias". Era uma reclamação do francês ainda sobre o reconhecimento da Palestina.

Esse negócio de microfone e câmeras ligadas antes do tempo podem se revelar perigosos para governantes e políticos variados. Aqui no Brasil todos devem se recordar do ex-ministro Ricupero na saia justa homérica e virando "must" no youtube. E como meu tempo anda curto hoje, adoraria fazer um exercício de imaginação, prevendo diálogos entre algumas figuras da vida política bauruense, principalmente aquelas da nossa Câmara Municipal, quando fuxicam entre si lá na frente, diante de uma turba de gente a protestar contra seus atos. Mas deixo isso para outra oportunidade, que não me faltará... Preciso trabalhar.

Nenhum comentário: